As inovações em armazenagem e logística não param de surgir, facilitando os processos e oferecendo melhorias na gestão e nas tarefas a serem cumpridas.
Tendo por base os lançamentos realizados para a consolidação e crescimento mundial da indústria 4.0, surge a tecnologia 4.0, ou seja, ferramentas que possibilitam aos empreendimentos:
- relação entre o ser humano e as máquinas,
- operações eficientes baseadas na informação,
- processos ágeis e com qualidade,
- diminuição de custos,
- redução dos desperdícios.
As mudanças que todo o mundo sofreu nos últimos anos, tanto em respeito à evolução tecnológica quanto às mudanças comportamentais, obrigaram as empresas a buscarem por alternativas que viessem a atender a uma nova demanda.
O que já era uma tendência, transformou-se em uma realidade a partir da pandemia do coronavírus, onde o armazenamento, controles e rapidez nas tarefas tornaram-se fatores decisivos na escolha de fornecedores.
Estamos falando do avanço dos negócios digitais e da forma em que o consumidor passou a adquirir os produtos. As estatísticas demonstram que o tratamento dos pedidos que eram feitos no formato “atacado” passou a ser individualizado, ou seja, muito mais trabalho e uma expectativa muito maior por parte do cliente.
Segundo um estudo realizado pela Canuma Capital, os negócios em 2021 no Brasil, realizados através do e-commerce, atingiram um volume de faturamento de R$ 260 bilhões, enquanto os shoppings centers conviveram com uma queda que apresentou uma receita de R$ 175 bilhões.
Os números demonstram uma mudança comportamental dos consumidores, afetando diretamente a logística empresarial, daí então a necessidade de investimentos em inovação e tecnologia.
Neste post, apresentaremos 4 inovações em armazenagem que vieram para ficar. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Quais os impactos da tecnologia 4.0 na armazenagem?
A tecnologia 4.0 e suas soluções impactam diretamente a armazenagem e a área de logística das empresas.
O objetivo na adoção dessas inovações dizem respeito a:
- personalização e customização de produtos e serviços,
- rastreabilidade e manutenção preditiva,
- gerenciamento de processos de forma remota,
- automação dos armazéns,
- intercomunicação entre as soluções tecnológicas.
Com o aumento substancial na movimentação de produtos e uma constante pressão para que os tempos de atendimento sejam reduzidos, as tecnologias vieram para acelerar tarefas, garantindo qualidade e controles efetivos sobre todos os processos logísticos.
Investir nas inovações em armazenagem tem sido fundamental para as empresas que desejam modernizar suas operações e atender com diferencial o seu público.
Conheça as inovações em armazenagem
Dentre as soluções que já fazem parte da realidade da logística ou estão sendo avaliadas pelas empresas em todo o mundo, 4 delas merecem destaque, tais como:
Radiofrequência
A radiofrequência, apesar de ter surgido na Segunda Guerra Mundial, é uma tecnologia que se aprimorou e hoje, através da solução de etiquetas RFID, facilita ações nos armazéns, como:
- realização de inventários,
- identificação rápida e precisa dos produtos estocados,
- rastreamento de cargas.
Essa tecnologia possibilita que etiquetas sejam lidas à distância, ou seja, sem a necessidade de aproximação de equipamentos com os produtos.
A próxima fase consiste em permitir a leitura e atualizações nos sistemas de forma automática sem a necessidade dos tradicionais leitores, ou seja, as cargas são lidas de forma automática por equipamentos sofisticados que conseguem captar e processar dados de grandes quantidades de materiais ao mesmo tempo.
WMS
O WMS, do inglês Warehouse Management System, ou seja, Sistema de Gerenciamento de Armazém, é outro velho conhecido da logística.
Porém, a disponibilidade de equipamentos e soluções vindas da Indústria 4.0 permitiram que essa aplicação pudesse se tornar um grande aliado do segmento.
As seguintes tecnologias cada vez mais são utilizadas nos armazéns:
- código de barras,
- redes locais sem fio,
- RFID,
- dispositivos móveis,
- identificação automática,
- captura de dados, etc.
A integração e combinação dessas soluções possibilitam a instantaneidade das comunicações e tomadas de decisões assertivas, baseadas em informações confiáveis e verdadeiras.
Impressora 3D
A Impressora 3D já é uma das mais promissoras novidades do atual estágio tecnológico do planeta.
A partir de um programa de computador e de um comando de impressão, um objeto pode ser montado (impresso) utilizando materiais, como:
- plástico,
- metal,
- borracha,
- açúcar,
- papel,
- areia, etc.
Imagine que os próximos passos dessa tecnologia dizem respeito a não precisar mais enviar mercadorias para outras cidades, pois, a partir de um software e da impressora 3D, esse produto poderá ser impresso no local de destino.
Drones
Por fim, chegamos aos drones, outra tecnologia inimaginável além dos filmes de ficção científica e que já é realidade em todo o mundo.
Dando os primeiros passos na área logística, não é difícil imaginar que em breve esses veículos estarão fazendo entregas sem enfrentar as dificuldades do trânsito e colaborando efetivamente para agilizar as expectativas de tempo dos consumidores.
Temos ainda alguns desafios a serem vencidos, pois é preciso combinar segurança, agilidade e regras de uso que precisam ser transformadas em leis para que a operação se torne uma prática comum nos céus do Brasil e do mundo.
A tecnologia já existe e está disponível, porém, é preciso muito estudo e a criação de uma nova realidade: a organização do tráfego aéreo de drones em nossas cidades.
Como se observa, um novo mundo se desenha quando o assunto é logística, oportunizando novas profissões e grandes mudanças para um futuro que está “batendo em nossas portas”.
Não há como desconsiderar as inovações em armazenagem e logística, portanto, o melhor a ser feito é buscar pela modernização dos processos e seguir as tendências disponíveis no mercado, evitando um “choque” traumático no momento em que as novas realidades estiverem sendo implantadas em sua empresa.
Agora que você sabe mais sobre o que vem por aí, continue conosco e leia nosso post que apresenta os tipos de armazém e sua finalidade!