Estocar aço e ferro exige providências e cuidados especiais, afinal, são materiais normalmente pesados e, em muitos casos, possuem tamanhos diferenciados.
Apesar disso, são também passíveis de problemas, pois podem enferrujar ou danificar em função de um armazenamento inadequado.
O aço é uma liga metálica produzida a partir do ferro e do carbono.
De acordo com dados históricos, o aço é produzido desde o ano de 2.000 a.C, tendo sua origem na Ásia Menor, região que atualmente faz parte da Turquia.
De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil exportou, no ano de 2022, mais de US$ 1,5 bilhão de produtos que tenham alguma relação com o aço.
Isso representa uma logística que envolveu 708 milhões de toneladas de produtos que possuem em sua composição alguma estrutura de aço.
Como se observa, o aço e ferro são efetivamente grandes aliados para a balança comercial brasileira e, quando incluímos os negócios realizados no mercado interno, esses números são ainda muito superiores.
De acordo com o Portal TS, as estimativas de produção do aço para o ano de 2023 no Brasil devem alcançar um volume de 35,3 milhões de toneladas.
Diante de todos esses números, é importante que a atenção para esses produtos sejam priorizadas, quando é fundamental a utilização de estruturas adequadas para esse volume de estocagem.
Para conhecer mais detalhes a esse respeito, continue lendo nosso post e confira!
Quesitos necessários na estocagem de aço e ferro
Quando a estocagem de aço e ferro é abordada, imaginam-se imediatamente produtos de porte e pesados.
Para isso, como já mencionado, é preciso disponibilizar nos depósitos ferramentas adequadas para que problemas não ocorram.
A estrutura cantilever é, sem dúvida, a melhor opção para a estocagem desses materiais, quando atende com precisão três quesitos básicos necessários. São eles:
Manter o estoque organizado
O primeiro ponto a ser observado diz respeito à organização do estoque, ou seja, implantar uma solução de armazenagem que possibilite a separação dos diversos produtos.
A estrutura cantilever é a ideal para a conquista desse objetivo, pois pode ser montada a partir das necessidades de cada demanda, o que significa que pode ser modificada na medida das mudanças que possam ocorrer.
Evitar contato com alterações climáticas
Um dos grandes erros na estocagem do aço e ferro é deixá-los empilhados em algum canto do depósito ou até mesmo na área externa da edificação.
Os problemas com essa atitude são os seguintes:
- absorção da umidade do ar em ambientes abertos,
- absorção da umidade do solo, quando o produto é estocado no chão,
- a partir dessas situações, ocorre a corrosão dos materiais.
O resultado dessa situação envolve prejuízos financeiros, operacionais e insatisfação dos clientes.
Otimização de espaço
Por fim, o terceiro quesito a ser avaliado diz respeito a otimização de espaço, ou seja, o ótimo aproveitamento que uma estrutura cantilever oferece com relação a esse assunto.
É preciso que exista espaço para as manobras que envolvem a carga e descarga de materiais e, mais do que isso, facilidades para a movimentação desses materiais tanto no processo de entrada quanto na preparação para o atendimento aos pedidos.
Por que as estruturas cantilever são ideais na indústria de aço e ferro?
As estruturas cantilever são as ideais para o armazenamento de produtos de aço e ferro, porque atendem a duas situações que precisam ser priorizadas na área logística com relação a esse assunto:
Otimização de espaço e estrutura adaptável
A estrutura cantilever, como já apresentado anteriormente, é perfeitamente adaptável, o que significa dizer que pode ser modificada de acordo com as necessidades dos negócios.
Substituindo as tradicionais prateleiras, o cantilever permite um aproveitamento total dos espaços, pois além de extremamente resistente, é composto por colunas centrais, base fixa e braços em balanço para o suporte das cargas.
Pode ser instalado em qualquer local do depósito, o que possibilita a otimização dos espaços e a redução dos custos de armazenamento.
Suporta cargas pesadas e de grande comprimento
Desenvolvido com material de extrema qualidade, o cantilever suporta cargas pesadas e materiais que possuam grandes dimensões, como, por exemplo:
- barras,
- tubos,
- chapas, etc.
Essa solução também possibilita que as entradas e saídas dos produtos possam ocorrer por apenas um lado ou, nos casos onde a movimentação é constante, pode-se instalá-lo formando dois corredores.
Essa situação possibilita que as entradas ocorram por um dos lados da estrutura, enquanto as saídas são realizadas do outro.
Isso significa rapidez, eficiência e praticidade operacional.
Como se observa, a estocagem de aço e ferro precisam de uma atenção redobrada, pois se estocados indevidamente ou em estruturas inadequadas, podem complicar a operação logística e, pior do que isso, ocorrem perdas de materiais em função da corrosão e outros danos nas peças.
Porém, é preciso que para a implantação dessa solução uma análise seja realizada por especialistas que podem especificar corretamente a melhor opção a ser adotada pela empresa, em concordância com:
- seus objetivos,
- materiais a serem estocados,
- metodologia logística utilizada.
Para isso, vale a pena conhecer a Fabrimetal, uma indústria especializada no assunto que possui uma equipe de engenheiros e técnicos a disposição de seus clientes para receber informações, analisá-las e projetar a melhor solução para cada situação.
A empresa atua nesse segmento desde o ano de 2001 e atende a clientes de todo o Brasil, quando além de disponibilizar uma personalização para cada projeto, trabalha apenas com materiais de qualidade que suportam as necessidades e exigências de quem precisa de soluções que correspondam às suas realidades.
Agora que você sabe mais a respeito da estocagem de aço e ferro e do porquê é preciso contar com a solução de estrutura cantilever, acesse nosso site, conheça nossa estrutura e fique a vontade para apresentar as demandas da sua empresa! Estamos prontos para oferecer o que existe de melhor quando o assunto é armazenamento!