O processo de armazenar produtos acabados exige alguns cuidados por parte da empresa. Mesmo que as pessoas tenham a ideia de que basta apenas colocar nas prateleiras ou nos paletes, no armazém, o processo de armazenagem exige alguns procedimentos para contribuir com o processo logístico.
Nesse processo é necessário considerar determinados fatores que estamos enumerando a seguir. Assim, será possível fazer com que os produtos acabados estejam condicionados da melhor forma possível:
1. Organizar corretamente a entrada e saída de produtos
Para armazenar produtos acabados é importante implantar um controle correto de entrada e saída de todos os itens. Para isso, é preciso contar com um sistema de gerenciamento de estoque que permita fazer o controle automaticamente.
No caso de empresas de menor porte, o controle de entradas e saídas pode ser feito através de planilhas eletrônicas. Embora seja um processo mais lento, é preciso informar todos os dados relativos a cada item, como, por exemplo, a quantidade de produtos, a data de entrada no armazém e o endereçamento do local onde cada produto será armazenado.
Na saída dos produtos também deve ser feito o registro, dando baixa na quantidade e informando a data de saída.
2. Manter os produtos em embalagens adequadas
Para armazenar produtos acabados é necessário utilizar embalagens adequadas. Nos processos logísticos, de forma geral, os produtos são manuseados muitas vezes, tanto no armazém quando na distribuição e no transporte.
Alguns produtos exigem embalagens primárias e secundárias. As primárias servem para embalar cada produto. Já as secundárias reúnem determinada quantidade das embalagens primárias.
Com a utilização de embalagens adequadas, garante-se a integridade de cada produto, evitando qualquer avaria durante a movimentação. Além disso, as embalagens também ajudam na identificação e separação. Isso faz com que as atividades do armazém sejam otimizadas.
Atualmente, uma forma bastante comum na maior parte dos armazéns é a paletização. Ela facilita a movimentação dos produtos em maiores quantidades, ao mesmo tempo em que gera mais velocidade nas operações.
3. Os produtos devem ser armazenados corretamente
No interior de um armazém é importante haver a preocupação com a agilidade nas operações, principalmente em épocas de maior movimentação. Para garantir essa agilidade, é preciso armazenar produtos acabados nos locais que possibilitem facilitar sua localização.
Geralmente a administração de um armazém é feita através da classificação pela curva ABC:
- Considerando os produtos com maior giro, ou A, que devem ficar mais próximos da recepção e expedição, garantindo maior rapidez;
- Os produtos de giro médio, ou B, que devem ficar em posição intermediária;
- E aqueles de menor giro, ou C, que podem ser depositados mais ao fundo do armazém, já que não serão movimentados com maior frequência.
4. Manter uma infraestrutura adequada no armazém
O local para armazenar produtos acabados deve conter toda a estrutura necessária para tornar o fluxo operacional mais eficiente. Alguns aspectos são importantes para essa infraestrutura:
- O local deve ter um pé-direito alto, principalmente para permitir instalar a estrutura porta paletes e instalar mezaninos se houver necessidade;
- O piso deve ser resistente para suportar o peso dos produtos;
- A iluminação deve ser adequada ao ambiente, devendo ser instaladas lâmpadas mais econômicas;
- O armazém deve contar com monitoramento e controles de segurança para prevenção de furtos e roubos;
- O armazém precisa manter um sistema de detecção de incêndios;
- As docas devem ser cobertas e com plataformas niveladoras para carga e descarga.
5. Manter um layout adequado para armazenar produtos acabados
O layout do local para armazenar produtos acabados deve ser planejado de forma a tornar mais eficiente as operações do dia a dia. Para isso, é preciso considerar, principalmente, a movimentação de equipamentos e de operadores e o fluxo de operações.
O armazém deve ter um layout que possibilite a utilização do máximo de espaço disponível, mantendo organização e flexibilidade, com sinalização nas prateleiras e nos corredores, definindo corretamente os locais das operações.
6. Manter a organização do espaço físico do armazém
Os fatores essenciais para garantir a organização do local para armazenar produtos acabados são básicos: organização, limpeza e arrumação. Dessa forma, é possível prevenir acidentes, garantindo a integridade dos produtos e dos operadores.
Assim, deve-se ter cuidado para não deixar produtos ou embalagens no piso, evitando a movimentação de empilhadeiras, e manter os locais de circulação livres de tudo o que não esteja sendo utilizado.
Itens não necessários devem ser colocados em locais delimitados ou descartados, realizando a limpeza com a frequência necessária para evitar produtos empoeirados.
7. Compartilhar a gestão do estoque com parceiros
Ao armazenar produtos acabados é possível compartilhar com parceiros do sistema logístico sua gestão, oferecendo acesso às transportadoras para que se possa garantir a quantidade necessária e, assim, dando prosseguimento à produção com mais agilidade.
8. Manter o controle dos produtos acabados
O gerenciamento das entradas e saídas, como vimos no item 1, irá permitir manter o controle ao armazenar produtos acabados, destacando que o estoque físico, ou seja, a quantidade real, deve ser sempre igual ao estoque da contabilidade.
Mantendo o controle de produtos acabados, o gestor poderá garantir a quantidade de matérias-primas ou insumos, tendo sempre o estoque mínimo de segurança, principalmente em produtos de maior giro.
Havendo produtos com data de validade é necessário implantar o sistema mais utilizado para esse tipo de produto, o FIFO, em que o primeiro produto a entrar é o primeiro a sair.
9. Fazer inventários periódicos
Para garantir que o estoque físico sempre esteja conforme o estoque contábil, o inventário deve ser feito periodicamente, assegurando que todos os produtos estejam disponíveis para entrega.
Havendo qualquer tipo de problema, é possível antecipar as medidas a serem tomadas para evitar a falta de determinado produto ou sua perda de validade.
10. Aplicando a tecnologia ao armazenar produtos acabados
Existe tecnologia disponível para armazenar produtos acabados, garantindo um sistema de gerenciamento mais eficiente para a empresa. Além de sistemas já prontos, disponibilizados na internet, é possível contar com programadores para desenvolver softwares específicos, dependendo das necessidades da empresa.
Um bom sistema de gerenciamento possibilita emitir relatórios confiáveis e mais rápidos e reduzir erros de lançamento, dando mais agilidade às operações.