Acidentes de trabalho: como evitá-los em armazéns?

Acidentes de trabalho: como evitá-los em armazéns?

As notícias não são boas quando o assunto envolve acidentes de trabalho no Brasil.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, no ano de 2023 (último números oficiais), ocorreram em nosso país 499.955 ocorrências, onde em 2.888 deles, foram registrados óbitos.

Ocupamos a 4º colocação do ranking mundial desse quesito, ficando apenas atrás da:

  • China,
  • Indonésia,
  • Índia.

Outro número surpreendente é que, desses acidentes, aproximadamente 27% estão vinculados ao setor de transporte e de armazenagem de mercadorias.

Portanto, vivemos uma verdadeira crise com relação a esse assunto, onde, apesar de termos reduzido esses índices, por incrível que possa parecer, continuamos com um número absurdamente elevado de perda de vidas, desestruturação de famílias e prejuízos elevados para a economia e empresas brasileiras.

Mas afinal, quais são os motivos e o que pode ser feito para que consigamos diminuir os acidentes de trabalho?

Neste post, apresentaremos os riscos e o que fazer para evitá-los, especialmente no setor no qual somos especialistas.

Continue a leitura e confira detalhes importantes que precisam ser conhecidos por sua empresa!

Quais são os riscos de acidentes de trabalho em um armazém?

No Brasil, existem diversas leis e normas técnicas que estabelecem requisitos com relação à movimentação de cargas. As principais são as seguintes:

  • NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais,
  • NR 12 – Máquinas e Equipamentos,
  • NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção,
  • NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval.

Essas são apenas 4 das muitas orientações apresentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que precisam ser atendidas pelas empresas e possuem força obrigatória no país.

Os principais riscos de acidentes são estabelecidos a partir das seguintes ações:

Falta de sinalização

A falta de sinalização é um dos maiores problemas nas empresas brasileiras, já que deixam de informar aos colaboradores que circulam pelas dependências do estabelecimento, em especial nas áreas de armazenamento, informações como:

  • áreas de risco,
  • presença de substâncias perigosas,
  • zonas de tráfego intenso.

Equipe despreparada

Uma equipe despreparada se transforma em um sério problema para um ambiente como um armazém.

Os colaboradores precisam ser treinados e instruídos a respeito de procedimentos seguros, riscos associados às tarefas e uso correto de equipamentos.

Equipamentos mal mantidos

A falta de manutenção e cuidado com os equipamentos é outro sério aliado dos acidentes de trabalho, portanto, é preciso de extrema atenção com as condições de:

  • estruturas de armazenagem,
  • empilhadeiras,
  • guindastes,
  • elevadores, etc.

Layout inadequado

Não são raros nos ambientes a percepção de layouts inadequados, ou seja, locais com corredores estreitos, prateleiras lotadas, mal organizadas e áreas congestionadas.

Diante dessa situação, em algum momento ocorrem os conhecidos acidentes de trabalho. Então, será preciso conviver com alguma fatalidade que poderia ter sido evitada.

Falta de EPIs

Por fim, outro dos principais riscos nos trabalho dos armazéns está na falta dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Apesar de serem obrigatórios, o descaso com o assunto é bastante comum, causando sérios problemas para todos os envolvidos.

Como reduzir os acidentes de trabalho?

Para que se possa reduzir os acidentes de trabalho em um armazém e nas diversas operações logísticas, algumas ações importantes precisam ser tomadas, como, por exemplo:

Registre as informações

Tudo se inicia a partir do momento em que a empresa deseja saber o que acontece em suas instalações.

Para isso, deve-se registrar todas as informações envolvendo qualquer tipo de ocorrência, onde devem estar presentes:

  • natureza do perigo,
  • quem está em risco,
  • nível de gravidade,
  • probabilidade da ocorrência.

A partir dessas informações, consegue-se ter um histórico e, o que é mais importante, torna-se possível fazer revisões dos procedimentos e providenciar mudanças que evitem o problema localizado.

Invista na prevenção

Conhecendo os problemas e avaliando todas as possibilidades que podem causar acidentes de trabalho, é hora de investir em medidas preventivas.

Isso significa capacitar os colaboradores, criar regras comportamentais, adquirir equipamentos mais seguros e exigir que as normas estabelecidas sejam cumpridas por todos os envolvidos.

Faça monitoramento contínuo

Um dos grandes enganos presentes em muitas empresas é achar que a partir de uma reunião ou de alguma decisão tomada o problema está “automaticamente” resolvido.

Infelizmente, não é assim que funciona, portanto, torna-se indispensável o monitoramento contínuo de todas as decisões tomadas e a verificação a esse respeito.

Ou seja, é preciso fiscalizar e avaliar se as mudanças e novas normas implementadas estão sendo cumpridas pelos colaboradores e lideranças da empresa.

Garanta um layout seguro

Por fim, é muito importante que a empresa ofereça as condições adequadas para que os trabalhos possam ser desenvolvidos com a máxima segurança.

Torna-se necessário avaliar o layout do armazém e contar com especialistas que possam efetivamente contribuir para a melhoria das condições de trabalho.

Muito além de evitar acidentes de trabalho, essas mudanças contribuem para aumentar a produtividade, diminuir custos e assegurar a satisfação dos colaboradores nos processos diários do armazém.

Para isso, conte com a Fabrimetal, uma empresa especializada em estruturas de armazenamento que pode auxiliar o seu empreendimento!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×