Um empresa tem diversas alternativas para organizar com eficiência seu almoxarifado, aumentando a segurança do local e permitindo o fácil acesso aos itens armazenados. O sistema de porta paletes leve é uma dessas formas de armazenamento, com estruturas que trazem diversos benefícios ao armazenamento, com acesso rápido, separações otimizadas e maior capacidade de armazenamento.
O sistema de porta paletes leve atende, basicamente, três finalidades: a utilização cúbica, com uma estrutura de apoio necessária para o empilhamento em alturas que possam ser pegos manualmente; a proteção do produto armazenado, já que elimina as forças de esmagamento verticais que poderiam ocorrer no caso de empilhamento de um produto sobre o outro; e a organização, já que cada palete é estocado em seu lugar.
A maior vantagem do sistema de porta paletes leve, no entanto, está na rapidez do processo de distribuição, eliminando o uso de empilhadeiras e oferecendo maior segurança aos trabalhadores do almoxarifado.
Sistema de porta paletes leve: características mais simples e econômicas
Os sistemas convencionais de porta paletes exigem corredores maiores para a movimentação das cargas, uma exigência que não é obrigatória para o sistema de porta paletes leve, podendo ter corredores mais estreitos, dando passagem apenas ao operador do armazenamento e a carga que está sendo armazenada ou distribuída.
Ao mesmo tempo, dependendo dos itens armazenados, o sistema de porta paletes leve apenas atende empresas que tenham itens armazenados de pouco peso, que não exigem movimentação através de empilhadeiras, e essa condição proporciona maior capacidade cúbica para o almoxarifado, podendo utilizar escadas para a guarda e retirada dos itens em altura superiores a 2 metros.
A distribuição e altura das estantes devem atender às necessidades tanto dos itens armazenados quanto do peso desses itens, adaptando o sistema de porta paletes leve às características do próprio almoxarifado.
Vantagens do sistema de porta paletes leve
O sistema de porta paletes leve é ideal para manter o controle do estoque, armazenando de forma organizada todos os itens, podendo ser adaptado a qualquer espaço ou tamanho da mercadoria armazenada, desde que seu peso permita ser carregado por apenas uma pessoa.
Além disso, o sistema pode ser combinado com estantes de diversos tamanhos, atendendo o que se exige do almoxarifado, permitindo ainda aumentar a quantidade de estantes para os paletes, aplicando as estantes em dupla profundidade, o que consiste em colocar um palete em frente ao outro, propiciando uso mais racional do espaço, um de cada lado no mesmo corredor.
O sistema de porta paletes leve pode ser também protegido com equipamentos para proteger as colunas de eventuais danos, sendo instalados de forma a garantir a segurança do material estocado e mantendo-se também presos o suficiente para suportar o peso da mercadoria estocada.
Como se trata de estrutura metálica, o sistema de porta paletes leve é bastante resistente e possui baixo custo de manutenção, apresentando-se como um equipamento versátil, podendo-se alterar sua configuração com facilidade. Quando bem cuidado, o sistema de porta paletes leve possui vida útil bastante longa, economizando para a empresa e propiciando excelente capacidade de armazenamento.
Embora seja uma estrutura metálica leve, o sistema de porta paletes leve não se mostra frágil depois de montado, eliminando os riscos de acidente, tendo dimensões bem definidas de acordo com o que a empresa procura no armazenamento, podendo ter vãos livres diferenciados, com alturas também adaptadas aos itens que estão sendo guardados no almoxarifado.
O sistema de porta paletes leve é bastante versátil, montado e estruturado em conjunto de mezaninos, podendo ter passarelas e garantindo maior capacidade de armazenamento, com diversos níveis de altura para os operadores.
O sistema permite a utilização de planos metálicos ou de madeira, que podem ser facilmente reposicionados, o que permite que diversos andares sejam construídos, com segurança, facilidade e organização.