Como funciona o recebimento, armazenamento e expedição de materiais?

Como funciona o recebimento, armazenamento e expedição de materiais?

Muita gente não faz a mínima ideia dos detalhes que envolvem o recebimento, armazenamento e expedição de materiais.

Para que tudo funcione adequadamente e os produtos cheguem no tempo hábil aos seus destinatários, muitos processos ocorrem, onde é fundamental:

  • agilidade, 
  • precisão, 
  • organização, 
  • métodos bem elaborados.

A integração dos dados e ferramentas de apoio à qualidade são fundamentais para se alcançar os resultados, envolvendo desde a adoção de tecnologias até estruturas de armazenamento que possibilitem ajustes e mudanças com rapidez.

O Brasil ainda precisa avançar muito em infraestrutura para possibilitar as idas e vindas de materiais pelo território nacional.

Para se ter ideia, a área de logística em nosso país possui custos que superam 12% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), as operações envolvendo essa área no Brasil são 58% mais caras do que nos Estados Unidos.

Esse fato coloca a logística como estratégica e prioritária nas ações das empresas, pois elas podem colaborar para o sucesso das operações ou comprometer os resultados financeiros e operacionais dos negócios.

Neste post, apresentaremos como funciona o recebimento, armazenamento e expedição de materiais. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Existe diferença entre recebimento, armazenamento e expedição de materiais?

O recebimento, armazenamento e expedição de materiais são processos diferenciados na área logística, mesmo estando integrados e sendo dependentes um dos outros.

Na realidade, esses processos formam uma cadeia que se inicia na compra de matéria-primas e insumos para a indústria ou mercadorias para serem revendidas pelas empresas que atuam no comércio.

O ideal é que passem rapidamente pelos armazéns e sejam repassados ao consumidor final, gerando produtividade, riqueza e resultados positivos.

Para compreendermos melhor, conheceremos cada uma dessas áreas:

Recebimento

O recebimento de materiais é um setor estratégico na logística, pois é nesse momento que ocorre a entrada dos itens que serão utilizados para a geração de receita no empreendimento.

Como funciona?

A área de recebimento precisa estar integrada ao setor de compras, sabendo antecipadamente qual é a programação de entregas programadas, podendo dessa forma preparar-se adequadamente para recebê-las.

Receber envolve muito mais do que a descarga do material e o seu armazenamento em algum canto do galpão, porque é no momento da chegada do material que é verificado se o que está sendo entregue corresponde com o que foi comprado.

Para isso, o profissional em questão, a partir da ordem de compra, verifica:

  • itens,
  • quantidades,
  • valores,
  • impostos.

Além disso, em muitos casos, é comum que amostras sejam avaliadas pela especificidade técnica da empresa, aceitando ou não as mercadorias.

O setor de recebimento, diante de alguma anormalidade com relação à entrega que está sendo realizada, deve verificar com a área de compras ou responsáveis pelo pedido os passos a serem tomados.

Armazenamento

A segunda etapa envolvendo a recepção, armazenamento e expedição de materiais diz respeito ao acondicionamento das mercadorias no depósito.

Como funciona?

Após aprovado o recebimento, é hora de lançar a entrada das mercadorias no sistema, etiquetá-las quando for o caso e destiná-las ao local apropriado.

Bons sistemas de armazenamento preveem estruturas específicas e que atendam com qualidade o acondicionamento dos produtos e facilidades para sua movimentação, considerando os locais conforme a demanda.

Isso significa que os mais requisitados ficam estrategicamente posicionados, facilitando a operação de movimentação, enquanto os que possuem menor índice de solicitação podem estar acondicionados em locais mais distantes.

Além disso, os produtos precisam ser armazenados de acordo com o seu peso, porte e recomendações do fornecedor.

É preciso atenção para que os materiais não se deteriorem ou sejam danificados em função da falta de estruturas apropriadas para isso.

Também é preciso de toda a atenção para os casos onde os itens possuem prazo de validade para consumo, pois podem ter sua data vencida, inviabilizando o seu uso e comercialização.

A área de armazenamento também é a responsável no atendimento da movimentação e separação de mercadorias, seja para:

  • atender a linha de produção da indústria,
  • alimentar as gôndolas das lojas,
  • atendimento a pedidos a serem expedidos para clientes.

Para isso, precisa contar com veículos e sistemas de transporte que facilitem a operação. Além de tecnologia apropriada para garantir qualidade na separação das mercadorias e eliminação de erros e enganos.

Expedição

Por fim, chegamos à terceira etapa que envolve o recebimento, armazenamento e expedição de materiais, ou seja, o envio dos produtos para o seu destino.

Como funciona?

Essa fase precisa contar com bons serviços de transporte que atendam as expectativas dos clientes, oferecendo qualidade e agilidade na entrega.

O processo de carregamento de cargas exige cuidados especiais, especialmente quando os envios são feitos para diversos clientes.

A última entrega é a primeira a entrar no caminhão e assim sucessivamente, evitando transtornos na hora de descarregar.

É importante observar a conferência final das mercadorias, bem como toda a documentação fiscal para a viagem, não esquecendo de disponibilizá-la para o motorista com os detalhes e especificações sobre o roteiro.

Qual a importância desses processos?

A qualidade do recebimento, armazenamento e expedição de materiais é fundamental para o sucesso logístico e consequentemente para os resultados dos empreendimentos.

Sem uma perfeita interação entre essas três áreas e os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas, como enganos, erros, furtos e perda de produtos, os processos tendem a ficar comprometidos e os riscos da operação são potencializados.

Como se observa, todos esses processos envolvem a adoção de boas práticas logísticas e parceiros que possam colaborar com o fornecimento de itens e serviços de apoio às operações.

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