A falta de cuidado e estruturas mal dimensionadas são grandes responsáveis por armazenamento inadequado e sérios problemas nos depósitos.
As boas práticas de logística preveem que os estoques sejam:
- acondicionados adequadamente,
- organizados,
- controlados.
Para isso, é preciso que sejam verificados alguns critérios que envolvem os materiais a serem guardados.
Dentre eles, é necessário que a equipe envolvida nesses processos esteja atenta ao tamanho e fragilidade dos materiais, além dos aspectos de sazonalidade.
A dinâmica da área em conjunto com a falta de uma metodologia e uma boa estrutura de armazenagem causam sérios prejuízos às empresas e comprometem os resultados operacionais.
A logística, que por muito tempo foi apenas uma área de apoio à produção e vendas, tornou-se estratégica e prioritária.
Muitos consumidores decidem suas compras em função do prazo de entrega dos seus pedidos e excluem da sua lista de fornecedores aqueles que cometem erros e enganos na separação e entrega dos produtos solicitados.
Essa situação ganhou ainda mais notoriedade a partir da adoção das compras online, onde os materiais adquiridos são entregues diretamente nas casas dos consumidores.
Essa nova realidade reflete em toda a cadeia logística, pois as lojas (físicas e virtuais) precisam das mercadorias disponíveis em tempos cada vez mais curtos no objetivo de atender a seus clientes com presteza e qualidade.
Neste post, apresentamos as consequências do armazenamento inadequado, um problema sério que ainda faz parte da realidade de muitas empresas em todo o Brasil. Continue lendo e saiba mais a respeito!
3 consequências do armazenamento inadequado
O armazenamento inadequado apresenta muitos problemas, onde 3 deles são corriqueiros e infelizmente fazem parte da realidade de milhares de empreendimentos, comprometendo os resultados de corporações dos mais diversos segmentos.
A falta de organização e a utilização de estruturas mal dimensionadas são responsáveis por:
Danos aos produtos
O armazenamento inadequado pode causar danos aos produtos.
Isso ocorre em função do sistema que não atende aos formatos dos materiais estocados, quando esses podem se danificar em função do peso e da maneira errada de serem organizados.
Esse é o caso dos itens longos ou de largura variável que devem ser acondicionados em estruturas projetadas de forma a não possibilitar deformações nesses materiais, como, por exemplo:
- chapas metálicas,
- barras,
- placas de madeira,
- perfis,
- vigas,
- tubos.
Os danos causados nos produtos entregues causam insatisfação do cliente que o adquiriu, causando prejuízos à operação em função da possível troca e um desgaste da imagem da empresa, que poderia ter sido evitado.
Acidentes de trabalho
Infelizmente, outra consequência séria do armazenamento inadequado estão nos acidentes de trabalho.
Estruturas mal dimensionadas, de baixa qualidade ou utilizadas de maneira errada podem fazer com que produtos caiam e venha a ferir os colaboradores que estejam trafegando exatamente naquele momento pelo local.
Um dos casos de grande repercussão no Brasil ocorreu no Maranhão, em outubro de 2020, quando gôndolas caíram sobre os funcionários e clientes que faziam compras em um supermercado na cidade de São Luís.
Uma funcionária veio a óbito e oito pessoas foram atendidas com ferimentos leves.
Não são raros acidentes envolvendo as estruturas de armazenamento, pois muitas delas não possuem possibilidade de adaptação aos locais, quando acabam dificultando a manobra de veículos que fazem a movimentação de materiais nos depósitos.
Como resultado: feridos, prejuízos e transtornos para todos os envolvidos.
Perda de mercadorias
Outro problema responsável por grandes prejuízos e que não são raros nas empresas de todo o Brasil diz respeito à perda de mercadorias.
Na maioria das vezes, isso ocorre em função das seguintes situações:
Por roubo e furtos
Os roubos e furtos ocorrem, especialmente, quando existem falhas nos sistemas de segurança e controle de estoque.
Ambientes desprotegidos e de fácil acesso atraem os criminosos, onde roubos e assaltos podem acontecer.
A exposição de produtos sem um devido sistema de segurança também é convite para furtos, ou seja, as possibilidades da empresa sofrer esse tipo de situação se amplia enquanto os devidos cuidados com a segurança não são tomados.
Os furtos internos, ou seja, realizados por funcionários, ocorrem quando, lamentavelmente, alguns deles percebem que não existe um controle eficiente da movimentação e estoques. Portanto, é impossível fazer a gestão logística sem um bom sistema.
Por exposição a condições climáticas
A perda de mercadoria também pode ocorrer em função da exposição indevida dos produtos a condições climáticas ou ambientes que não condizem com a necessidade do material armazenado.
É importante estar atento às temperaturas e condições de umidade do ar dos locais de armazenamento e adequá-los às solicitações especificadas pelos fabricantes.
Outro problema muito comum é a falta de cuidado com as datas de vencimento, o que pode ocasionar grandes perdas e prejuízos.
Como evitar esse tipo de erro?
Para evitar esses erros é indispensável que a empresa desenvolva as seguintes ações:
- contrate um sistema de gestão logística para controlar todos os processos da área,
- tenha um sistema de segurança para evitar furtos,
- providencie condições adequadas de temperatura e circulação de ar aos ambientes para que os itens não se deteriorem,
- reavalie a estrutura física de armazenamento e adapte os equipamentos de acordo com a realidade dos espaços disponíveis,
- implemente um lugar para os produtos longos e de larguras diferenciadas, evitando que sejam danificados,
- conte com empresa especializada para projetar a estrutura que será instalada.
Nós, da Fabrimetal, estamos à disposição para auxiliá-lo a localizar a melhor solução para o seu depósito.
A partir do conhecimento do que será estocado, espaço e condições necessárias para garantir a integridade dos produtos, desenvolvemos um estudo e projetamos, sob medida, os materiais de apoio a armazenagem de mercadorias, como, por exemplo:
- prateleiras industriais,
- porta paletes,
- racks metálicos,
- estruturas cantilever,
- carrinhos de transporte de cargas.
Como se observa, as consequências causadas por esse problema trazem prejuízos e transtornos, por isso vale a pena um estudo a respeito para resolver definitivamente essa situação.
Se sua empresa enfrenta dificuldades e percebe que realiza o armazenamento inadequado de seus produtos, conte conosco e conheça as possibilidades existentes para organizar o seu depósito com relação às estruturas físicas dos ambientes.