O impacto das prateleiras industriais na ergonomia do ambiente de trabalho

O impacto das prateleiras industriais na ergonomia do ambiente de trabalho

As prateleiras industriais fazem toda a diferença em um depósito, uma vez que oferecem condições adequadas para o armazenamento dos produtos, sendo também um grande aliado na manutenção da saúde dos profissionais que atuam na área de logística.

Muito se tem falado sobre a importância da ergonomia no ambiente de trabalho, uma vez que não são poucas as pessoas que precisam se afastar de suas atividades em função de problemas que ocorrem a partir da má postura no dia a dia das tarefas.

No Brasil, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17) estabelece as diretrizes e requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos profissionais, visando proporcionar:

  • conforto,
  • segurança,
  • saúde,
  • desempenho eficiente no trabalho.

As boas condições de trabalho, das estruturas e equipamentos no dia a dia das atividades profissionais contribuem de forma efetiva com o aumento da produtividade, redução dos afastamentos e diminuição significativa dos prejuízos financeiros.

De acordo com o Ministério da Saúde, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros

Segundo o levantamento, em 10 anos foram apontados 67.599 casos envolvendo esses problemas.

Diante desses números, não é difícil compreender a necessidade do uso de prateleiras industriais no dia a dia das operações logísticas, visando garantir a ergonomia no ambiente de trabalho. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!

O papel das prateleiras industriais na ergonomia industrial

A ergonomia industrial consiste na adaptação de máquinas, estruturas, móveis e utensílios às pessoas que utilizam esses instrumentos para a realização de suas tarefas profissionais.

Os depósitos são locais que exigem muita atenção com relação a esse assunto, uma vez que a movimentação de mercadorias exige esforço. No entanto, essa situação pode ser minimizada a partir da instalação de prateleiras industriais.

O design dessas prateleiras nos sistemas de armazenagem torna mais fácil e seguro a movimentação de mercadorias, garantindo a segurança dos profissionais e colaborando de maneira efetiva na economia do tempo em função da boa acessibilidade e na diminuição dos esforços físicos.

Confira como as prateleiras industriais melhoram a acessibilidade industrial

É possível que você esteja se perguntando de que forma as prateleiras industriais podem melhorar a acessibilidade industrial? Vamos às respostas:

Altura e alcance das prateleiras

As prateleiras industriais podem ser ajustadas em termos de altura, facilitando o acesso aos itens e minimizando o esforço dos trabalhadores nos processos de estocagem e retirada de materiais.

A configuração dessas estruturas pode ser definida de acordo com os materiais que serão estocados, portanto, é uma solução passível de adaptações que atendam às necessidades específicas da empresa ou do setor.

Design eficiente

O design eficiente possibilita a ocupação dos espaços verticais. Então, resolve-se o problema envolvendo limitações de estoque, um fator que contribui para a segurança dos ambientes e a diminuição significativa de acidentes.

As prateleiras industriais possibilitam adequações que atendam ao armazenamento de produtos perigosos e também os trabalhos envolvendo itens avulsos.

Trata-se  de uma solução flexível e que atende às diversas necessidades da área de logística, uma vez que possibilita uma organização eficiente e a visualização clara dos itens armazenados.

Compatibilidade com ferramentas e equipamentos auxiliares

Por fim, a acessibilidade é facilitada em função da compatibilidade dessas estruturas com as ferramentas e equipamentos auxiliares.

Isso significa poder contar com escadas e carrinhos que complementam o design das prateleiras, visando melhorar o acesso e agilizar as tarefas.

Passos para manter a segurança nos armazéns

Como se observa, a segurança nos armazéns é um assunto sério e que merece a atenção dos executivos e empreendedores, uma vez que vidas são colocadas em risco e acidentes podem causar sérios transtornos à vida de muitas famílias.

Os passos que colaboram na manutenção da segurança dos armazéns são os seguintes:

Prevenção de acidentes

A ergonomia pode definitivamente prevenir acidentes relacionados ao manuseio inadequado de materiais.

Isso ocorre em função do esforço físico excessivo, uma condição que, conforme vimos, gera milhares de afastamentos de trabalhadores em todo o Brasil.

Treinamento dos funcionários

Outro ponto que contribui para a diminuição significativa de acidentes e garante a segurança nos ambientes logísticos está na capacitação e treinamento dos funcionários.

É preciso que eles saibam como utilizar as prateleiras de forma segura e com eficiência, evitando problemas e, ao mesmo tempo, agilizando processos e melhorando a produtividade do setor.

Manutenção e inspeção regular

Por fim, mas não menos importante, a manutenção e inspeção regular das prateleiras industriais precisam fazer parte dos processos da empresa.

É necessário lembrar que as boas condições dessas estruturas são fundamentais para garantir a segurança dos ambientes, portanto, além de contar com soluções de qualidade nos processos de aquisição, são fundamentais as vistorias periódicas desses equipamentos.

Como se observa, as prateleiras industriais impactam diretamente sobre a ergonomia do ambiente de trabalho, por isso esse assunto precisa ser priorizado pelas lideranças.

Para conhecer detalhes e produtos que possam atender a demanda da sua empresa, conheça as soluções da Fabrimetal. Estamos prontos para conhecer as necessidades da sua empresa e apresentar o que existe de melhor em termos de armazenagem!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×