Se você trabalha com a gestão de um armazém, já deve ter se perguntado como aumentar a capacidade de estoque. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial fazer mais com menos — e isso inclui escolher as soluções de armazenagem certas para a sua empresa.
Felizmente, existem alguns equipamentos que auxiliam nesse processo. Entre eles, podemos citar as prateleiras, capazes de potencializar a estrutura disponível e reduzir custos fixos. Para quem quer adicionar essa solução ao seu empreendimento, o primeiro passo é saber qual é a prateleira ideal para sua indústria.
Por que usar as prateleiras industriais na sua empresa?
Talvez você não esteja convencido de que as prateleiras industriais podem beneficiar o seu negócio. Essa é uma dúvida bastante comum, por isso queremos aproveitar para reforçar que essas soluções são itens diferenciados quando o assunto é armazenagem.
Vantagens não faltam quando falamos sobre qual é a prateleira ideal para sua indústria. O principal refere-se ao espaço utilizado, pois esse tipo de equipamento permite a verticalização do espaço. Sem as prateleiras, é impossível colocar caixa sobre caixa e não danificar o conteúdo. Além disso, o contato das caixas com o solo faz com que os produtos fiquem mais expostos à sujeira, umidade e outros problemas que podem estragar o material.
Trata-se de um verdadeiro problema que pode causar grandes prejuízos financeiros para a empresa. Por isso é tão importante descobrir a prateleira ideal para sua indústria — e as produzidas pela Fabrimetal são feitas de aço, para dar maior resistência e durabilidade. Esses equipamentos também armazenam todos os tipos de materiais e produtos, melhorando a organização do espaço disponível.
Como escolher a prateleira ideal para sua indústria?
Depois de conhecer as vantagens desse produto, é hora de escolher a prateleira ideal para sua indústria. Os modelos mais comuns são:
- Prateleira lisa: ideal para armazenamento de produtos pequenos, evitando que possam cair do local. Possui fácil higienização e é capaz de acomodar produtos de vários tamanhos;
- Prateleira gradeada: permite a circulação do ar e acelera o processo de congelamento em câmaras de refrigeração. Em locais abertos, as grades impedem o acúmulo de poeira;
- Prateleira com borda: funciona como uma gaveta aberta, servindo para guardar itens mais frágeis ou de menor tamanho.
No projeto para instalação das prateleiras, é preciso levar em consideração as normas técnicas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mantendo maior segurança para os itens e para os operadores do armazém.
Além dos modelos tradicionais das prateleiras para estoque, a Fabrimetal trabalha com as seguintes opções de bandejas:
- Prateleira industrial separador de caixa;
- Prateleira industrial com bandeja galvanizada;
- Prateleira industrial com bandeja MDF 18mm laminado.
Lembre-se de que escolher a prateleira ideal para sua indústria é um investimento. Dessa forma, é preciso levar em consideração o custo-benefício desses produtos. Então o gestor precisa conferir o material utilizado na fabricação das prateleiras, seu acabamento e durabilidade.
Existem prateleiras que aguentam determinadas capacidades e podem não atingir suas necessidades. De modo geral, há dois modelos estruturais diferenciados para as prateleiras industriais. Um deles é montado com estrutura tubular, sendo a prateleira ideal para sua indústria caso você precise de mais reforço e fácil instalação. Já o modelo fabricado com cantoneiras perfuradas dá um visual mais leve à prateleira e reduz seu custo.
Quando usar prateleiras industriais?
Como vimos no tópico acima, escolher a prateleira ideal para sua indústria envolve conhecer bem suas necessidades e os pontos de melhoria do armazém. No entanto, podemos afirmar que esses equipamentos são extremamente versáteis e podem se adaptar a qualquer indústria ou situação — desde a armazenagem de pequenos volumes avulsos até guardar grandes caixas com matéria-prima. Em especial, os modelos oferecidos pela Fabrimetal podem ser adaptados para armazéns, almoxarifados de itens gerais, autopeças e separação de pedidos por níveis.
Afinal, a empresa é especializada em criar soluções personalizadas, por isso a altura entre as prateleiras pode ser alterada de acordo com a necessidade de cada sistema de armazenagem. Ou seja, praticamente qualquer empresa ou indústria pode aproveitar seus benefícios!
Saber qual é a prateleira ideal para sua indústria é o primeiro passo para reduzir os custos da armazenagem. Essa é a preocupação de muitos gestores, por serem custos fixos — independem do almoxarifado estar cheio ou se movimentam uma carga menor de produtos do que o planejado.
Pensando nisso, a Fabrimetal montou um artigo sobre o tema, explicando o que são os custos da armazenagem e como reduzi-los. Clique aqui para ler agora!