O piso intermediário é uma solução inteligente e inovadora para maximizar o aproveitamento do seu armazém e otimizar o fluxo de materiais.
A armazenagem é uma etapa crucial no processo logístico, afinal, ela garante o abastecimento tanto da matéria-prima para atendimento às demandas operacionais quanto do produto final que será entregue ao cliente.
E segundo a Slimstock, empresa holandesa com sede no Brasil especializada na gestão da cadeia de estoques, 50% das empresas consideram a falta de espaço no armazém como o seu maior desafio.
Nessa hora, o piso intermediário é a solução que chegou para multiplicar a capacidade e melhorar a eficiência do seu armazém ou centro de distribuição.
Continue a leitura e saiba como essa solução pode otimizar espaços e melhorar a organização de diferentes sistemas de armazenagem.
O que é piso intermediário?
O piso intermediário é um sistema aplicado às estantes de picking manual que verticaliza o seu armazém.
São plataformas adicionais que podem ser instaladas entre os vários níveis de uma estante e funcionam como passarelas.
A sua instalação aproveita ao máximo a altura do ambiente, multiplicando a capacidade de armazenamento.
Essas estruturas são acessadas por meio de escadas instaladas estrategicamente, facilitando a movimentação manual das cargas pelos operadores, podendo também receber elevadores ou esteiras.
Aplicações do piso intermediário em diferentes sistemas de armazenagem
Como falamos, o piso intermediário é aplicado às estantes de picking manual e as plataformas adicionais, instaladas nos diversos níveis, podendo ser construídas em metal ou madeira, materiais super versáteis e adaptáveis.
Por isso, a solução pode ser aplicada em diferentes sistemas de armazenagem, como, por exemplo:
Sistemas de estantes
O piso intermediário é uma solução especialmente desenvolvida para sistemas de picking manual, onde não há a necessidade de usar empilhadeiras.
Por isso, ele é recomendado especialmente para empresas que precisam aumentar a sua capacidade de espaço no seu armazém e que têm sistemas de estantes e as cargas são retiradas e colocadas manualmente,
Ao possibilitar a criação de diversos níveis para armazenamento, a solução maximiza a utilização de todo o espaço vertical e permite o máximo de aproveitamento do pé direito (altura) do ambiente, multiplicando a capacidade dos centros de distribuição, galpões, etc.
Sistemas drive-in e drive-through
Apesar de ser especialmente indicado em estantes de picking manual, a plataforma também pode ser instalada entre os níveis de uma estante de aço ou porta-paletes. Por isso, pode ser aplicado em sistemas drive-in e drive-through.
Nesses sistemas, a solução permite o acesso a vários níveis de prateleiras, aumentando a capacidade de armazenamento e mantendo a organização e o fluxo contínuo das operações.
Sistemas de mezanino
Quando a carga a ser armazenada for leve, ou se houver a necessidade de um espaço adicional de trabalho no armazém, o piso intermediário pode ainda substituir o mezanino tradicional.
Em situações assim, é possível instalar as plataformas sobre as estantes de aço ou porta-paletes, garantindo uma estrutura robusta, permitindo o armazenamento de maior quantidade de cargas e garantindo uma gestão eficiente do espaço.
Nesses casos, investir em piso intermediário é uma alternativa versátil, econômica e inteligente, pois a solução permite o simultâneo dos porta-paletes ou das estantes de aço para o armazenamento de cargas manuais e a utilização da área superior, como mezanino.
Benefícios de aliar automação e o piso intermediário
O piso intermediário oferece muitos benefícios ao armazém e para a empresa, entre eles destacamos:
- o máximo de aproveitamento vertical do espaço,
- maior capacidade para armazenar produtos finais e matéria-prima,
- facilita o acesso manual às cargas,
- torna o processo de picking mais ágil e eficiente,
- otimização do fluxo da movimentação dos itens,
- mais eficiência no armazém,
- melhoria na produtividade da equipe.
Outro benefício do piso intermediário é a acessibilidade e a adaptabilidade, afinal, a solução permite o acesso às cargas estocadas sem o uso de equipamentos de elevação.
Por outro lado, se houver a necessidade, ele também pode ser utilizado com plataformas de elevação visando a otimização do fluxo de materiais no armazém ou centro de distribuição.
O uso do piso intermediário também ajuda a melhorar o processo logístico, afinal, quando o armazém aumenta a sua capacidade de espaço para armazenamento, as operações são executadas mais eficientemente, garantindo maior agilidade operacional.
Aumentando os espaços disponíveis para armazenagem, a empresa pode ter um estoque maior e estar sempre preparada para atender as demandas do mercado, sem se preocupar com faltas de itens, sejam eles matérias-primas ou produtos finais para entrega ao consumidor.
Além disso, integrar a automação com o piso intermediário contribui para a eficiência operacional:
- otimizando a utilização do espaço,
- facilitando o acesso a diferentes níveis de armazenamento,
- melhorando o processo de picking e reabastecimento,
- garantindo melhor fluidez na movimentação,
- promovendo mais segurança no ambiente,
- melhorando o desempenho geral do sistema.
Como você pode perceber, o piso intermediário é uma solução eficaz e inteligente para multiplicar os espaços e melhorar a eficiência do seu armazém, além de oferecerem uma série de vantagens operacionais e logísticas.
Aproveitamos para reforçar que a Fabrimetal desenvolve sistemas de armazenagem inteligentes e personalizados para a movimentação de materiais para a sua empresa.
Por isso, acesse nosso site e conheça nossos diferentes tipos de sistemas de armazenagem.