Vantagens das estruturas drive-in e drive-thru

Vantagens das estruturas drive-in e drive-thru

Quando se fala em estruturas drive-in e drive-thru, o primeiro pensamento que surge para os profissionais de logística se refere ao aproveitamento de espaço.

Esses modelos de estruturas são excelentes aliados para empresas que necessitam armazenar grandes quantidades de um mesmo produto.

Nesse sistema, não existem corredores, portanto, os espaços são aproveitados ao máximo, visando a estocagem de produtos acondicionados em paletes.

O drive-in ocorre quando o espaço de armazenamento só permite a entrada do veículo de movimentação a partir de um único lado, portanto, uma solução interessante para empresas que adotam a metodologia LIFO (last in, first out), ou seja, o último que entra é o primeiro que sai.

O drive-thru é a opção utilizada para grandes quantidades de armazenamento de um mesmo item, porém com duas possibilidades de acesso.

Nesse caso, em um dos lados ocorre a entrada de novos produtos, enquanto do outro a retirada daqueles já estocados.

Esse processo é indicado para empresas que usam a metodologia FIFO (first in, first out), o primeiro que entra é o primeiro que sai.

Neste post, apresentaremos as vantagens na adoção das estruturas drive-in e drive-thru, em que situação são recomendadas e qual a infraestrutura necessária para que o sistema alcance o sucesso. Continue lendo e saiba detalhes a respeito!

Quando é recomendado o uso das estruturas drive-in e drive-thru?

As estruturas drive-in e drive-thru são muito interessantes para toda a empresa que possui grandes movimentações de mercadorias envolvendo um único item.

Isso significa que elas podem ficar juntas ocupando um espaço sem corredores e são normalmente a solução preferida das empresas onde a movimentação ocorre ocasionalmente e em grandes quantidades.

Essa solução é inviável para processos que envolvem:

  • produtos com prazo de validade muito curto,
  • mercadorias com alta rotatividade,
  • necessidade de separação de produtos de forma fracionada.

As estruturas de armazenamento são compostas por prateleiras com divisórias, possibilitando um alto aproveitamento de espaço.

Infraestrutura necessária para esse sistema

Outro ponto importante na escolha desse modelo de armazenagem diz respeito a infraestrutura necessária para a sua implantação.

Toda a movimentação será realizada através de empilhadeiras, portanto, é fundamental que exista uma nivelação perfeita do piso.

Além disso, é fundamental uma avaliação a respeito do peso das mercadorias a serem estocadas, pois, dependendo da situação, corre-se o risco do piso não suportar o volume planejado.

Uma outra preocupação com relação ao assunto diz respeito ao espaço necessário para que as manobras para a movimentação dos paletes possam ser realizadas sem riscos de acidentes.

Vantagens das estruturas drive-in e drive-thru

Apesar das exigências para a sua implantação, as estruturas drive-in e drive-thru oferecem grandes vantagens às operações logísticas, como, por exemplo:

Prioriza a verticalização

A verticalização é um dos pontos altos dessa solução, o que permite que o aproveitamento do espaço horizontal seja otimizado.

Para se ter ideia desse aproveitamento de espaço, após montada, as estruturas drive-in e drive-thru utilizam metade da área de um porta-paletes convencional.

Como resultado, torna-se possível em um mesmo espaço armazenar o dobro de produtos, uma informação que alivia os investimentos com aluguéis ou construção de novos galpões e que permite concentrar em um mesmo local as operações do seu negócio.

A estrutura pode ser desmontada e remontada

Uma questão muito importante e que deve ser considerada, é que a estrutura pode ser desmontada e remontada na medida das necessidades da empresa.

Com isso, promove-se uma capacidade bastante grande de flexibilidade e de ajustes que podem ser realizados de acordo com as necessidades operacionais do momento.

Além de tudo isso, o processo de desmontagem e montagem é simples, sem a necessidade de ferramentas especiais e pode ser realizado pelos próprios colaboradores do depósito sob a supervisão de um especialista.

Utiliza equipamentos comuns

Implantar as estruturas de drive-in e drive-thru no depósito de sua empresa não implica em realizar investimentos para a aquisição de empilhadeiras ou equipamentos específicos para essa operação.

Aqueles já existentes em seu empreendimento, desde que em condições adequadas, atendem perfeitamente as necessidades para o cumprimento de suas tarefas.

Ideal para armazenamento sazonal

Por fim, outra vantagem considerável é que esse tipo de estrutura é a ideal para armazenamento sazonal.

Como já mencionado, as estruturas podem ser desmontadas e remontadas em outro local com bastante facilidade.

Diante disso, é perfeitamente possível atender a alguma particularidade que envolve um período de armazenamento, contribuindo para otimizar a logística diante das necessidades e, na sequência, transferir os equipamentos para outro ambiente ou até mesmo guardá-los para a remontagem em um novo momento.

Como se observa, optar por essa solução pode ser de grande utilidade para sua empresa, facilitando operações e agilizando os processos logísticos.

No entanto, é preciso contar com quem possa oferecer o que existe de melhor no mercado e que esteja disposto a conhecer e avaliar a realidade do seu empreendimento, além dos objetivos a serem conquistados.

Esse é o caso da Fabrimetal, uma empresa que desde 2001 oferece soluções logísticas de alta qualidade e atende a clientes distribuídos por todo o Brasil.

Focada em atender as exigências e demandas do mercado, a empresa disponibiliza uma equipe de profissionais especializados para conhecer detalhes da sua operação e apresentar, sob medida, a melhor solução para a realidade do seu negócio.

Agora que você conhece mais a respeito das estruturas drive-in e drive-thru, acesse nosso site, avalie nossas soluções e saiba de que forma a Fabrimetal pode colaborar com o sucesso da sua organização!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×