Como a paletização compacta pode impactar no seu armazém?

Os responsáveis por um armazém ou centro de distribuição estão bem familiarizados com o desafio de otimizar o espaço disponível sem impactar negativamente a organização dos produtos. Em um mercado tão competitivo e caro, é necessário muito com pouco custo. 

Dentro deste cenário, muitos gestores perceberam que a paletização compacta pode ser uma alternativa para alcançar esse objetivo. Também conhecida como drive in, essa solução de armazenagem rentabiliza em até 85% o espaço disponível.

 A seguir, trouxemos as principais informações de como funciona a paletização compacta e como esse sistema pode impactar no seu armazém. 

Boa leitura!

 

Paletização compacta: o que é e como impacta no seu armazém

A paletização compacta é uma excelente solução para os armazéns e centros de distribuição, pois, além de ser bastante simples e prática, serve para agilizar o recebimento e remessa de materiais. Esse tipo de estrutura é compacta em profundidade e serve principalmente para produtos homogêneos, de baixa rotatividade e grande quantidade de paletes por referência. 

Seu maior diferencial é a alta capacidade de armazenamento por m², eliminando corredores e utilizando empilhadeiras que se movimentam dentro da própria estrutura. Para que o abastecimento e retirada de produtos ocorra sem maiores riscos, se faz necessário o uso de guias para orientar a operação das empilhadeiras. 

Através da paletização compacta, a organização move cargas de forma mecânica, tanto nos processos de carga e descarga quanto na armazenagem. Isso minimiza as movimentações durante o transporte físico, bem como os riscos de avarias dos produtos. 

Quando pensamos em drive in, é importante reforçar que essa tática é bastante utilizada no modelo LIFO de estocagem. A sigla vem do inglês Last In, First Out — “último a chegar, primeiro a sair”, em uma tradução livre. Esse método é bastante indicado para estoques que não tenham produtos de curto prazo de validade, pois os primeiros produtos a entrar ficam parados por um período maior.

A paletização compacta é bem semelhante aos porta paletes convencionais, mas o que difere esses sistemas é que, no drive in, as cargas são armazenadas em sequência na profundidade da prateleira sobre duas fileiras. Por causa disso, reforçamos que esta solução é mais aconselhada para materiais com pouca rotatividade. 

As vantagens da paletização compacta são:

  • Custo inferior em relação aos sistemas convencionais;
  • Eliminação dos corredores entre as estantes;
  • Controle rigoroso de entradas e saídas dos insumos;
  • Permite referências e ruas de carga.

 

Sobre os porta paletes

Com a eliminação de corredores e estantes provocada pela escolha da paletização compacta, você ganha bastante espaço, tanto em superfície como em altura. Isso é ótimo — sua organização ganhou mais espaço para estocar insumos! Porém, é preciso usar porta paletes para garantir que seus produtos estejam seguros dentro do estoque. 

Os porta paletes da Fabrimetal ampliam a capacidade de armazenagem de determinada área através da verticalização do estoque. Com um sistema de encaixes que permite uma montagem eficiente e segura, são adaptáveis a qualquer tipo de carga e volume.

É fácil entender por que a paletização compacta é tão utilizada para armazenamento e transporte de material: essa solução conta com uma variedade de perfis e complementos que garantem o desenvolvimento dos mais complexos e exigentes sistemas de armazenamento.

A estrutura dos porta paletes é customizada para atender as necessidades específicas de cada cliente, tornando o acesso e o manuseio dos produtos mais fáceis e ágeis.

Se necessário, é possível instalar estantes porta paletes de dupla profundidade para ampliar o espaço vertical. Assim, um palete é armazenado de frente para o outro, um de cada lado do corredor.

Saber como a paletização compacta impacta no seu armazém vai te ajudar a tomar a decisão certa sobre qual sistema de armazenagem escolher para sua empresa. Porém, é preciso ter outros tipos de conhecimentos para garantir que a decisão vai suprir todas suas necessidades, bem como potencializar os seus resultados. 

 

Tudo isso passa pelo fluxo de materiais. Quem deseja obter o máximo de lucro sobre os investimentos, precisa entender todo o fluxo de materiais no armazém para saber qual é a melhor forma de geri-lo. Por isso, recomendamos um artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o tema — basta clicar aqui para ler.

×