O armazém de uma empresa oferece inúmeras formas de otimização de custos, trazendo economia para a empresa como um todo. Uma das formas de otimização de custos é a correta aplicação de mão de obra, o item que representa até 60% dos custos operacionais de armazenagem.
Os administradores de armazenagem devem ter como responsabilidade principal a melhoria do desempenho da operação para otimização de custos, garantindo melhor performance para o armazenamento dos itens necessários para a produção ou para venda.
Esse plano de otimização de custos deve funcionar dentro de um projeto integrado, trazendo melhor solução para o sistema de armazenagem, dentro de alguns princípios básicos:
1. Planejamento de armazenagem
A empresa deve avaliar a área de armazenagem e verificar a existência de condições técnicas e físicas para garantir a qualidade dos produtos armazenados, observando a natureza de cada item, seu peso e dimensões e considerar as características de manuseio e de segurança.
2. Gerenciamento da flexibilidade operacional
Para garantir a otimização de custos é necessário estabelecer a adaptação dos corredores, de docas, de portas e equipamentos disponíveis no armazém, dando condições de recepção simultânea ou sucessiva de todos os produtos.
3. Simplificar ao máximo
O desenvolvimento, adaptação ou implantação da área física do almoxarifado deve levar em conta as características dos equipamentos e a localização das áreas de movimentação, procurando simplificar ao máximo o fluxo de entrada e saída para se obter maior produtividade, sem a geração de gargalos.
4. Integrar para otimização de custos
A integração entre todos os setores deve ser planejada para garantir o maior número de atividades simultâneas possíveis, coordenado detalhadamente cada operação.
5. Otimização do espaço físico
O armazenamento feito de forma técnica garante a segurança tanto dos trabalhadores quanto dos itens armazenados, possibilitando guardar a maior quantidade de mercadorias na mesma área, principalmente com relação à resistência do piso e a capacidade de volume da área.
6. Otimização dos equipamentos
A otimização de custos no armazenamento também deve passar pelo dimensionamento, desenvolvimento, padronização e implantação de procedimentos direcionados à racionalização dos equipamentos e da equipe de trabalho.
7. Verticalização para otimização de custos
A otimização de custos demanda também o melhor aproveitamento possível do espaço vertical, sem perder de vista a segurança na movimentação das cargas.
8. Mecanização para otimização de custos
O armazenamento de cargas exige a correta avaliação de necessidades que possam gerar otimização de custos, como a relação custo-benefício que pode ser obtida com a mecanização do maior número possível de procedimentos de movimentação de cargas.
9. Automação para otimização de custos
A redução de custos de armazenagem tende a ser melhor sentida depois de implantado um sistema de automação, possibilitando maior controle dos itens armazenados.
10. Controle para otimização de custos
O planejamento, implantação e acompanhamento sistemático e metódico através de um sistema adequado para registros de recebimento, tempo de permanência, entrega de itens e controle de inventário físico das mercadorias é outra ferramenta que possibilita a otimização de custos no sistema de armazenamento.
11. Segurança para otimização de custos
O armazém deve ser dotado de um sistema de segurança para garantir a integridade física das mercadorias armazenadas, além de oferecer melhores condições de trabalho ao pessoal lotado no armazém, gerando otimização de custos para a empresa através de instalações, equipamentos e manutenção de equipe de trabalho devidamente treinada para atendimento possíveis emergências.
O sistema de armazenamento de qualquer empresa deve ser tratado com os devidos cuidados, profissionalizando operadores e atendendo da melhor maneira possível à demanda. A otimização de custos no sistema de armazenagem irá se refletir diretamente em todos os departamentos da empresa, oferecendo melhor atendimento a todas as áreas que dele dependem e trazendo melhores condições de trabalho aos setores que lhe oferecem suporte.