gestao de suprimentos

Em um cenário marcado pelo recesso econômico, é mais do que necessário otimizar os processos da empresa para garantir bons resultados. Afinal, fluxos integrados, eficientes e seguros proporcionam mais competitividade e potencializam o negócio. 

No centro de tudo isso está a gestão de suprimentos, também conhecida como supply chain management. Esse é um dos maiores desafios enfrentados pelos setores logísticos, uma vez que nem todo mundo compreende o que esse conceito envolve e quais são as melhores práticas do setor.

Por isso, a Fabrimetal reuniu em um só artigo tudo o que você precisa saber sobre gestão de suprimentos. Além da explicação, trouxemos 4 dicas de como alavancar a supply chain e impactar positivamente os resultados da sua empresa. 

O que é gestão de suprimentos?

Esse conceito compreende a integração de todos os elementos responsáveis por uma cadeia de suprimentos, incluindo todos os fatores envolvidos na integração entre as etapas da supply chain. Isso inclui transporte, estoque e custo.

Ou seja, podemos entender a gestão de suprimentos como a responsável pela administração dos recursos necessários à operação, garantindo que as demandas e fluxos sejam atendidos. Logo, é fácil entender porque sua boa administração faz com que o negócio tenha um grande diferencial competitivo. 

Afinal, um dos seus principais objetivos é auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos, além de atender às exigências dos clientes de forma mais assertiva e com maior qualidade.

Também entendemos a importância de focar sempre na necessidade dos clientes, e esse é outro motivo pelo qual a gestão de suprimentos é tão importante: ela permite entregar para o cliente o que ele deseja, no preço e nas condições estabelecidas.

Gestão de suprimentos: conheça as 4 melhores práticas

No tópico anterior, nós entendemos melhor o que é a gestão de suprimentos e como isso pode impactar na sua empresa. Agora é hora de incluir a prática na discussão. 

Por isso, nós separamos 4 dicas de como gerenciar a cadeia de suprimentos do seu negócio. Confira: 

Alinhe todas as equipes envolvidas na gestão de suprimentos

É impossível ter um gerenciamento eficiente se há falha de comunicação entre os departamentos que compõem a cadeia de suprimentos. Por isso, é necessário integrar todas as equipes envolvidas nessa gestão – ou seja, operação, produção, vendas, marketing e, em alguns casos, financeiro. 

Somente assim os administradores terão uma visão clara do processo como um todo e poderão colher frutos da boa gestão de suprimentos, como melhoria da produtividade e redução dos custos operacionais. 

Trabalhe com indicadores

Também conhecidos como KPIs (do inglês, Key Performance Indicator), os indicadores analisam como a tarefa é realizada e medem o desempenho de toda a gestão de suprimentos para verificar se os objetivos pré-determinados estão sendo atingidos. 

Assim, fica mais fácil identificar desvios positivos e negativos, além de entender suas possíveis causas. 

No caso deste tipo de gerenciamento, as métricas utilizadas podem envolver o ciclo de venda de determinado item para auxiliar no planejamento da produção ou para certificar a qualidade do fornecedor. 

Além da boa gestão de suprimentos, trabalhar com indicadores traz benefícios como: 

  • identificação de gargalos na qualidade;
  • redução de custos;
  • aumento da segurança;
  • maior assertividade na hora de tomar decisões; 
  • melhoria na organização interna;
  • aumento da capacidade de atendimento.

Otimize a previsão de demandas

Vamos imaginar que você seja dono de uma fábrica de itens de papelaria, como cadernos e folhas para impressão. É de conhecimento geral que no início das aulas sua produção e venda cresçam devido a maiores demandas, certo? 

Agora imagine que você não tenha se atentado a isso. Um verdadeiro desastre, pois o seu negócio não vai aproveitar a maior época de vendas, o que pode trazer consequências relevantes para a empresa. 

Por isso fazer a gestão de suprimentos é tão importante. Ao analisar o histórico dos anos anteriores, ela ajuda a prever os momentos de alta e de baixa, evitando desperdícios de recursos por conta de estoque parado e perdas de vendas por falta de produtos em estoque.

Além disso, essa previsão possibilita que o seu negócio esteja preparado para todas as adversidades, como imprevistos, falhas e variações no mercado por conta de fatores externos ou internos. 

Organize seus fornecedores

Por fim, não existem boas práticas de gestão de suprimentos sem falar dos fornecedores. Eles são de extrema importância pois atuam como sócios estratégicos do seu negócio. Se eles falharem, a companhia pode ficar sem estrutura de qualidade para guardar os materiais ou não conseguir cumprir os prazos de entrega.  

Por isso é muito importante manter em um só local a relação de todos os seus fornecedores. Isso pode ser feito em planilhas ou em softwares específicos para este fim, o que importa é ter essas informações todas reunidas e organizadas. 

Afinal, como vimos anteriormente, a gestão de suprimentos envolve todos os recursos necessários à operação. Os fornecedores não devem ser excluídos desta equação, uma vez que seus serviços são essenciais para os processos da empresa. 

Agora que você já conhece as 4 melhores práticas de gestão de suprimentos, que tal ir além? Afinal, bons administradores precisam estar em constante aprendizado para que o negócio tenha diferencial competitivo. Por isso, recomendamos a leitura sobre como ter eficiência no armazenamento do seu almoxarifado. Você irá aprender como a organização aumenta a eficiência dos processos e diminui os custos da empresa. Clique aqui e confira o artigo completo!

×