A estrutura cantilever se tornou uma grande aliada de diversas empresas, pois traz diversos benefícios para o armazenamento de seus produtos.
Afinal, os cuidados com o estoque são fundamentais para o sucesso do empreendimento, já que devoluções em função de defeitos nas mercadorias podem trazer prejuízos graves.
Uma pesquisa feita pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que as trocas representaram cerca de 3% do volume total de vendas e compromete 2% do faturamento líquido das companhias, o que se coloca como um obstáculo para o crescimento da empresa.
Por isso, para evitar esse tipo de problema, é preciso ter um bom sistema de logística e os melhores equipamentos para armazenar os seus produtos.
Continue a leitura e entenda por que a estrutura cantilever é sua aliada nesse cenário!
Qual o momento ideal para optar pela estrutura cantilever?
Esse tipo de estrutura é caracterizado por ser bastante versátil, o que significa que pode ser utilizado em diversos contextos.
Ainda assim, vale lembrar que sua principal finalidade é garantir a qualidade e segurança dos produtos com características fora do padrão, ou seja, mercadorias de formato ou de tamanho variáveis, além daquelas que possuem dimensões muito grandes.
Esse é o caso de itens como barras, tubos, chapas metálicas, placas de madeira, entre diversos outros objetos que se enquadram na descrição.
A estrutura cantilever é composta por colunas centrais, com uma base fixa e braços em balanço para o suporte das cargas.
Dessa forma, ela pode ser adaptada para diferentes necessidades, de acordo com fatores como o tipo de mercadoria, seu volume e o espaço disponível para o seu armazenamento.
Entenda as diferentes estruturas para cada tipo de carga
Estruturas como essas podem atender a diferentes tipos de demandas. Dessa forma, há uma opção para cada tipo de carga a ser armazenada. Confira quais são:
Cargas ligeiras
No caso das cargas ligeiras, estamos lidando com mercadorias que apresentam um peso relativamente baixo, mas ainda têm necessidades particulares em relação ao seu armazenamento, seja por conta do seu formato ou tamanho.
Esse é o caso de produtos como tubos fabricados em plástico, alumínio e cobre, perfis simples de alumínio ou de plástico, entre muitas outras mercadorias. A manipulação dos itens costuma ser manual, justamente por não serem tão pesados.
Ainda que esse tipo de estrutura não precise suportar tanto peso quanto às demais, as bases possuem um apoio no pavimento, que têm furos para permitir a ancoragem da estrutura ao solo por meio de buchas metálicas.
Cargas médias
Já quando as mercadorias consistem em itens longos e mais pesados que não são paletizáveis, a estrutura cantilever de cargas médias é a mais indicada.
Nesse caso, o manuseio já costuma ser feito com a ajuda de meios mecânicos, ainda que não se trate de uma carga pesada.
Mais uma vez, as buchas metálicas são utilizadas para garantir que a estrutura como um todo permaneça firme, de modo a sustentar os itens do estoque.
Alguns exemplos de cargas médias são os tubos em aço ou de aço inoxidável, madeiras e pavimentos, mas muitos outros itens podem se enquadrar na categoria.
Cargas pesadas
Por fim, a estrutura cantilever também pode ser usada para o armazenamento de cargas pesadas, como é o caso de alguns itens de madeira e de aço, a depender de fatores como seu volume e dimensão.
Esses são, de modo geral, os itens que demandam acessórios mecânicos de cargas elevadas para seu manuseio.
Assim, toda a estrutura é planejada com base em cálculos precisos, de forma que possa dar a sustentação necessária a esse tipo de mercadoria, garantindo a segurança dos produtos e dos profissionais responsáveis pela sua manipulação.
Principais benefícios em optar pela estrutura cantilever
Uma das principais vantagens oferecidas por esse tipo de estrutura é a otimização dos espaços de armazenamento das cargas.
Por ser um equipamento personalizado, que se adapta às necessidades de cada empresa, é possível aproveitar os ambientes com muito mais eficiência, o que também promove a redução dos custos de armazenagem.
Além disso, a possibilidade de alterar a estrutura também permite que a empresa reveja constantemente suas novas necessidades em relação à logística, atualizando o layout para que corresponda às especificidades das suas operações.
Também vale ressaltar que esse tipo de estrutura não precisa ser fixado em paredes e vigas, o que significa que as possibilidades de instalação são muito mais variadas.
Os métodos de instalação são excelentes para suportar diferentes cargas, sem comprometer a integridade das mercadorias ou a segurança dos profissionais responsáveis pelo seu manuseio, e as estruturas apresentam excelente durabilidade.
Dessa forma, fica muito mais fácil cuidar do estoque com eficiência, agilizar as operações no dia a dia e garantir uma logística de qualidade, que ajude a empresa a crescer ainda mais.
Para isso, no entanto, é fundamental que o equipamento utilizado seja de alta qualidade, fabricado em materiais de excelência, por uma empresa comprometida com a segurança das suas cargas.
Ou seja, para adquirir estruturas cantilever e melhorar o seu estoque, conte com a Fabrimetal!