O cálculo de carga em estruturas cantilever é uma ação fundamental para que o uso desse equipamento de armazenagem seja bem aproveitado, sem colocar em risco a segurança dos colaboradores.
O primeiro passo para isso é consultar as publicações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde através da NBR 15.524-2/2008, obtendo-se orientações sobre:
- criação de projetos de armazenagem,
- cálculo de cargas,
- montagem de estruturas,
- movimentação dos materiais,
- operação do sistema logístico,
- conservação do local e produtos armazenados.
É importante lembrar que essa NBR não é obrigatória e foi desenvolvida para estruturas tipo porta-paletes seletivos.
A estrutura cantilever possui diferenciais com relação aos porta-paletes, pois tem como objetivo armazenar materiais que possuem tamanhos e pesos acima do comum, portanto, são ferramentas de armazenamento que se adequam a essa realidade.
O conteúdo desenvolvido pela ABNT serve de base para que se atinja os objetivos voltados à segurança, rapidez e qualidade de armazenagem, porém, precisa de adaptações nos casos onde a estrutura precisa ser voltada a materiais de grande porte.
Para que esses objetivos sejam atingidos, faz-se necessário o cálculo de carga em estruturas Cantilever.
Deseja conhecer mais a esse respeito? Continue a leitura e confira detalhes sobre esse importante equipamento logístico!
A importância de realizar o cálculo de carga em estruturas cantilever
Para a realização do cálculo de carga em estruturas cantilever, é fundamental que seja definido quais materiais serão depositados em cada equipamento, onde é necessário que se conheça:
- peso,
- medida,
- matéria-prima do produto.
A partir desses dados, torna-se possível dimensionar o cantilever, considerando ainda as seguintes situações:
- o peso dos itens não podem exceder o suporte do piso existente no local,
- portas e saídas de emergência não podem ser obstruídas,
- deve-se respeitar a distância mínima de 50 centímetros das estruturas laterais.
A partir das análises a serem realizadas e da sua implantação, os seguintes benefícios são alcançados com a implantação de uma solução cantilever:
Aumenta a durabilidade da estrutura
O cálculo de carga em estruturas Cantilever aumenta a durabilidade dos equipamentos, pois não cria uma sobrecarga em seus componentes.
É verdade que a matéria-prima utilizada para a confecção dessas estruturas são mais resistentes do que em outras soluções de armazenamento, no entanto, o peso é um fator determinante para o aumento da vida útil das peças e consequentemente colabora com a economia logística da operação.
Otimiza o espaço
Os estudos, baseados em cálculos que consideram a estrutura do depósito em termos de espaço, possibilitam que sejam projetados equipamentos sob medida.
Isso significa o melhor aproveitamento de todo o espaço, onde a verticalidade pode ser uma ótima opção e o que é mais importante, os materiais ficaram acondicionados com segurança e sem correr riscos de deterioração.
Facilita as operações de carga e descarga
É também através das análises que se conclui qual o melhor aproveitamento dos espaços com relação às operações de carga e descarga e movimentação dentro do depósito.
As estruturas Cantilever não precisam ser apoiadas obrigatoriamente nas paredes ou colunas, portanto, podem ser utilizadas como divisórias de corredores, onde a entrada da mercadoria ocorre por um dos lados e a saída pelo outro.
Porém, também poderá ser instalada em um espaço próximo às paredes ou em locais que facilitem as operações logísticas.
Proporciona maior segurança para os trabalhadores
Por fim, grandes peças não podem ser armazenadas sem todos os cuidados envolvendo a segurança dos trabalhadores.
O mal-acondicionamento desses materiais podem levá-los a rolar e cair das prateleiras, causando prejuízos de toda ordem.
Mais uma vez, fica comprovado que o estudo e cálculos precisam ser realizados para evitar esse tipo de problema.
Como as estruturas cantilever são instaladas?
Depois de muitas análises, realização de cálculo de carga em estruturas Cantilever e desenvolvimento dos equipamentos logísticos, é chegada a hora das instalações.
Como toda uma avaliação já havia sido preliminarmente realizada, já se sabe exatamente onde serão colocadas as estruturas, pois requisitos básicos foram vistos, apontando ajustes para que as seguintes condições sejam atendidas:
- as condições e o nivelamento do piso precisam estar de acordo com as exigências do fabricante,
- uma área livre precisa ser mantida para a movimentação das cargas,
- o modelo adequado do cantilever já foi definido com relação à entrada e saída das mercadorias,
- o peso e tamanho dos materiais foram detectados e as estruturas correspondem às necessidades do projeto.
Precisa de ajuda? Conte com a Fabrimetal
Certamente você deve ter percebido que para que se alcance o sucesso no uso de equipamentos de armazenamento, é fundamental contar com profissionais que possam colaborar com as análises e o desenvolvimento de um bom projeto.
Para isso, seu empreendimento pode contar com a Fabrimetal, uma empresa que atua no mercado brasileiro desde 2001 e que possui uma equipe capacitada para avaliar as necessidades do seu negócio e adequar a melhor solução de acordo com a realidade das estruturas disponíveis.
Agora que você já sabe como funciona o cálculo de carga em estruturas Cantilever, entre em contato conosco para apresentar a sua demanda e questionamentos a respeito das melhores soluções de armazenamento do mercado.