O porta paletes é um grande facilitador dos processos logísticos de um armazém.
Vale lembrar que os paletes são estruturas conhecidas também como estrados ou tablados que facilitam a movimentação, carga, descarga e armazenagem de produtos.
São fabricados utilizando materiais como:
- madeira,
- plástico,
- metal.
O palete possibilita que sejam agrupados e empilhados um número considerável de produtos, organizando o ambiente, garantindo qualidade e produtividade no dia a dia de um armazém.
Os porta paletes, por sua vez, são estruturas que permitem que essas soluções sejam empilhadas, possibilitando uma melhor utilização dos espaços e diminuindo significativamente os custos de armazenamento.
Esses equipamentos possibilitam adaptações atendendo as mais diversas necessidades de um depósito, pois são fáceis de serem manuseados e flexíveis para todo tipo de demanda.
As estruturas são comparáveis a de uma estante, onde os produtos são guardados verticalmente com total segurança, no entanto, são voltados para a estocagem de grandes quantidades de materiais.
Neste post, apresentaremos os seus principais modelos, suas estruturas e em quais situações devem ser utilizados. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Quando usar os porta paletes?
O porta paletes deve ser utilizado por toda empresa que necessita melhorar o aproveitamento do espaço de seu depósito e que trabalha com recebimento ou envio de cargas paletizadas, ou seja, compra ou venda de grandes quantidades de materiais.
Além de organizar os estoques, esse modelo de armazenamento facilita o inventário e a movimentação de mercadorias.
Mais do que isso, é também uma maneira inteligente de diminuir os custos de estocagem e aumentar os resultados da operação.
Isso se dá em função do ótimo aproveitamento de todos os espaços de um depósito, onde de forma segura, torna-se possível a guarda de grandes quantidades de materiais e adaptações através dos modelos que iremos conhecer na sequência.
Tipos de porta paletes e as suas vantagens
Como vimos, o porta paletes é adaptável para as mais diversas situações de um depósito, atendendo a variadas necessidades.
Isso significa muitas possibilidades de configurações, onde equipamentos podem colaborar com os processos logísticos de estocagem e movimentação, que utilizam:
- empilhadeiras,
- elevadores do tipo torre,
- transelevadores automáticos.
Vamos conhecer os principais modelos de porta paletes utilizados nos depósitos:
Convencionais
O porta paletes convencional é adaptável para qualquer peso, tamanho e espaço, permitindo estocar os paletes em alturas variáveis e próprio para produtos de alta rotatividade.
Uma excelente opção para ambientes onde existam espaços livres para movimentação e os corredores são adaptados de acordo com as estruturas e necessidades da operação.
As vantagens apresentadas nesse modelo são:
- rapidez de armazenagem,
- adaptação de cargas de alta rotatividade,
- possibilidade de mover um palete sem movimentar os demais,
- compatibilidade com equipamentos e operações industriais.
Para corredores estreitos
Para os depósitos onde os corredores são estreitos, existe também uma ótima opção de porta paletes.
Eles são projetados de maneira a atender a essa especificação, a partir de avaliações e permitindo o trânsito de pessoas e equipamentos.
Adaptáveis a espaços limitados, eles possibilitam o melhor aproveitamento dos espaços e atendem com qualidade a essa realidade, porém, é indispensável que uma análise seja realizada para que as estruturas venham a ser desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada ambiente.
Para transelevadores
Existem situações nos depósitos que os corredores são muito estreitos, não permitindo sequer a entrada de uma empilhadeira.
Nesse caso, os processos de armazenamento, retirada e movimentação de mercadorias são realizados utilizando os transelevadores.
Esse modelo é bastante seguro e evita acidentes, além de atender com qualidade e de forma automática os processos de armazenagem que utilizam o sistema FIFO (first in, first out), ou seja, o primeiro que entra no estoque deve ser o primeiro a sair.
Mais uma vez, o porta paletes surpreende positivamente nesse modelo de armazenagem, pois, como já vimos, podem ser desenvolvidos de forma a serem adaptados às necessidades de cada ambiente.
Autoportantes
Chegamos aos autoportantes, ou seja, uma solução muito interessante para empresas que possuem um amplo espaço disponível para armazenamento.
Nesse caso, a estrutura precisa apenas de suporte para fechamento lateral e de cobertura e pode ser projetada, fabricada e instalada de forma muito rápida, quando comparada aos demais modelos.
Além disso, os investimentos são menores e encaixa-se a situações que necessitam de estruturas elevadas, alta rotatividade de movimentação e grandes volumes.
Fabrimetal: porta paletes seguros e de alta qualidade!
Todos esses modelos podem ser encontrados na Fabrimetal, uma empresa especializada no setor que atende a clientes de todo o Brasil desde 2001.
Utilizando tecnologia de ponta e desenvolvendo projetos sob medida e de acordo com as necessidades de cada ambiente, a empresa atende aos mais diversos segmentos, personalizando soluções.
Uma equipe de profissionais altamente capacitada se coloca à disposição para avaliar cada situação e apresentar, a partir de estudos e da experiência consolidada que possui no setor, a solução adequada para cada caso.
Todos os materiais utilizados como matéria-prima passam por rigorosos processos de qualidade, quando são tratados com revestimentos que garantem resistência superior e maior proteção ao produto final.
Na Fabrimetal, você encontra a solução adequada de porta paletes para atender as necessidades da sua empresa, além de produtos de armazenagem e transporte de mercadorias para as mais variadas situações logísticas.
Para conhecer mais a respeito, acesse nosso site e conheça nossas soluções. Estamos prontos para conhecer e apresentar o que existe de melhor no mercado, atendendo as expectativas e garantindo qualidade aos processos logísticos de sua empresa!