É muito normal sentir receio na hora de armazenar cargas de grande comprimento. Afinal, os riscos de avaria são maiores e, consequentemente, há muito em jogo. Nesse sentido, é essencial ter processos logísticos bem desenvolvidos para preservar as mercadorias e deixar tanto a empresa quanto o cliente satisfeitos.
Ainda que seja necessário ter cuidados extras para armazenar cargas de grande comprimento, não precisa ter pânico. Basta seguir algumas dicas para manter as cargas de grande comprimento e peso seguras durante todo o processo de transporte e armazenamento.
Como armazenar cargas de grande comprimento?
Esse é mesmo um assunto muito delicado, com vários pontos de atenção. Afinal, a maioria das cargas são transportadas através de rodovias — e as más condições das entradas, somadas ao alto risco de assaltos, torna esse deslocamento muito perigoso. Dessa forma, é necessário investir em infraestrutura a fim de ajudar a transportar e armazenar cargas de grande comprimento.
Com isso em mente, podemos entender que é preciso ter estruturas apropriadas para aguentar peso e tamanho dos produtos.
Existem diversas soluções para esse tipo de questão no mercado, e para optar entre uma delas você precisa levar em consideração questões como ordem de entrada e saída da mercadoria, volume a ser armazenado, seletividade do material e acessibilidade.
Também se faz necessário ter equipamentos próprios para armazenar cargas de grande comprimento.
Esses itens precisam se locomover dentro das fábricas e armazéns de forma segura — não só para garantir sua integridade, mas para manter os colaboradores seguros. Por isso, recomenda-se o uso de sistemas de armazenagem específicos para cargas largas e/ou pesadas.
Os mais utilizados são os porta paletes. Os da Fabrimetal ampliam a capacidade de armazenagem de determinada área através da verticalização do estoque. Seu sistema de encaixes permite uma montagem eficiente e segura e são adaptáveis a qualquer tipo de carga e volume, inclusive as mais elevadas.
A estrutura porta paletes é customizada para atender as necessidades específicas de cada cliente, tornando o acesso e o manuseio aos produtos mais fáceis e ágeis. De modo geral, esses sistemas de armazenagem são indicados tanto para armazéns, estoque e centros de distribuição, quanto para as áreas de separação de pedidos e pulmão de produção.
Sistema Cantilever para armazenar cargas de grande comprimento
Você já ouviu falar do sistema Cantilever? Se não, prepare-se: ele é o sistema mais indicado para armazenar cargas de grande comprimento. Sua estrutura é simples, porém extremamente eficaz, e seus componentes são:
- base: pode ser unitária ou dupla, e não há necessidade de ser fixada nas paredes ou pilares do armazém.
- consolas: o nome que se dá à parte que envolve os braços de sustentação do cantilever. Na maior parte do tempo, são formadas por tubos retangulares fixados nas bases com parafusos.
- vigas: também conhecidas como “braços”, são acopladas às consolas e usadas para o armazenamento de materiais.
- detentor: minimiza os riscos de deslizamento dos produtos.
Esse sistema de armazenagem é reconhecido por ser sólido, firme e adaptável. Logo, é bastante indicado para armazenar cargas de grande comprimento. Isso inclui chapas metálicas, PVC, tubos de aço, vigas, bobinas pesadas e outros materiais. Além disso, indústrias que guardam matérias-primas em grande escala se beneficiam ao adotar essa estrutura.
Ou seja, quando falamos em boas práticas para armazenar cargas de grande comprimento, não podemos ignorar o sistema Cantilever. Ele é a escolha ideal para empresas que precisam de uma estrutura de armazenagem bastante ampla em relação ao comprimento das cargas, com alta resistência para suportar os pesos.
Como vimos, o sistema cantilever é o mais indicado para armazenar cargas de grande comprimento. Essa estrutura simples, porém extremamente eficaz, facilita a estocagem pelo abastecimento e retirada feitos pela lateral.
O planejamento da melhor estrutura cantilever é necessário, uma vez que o armazenamento pode requerer espaços maiores para a movimentação de cargas. Para saber como escolher a melhor estrutura cantilever e assim armazenar cargas de grande comprimento com segurança, clique aqui.