A situação não é favorável: com o aumento do valor do metro quadrado, muitas empresas precisam lidar com o desafio de ter pouco espaço disponível para o seu armazém. Afinal, não é só uma questão de espaço: a desorganização e confusão visual podem prejudicar os fluxos operacionais e, consequentemente, atrasar as entregas. 

Deu para perceber a importância de aproveitar bem o espaço disponível, procurando formas inteligentes de guardar os insumos. O lado positivo é que muitos negócios já entenderam que a armazenagem vertical pode ser uma solução para o armazém. Ter estantes ou prateleiras industriais é imprescindível para o seu negócio prosperar, especialmente em cidades em que a precificação do espaço é elevada. 

A seguir, você vai entender como as prateleiras podem ser uma excelente solução para o seu negócio, além de entender por que a armazenagem vertical é considerada o futuro dos armazéns. 

Armazenagem vertical: maior aproveitamento do espaço

O conceito de armazenagem vertical não é novo, mas ganhou bastante popularidade nos últimos anos. Em especial nas grandes cidades, em que o custo por metro quadrado fica cada vez mais elevado — isso fez com que os empreendedores precisassem de uma solução para estocar mais insumos em espaços menores. 

Surge, então, a armazenagem vertical com o propósito de aproveitar a altura dos armazéns e centros de distribuição (CD). Essa é uma forma inteligente de utilizar o espaço disponível, potencializando assim a capacidade de armazenagem. Não à toa, especialistas na área entendem que essa é uma das principais tendências para o futuro dos armazéns e CDs. 

É bem fácil entender a lógica por trás dessa afirmação — o uso de prateleiras industriais, solução que será abordada mais para frente, permite que a armazenagem aproveite toda a altura do espaço. Com o auxílio de empilhadeiras, os colaboradores podem estocar insumos até o teto, fazendo com que o estoque comporte ainda mais material. 

Dessa forma, a armazenagem vertical é a solução ideal para empresas que querem ampliar sua capacidade de armazenamento. A aplicação dessa solução também influencia na organização e rapidez das entregas, pois permite que os colaboradores encontrem os produtos com mais facilidade.

A armazenagem vertical não é benéfica apenas para a empresa em si, uma vez que também traz vantagens para os funcionários. Você sabia que a dor lombar é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas todos os anos? A doença, chamada lombalgia, pode ser evitada com o uso das prateleiras industriais, pois resulta em uma estrutura mais ergonômica. Logo, não força tanto a lombar dos colaboradores, evitando que eles fiquem doentes. 

Por fim, não podemos esquecer que o uso das prateleiras industriais faz com que a organização gaste menos recursos financeiros. Afinal, o melhor aproveitamento dos espaços permite o armazenamento de mais produtos.

 

Prateleiras industriais: a solução ideal para seu armazém

Agora que explicamos como a armazenagem vertical é uma das principais tendências para os armazéns e centros de distribuição, é hora de saber como as estantes entram nesse cenário. 

As prateleiras industriais da Fabrimetal são destinadas ao armazenamento de diversos tipos de produtos. Elas são desmontáveis e de fácil manuseio, e a estante de aço é facilmente adaptável de acordo com a altura e necessidade de cada tipo de sistema de armazenagem. 

A empresa trabalha com modelos tradicionais de prateleiras para estoque, além das seguintes opções de bandejas: 

  • Prateleira industrial separador de caixa;
  • Prateleira industrial com bandeja galvanizada;
  • Prateleira industrial com bandeja MDF 18mm laminado.

A estante industrial é versátil e produzida em vários modelos de prateleiras para atender diversos segmentos com demandas e cargas diferentes. De modo geral, esse tipo de solução de armazenagem é indicado para: 

  • Armazenar produtos avulsos;
  • Pequenos itens em geral, almoxarifados, autopeças, entre outros;
  • Separação e montagem de pedidos em múltiplos níveis.

Gostou desse texto? Aplicar a armazenagem vertical no seu negócio é apenas uma forma de ampliar o aproveitamento do espaço disponível. Saber como fazer mais com menos é essencial para manter a saúde financeira da sua empresa. 

 

Clique aqui para ler o artigo com dicas de como ter o máximo de aproveitamento do seu armazém. Assim, você potencializa a operação e aumenta a eficiência no atendimento aos clientes. 

×