Pandemia acelera a transformação da logística

A pandemia da COVID-19 trouxe sequelas para diversas empresas e setores. O comércio, por exemplo, registrou 16,8% de queda no volume de vendas em abril de 2020. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados em junho pelo IBGE, reforçam o momento de crise vivido no Brasil — e o setor da logístico também sentiu esse “baque”. 

Mais do que nunca precisamos falar sobre a transformação da logística e como o setor precisa se reinventar para atender às demandas dos clientes ao mesmo tempo que mantém sua saúde financeira em dia. E boa parte disso vai vir do digital, um meio que muitos gestores ainda resistem em entrar. 

O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores e Produtos Industrializados (Abad), Emerson Destro, afirmou em entrevista que a pandemia serviu para acelerar o processo de transformação da logística no meio digital: “O e-commerce e o marketplace já estavam entre os projetos dos empresários, mas agora ele definitivamente saiu da gaveta. Todo mundo vai ter que entrar no jogo”. 

Mas você deve estar se perguntando o que é a transformação da logística e como levar a sua empresa para esta nova fase do setor. Continue a leitura e descubra! 

 

Logística 4.0 e os progressos na armazenagem

É impossível pensar na transformação da logística sem levar em consideração o conceito de Logística 4.0.

A chamada “fábrica inteligente” representa a tendência de produções auto-otimizadas e auto-organizadas. Ela é também uma aposta em um novo tipo de gestão, com produção avançada e práticas inovadoras dentro do ambiente fabril. 

Antigamente, as fábricas precisavam ter grandes armazéns e produtos sempre à disposição para se manterem relevantes no mercado.

Porém, conforme o tempo foi passando, os gestores perceberam que isso resultava em grandes prejuízos, pois muitos produtos atingiam seus prazos de validade ou sofriam avarias por questões externas. 

Hoje o jogo mudou e a transformação da logística se reflete principalmente na eficiência das fábricas e armazéns. Gestores bem informados sabem que não podem mais se basear em “achismos” — eles precisam de dados confiáveis para fazer análises, reposicionar equipes e montar processos eficazes. 

 

Transformação da logística e a pandemia

Sem dúvidas, a pandemia da COVID-19 ressignificou todos os aspectos sanitários, econômicos e políticos. Diversas empresas e setores foram impactados, incluindo a própria logística. No entanto, esta área precisou se recuperar rapidamente pois muitas das organizações oferecem serviços essenciais à sociedade.

O avanço da doença fez com que o isolamento social fosse necessário e, por causa dele, as pessoas mudaram seus hábitos de consumo. Em abril de 2020, o e-commerce cresceu 81% em abril, chegando a faturar R$ 9,4 bilhões. Sem a transformação da logística para acompanhar essa tendência, muitos empreendimentos seriam prejudicados. 

Em um mercado ainda mais competitivo que antes, as empresas do setor precisam demonstrar que são capazes de se sobressair e o grande diferencial está justamente na digitalização dos processos. Quem não investir na tecnologia como parte da transformação da logística vai ficar para trás.

 

Transformação da logística dentro dos centros de armazenamento

Não podemos considerar apenas o aspecto digital da transformação da logística. O espaço físico também precisa passar por modificações, e os gestores precisam refletir se o layout do armazém está organizado da maneira mais inteligente. 

Em momentos tão caóticos como esse, qualquer investimento parece ser de grande risco. É bom avaliar se suas soluções de armazenagem são realmente as mais indicadas para o seu negócio ou se você precisa de algo mais customizado, que de fato atenda às necessidades da sua operação logística.

A Fabrimetal está no mercado desde 2001 e oferece mais do que tecnologias: a empresa entrega soluções inteligentes em sistemas de armazenagem, elaborando projetos alinhados com a necessidade de cada cliente. 

Boa parte da transformação da logística está ligada a Indústria 4.0 e os efeitos que ela trouxe para o mercado. No entanto, o Brasil precisa acelerar o passo se quiser estar preparado para os desafios do futuro. Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto!

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