O sistema cantilever é desenvolvido para atender a condições diferenciadas de armazenagem, por isso é adaptável aos mais diversos tipos de materiais a serem estocados.
Por mais que essa estrutura possibilite a armazenagem de produtos com dimensões e pesos diferenciados, nem sempre esses materiais seguem o mesmo padrão, como é o caso de:
- canos de PVC,
- chapas de metal,
- madeiras,
- barras,
- bobinas, etc.
Em alguns desses casos são necessárias estruturas que tenham largura suficiente para o acondicionamento das mercadorias, já em outras situações o que vale é a altura, também há aqueles produtos que são muito pesados.
Isso significa que existem condições diferenciadas para cada situação, portanto, torna-se necessário que a estrutura cantilever possa sofrer adaptações e mudanças, atendendo as mais diversas necessidades e cumprindo com o seu objetivo.
Mais do que isso, esses equipamentos devem possibilitar a desmontagem e uma nova formatação na medida em que novas demandas surjam, isso sem precisar envolver especialistas ou ferramentas especiais.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito. Continue a leitura e confira!
Entenda o que pode ser personalizado em um cantilever
Conhecida essa realidade, vale a pena abordarmos o que efetivamente pode ser personalizado em um cantilever:
Altura, profundidade e espaçamento dos braços
A base do cantilever envolve as colunas, conhecidas também como consolas, e os braços, apelidados também de vigas.
Esses braços são parafusados nas colunas, possibilitando mudanças em termos de altura e alterações no espaçamento destinado ao acondicionamento das mercadorias, portanto, atende aos mais diferentes tipos de carga e maximiza o uso vertical do ambiente.
A partir desses ajustes nas vigas, os espaços podem ser diferenciados na medida da demanda existente, a profundidade pode ser trabalhada pelo fornecedor durante o processo de fabricação do equipamento.
Tipos de braços e colunas
Além de serem passíveis de regulagem, tanto os braços como as colunas precisam ser desenvolvidas com materiais que suportem o peso e volume dos materiais a serem armazenados.
Para isso, deve-se estar atento a espessura do material na qual o cantilever será fabricado, considerando:
- compressão,
- tração,
- flexão.
Os braços podem ser desenvolvidos de forma a se posicionarem de maneira fixa, móvel ou ainda inclinados.
Diante dessas possibilidades, o caminho correto envolve um estudo a respeito dos materiais que serão estocados, avaliando as diversas variáveis existentes e a melhor solução para a realidade de cada ambiente.
Acabamento e resistência estrutural
Por fim, é perfeitamente possível a personalização da pintura, mantendo um padrão no depósito.
Pode-se optar por tratamento anticorrosivo e o uso de materiais mais reforçados, visando oferecer as condições adequadas para o cantilever que será exposto a ambientes agressivos ou que precisam oferecer maior resistência.
Como cada variável impacta a eficiência do armazém?
São muitas as variáveis que acabam impactando a eficiência logística, especialmente a escolha das estruturas e os cuidados com os detalhes que colaboram para melhorar os resultados operacionais em um armazém.
Muito além de se verificar as condições apropriadas para o armazenamento dos produtos, as boas escolhas são fundamentais e influenciam diretamente o:
- uso dos espaços,
- organização,
- segurança,
- agilidade das operações logísticas.
A personalização do cantilever e de quaisquer estruturas de armazenagem faz toda a diferença em um projeto envolvendo o layout e as melhores condições para os produtos.
Uma maneira de acertar nessa escolha é contar com um fornecedor experiente, capacitado e que possui as condições adequadas em oferecer um suporte técnico de qualidade, avaliando as condições do ambiente, às necessidades da empresa e apresentando as melhores soluções de maneira personalizada.
O que deve ser considerado na personalização do cantilever?
Diante da possibilidade existente na personalização do cantilever, vem a dúvida: o que deve ser considerado para a definição da melhor solução para o armazém?
O primeiro aspecto a ser avaliado diz respeito ao tipo de material que será armazenado, observando detalhes como:
- peso,
- dimensões,
- frequência de movimentação.
Além disso, será preciso avaliar o tipo de empilhadeira que será utilizado e o espaço existente no ambiente para as manobras e uma boa movimentação das mercadorias.
Por fim, será preciso considerar a resistência necessária da estrutura para suportar com qualidade a estocagem dos produtos, portanto, é preciso realizar cálculos de engenharia e o atendimento às normas técnicas estabelecidas.
Como se observa, a personalização do cantilever exige algum conhecimento e informações que possam colaborar para que a melhor solução seja desenvolvida conforme a realidade e necessidades do seu empreendimento.
Se existem dúvidas a respeito ou se você deseja solicitar um orçamento das estruturas desenvolvidas pela Fabrimetal, entre em contato. Estamos à disposição para avaliar as demandas do seu projeto e apresentar a solução adequada para a sua empresa!