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Gestão estratégica de diferentes tipos de estoques

Toda organização que trabalha com produção e venda de produtos que se preze, necessita ter um estoque para melhor administrar demais processos e os sistemas de armazenagem são peça fundamental nesse trabalho de gestão. Como as demandas são diferentes de um segmento para outro, os autores Slack et. al. classificaram os estoques de quatro formas diferentes: estoque regulador, estoque de ciclo, estoque de antecipação e estoque de canal. Vamos explicar cada uma delas mais detalhadamente a seguir:

Processamento de pedidos no processo de logística

O tempo que se leva para completar uma atividade na indústria representa um fator importante na definição do preço de um produto, por isso, é algo muito levado em consideração por empresários de diversos segmentos. Recentes estudos, liderados pelo teórico Ballou, dizem que os gastos com logística representam cerca de 50% e em alguns casos podem chegar a 70% do valor final do produto. Tudo isso leva a uma consideração importante: otimizar o tempo é uma atividade relevante para as organizações. Os sistemas de armazenagem servem também para a auxiliar a empresa nesse sentido, uma vez que, tendo um ambiente bem organizado, a empresa irá ter um processo produtivo mais eficaz. Além disso, softwares de WMS ou picking também permitem um melhor controle dos gestores da organização nas atividades pertinentes ao setor de logística da empresa.

Para auxiliar a indústria em seu planejamento logístico, pode-se trabalhar melhor o processamento de logística, assunto que será o tema abordado a seguir:

Sistemas de armazenagem no setor de bebidas

Já foram apresentados aqui diversos conceitos de logística empresarial e sistemas de armazenagem, entre os quais o mais aceito pela maioria dos teóricos é o de Ballou, que chama de logística todas as atividades de movimentação e armazenagem que de alguma forma movimentam o fluxo de materiais na empresa.

No setor de bebidas, os sistemas de armazenagem também são úteis na chamada logística reversa, assunto já abordado aqui em outras ocasiões. Vamos recordar o conceito dessa modalidade: é definida por logística reversa o retorno de produtos e/ou embalagens para seu local de produção. Vale lembrar que o processo reverso é contínuo, formando um ciclo e não tendo um final definido.

A ergonomia na indústria

Desde a época da revolução industrial, quando muito trabalhadores deixaram a vida no campo e migraram para as grandes capitais que começaram a surgir doenças oriundas da má postura dos trabalhadores e patologias afins. Com o passar dos anos diagnosticou-se que muitas dessas doenças e dores que os trabalhadores sentiam estão relacionadas a má ergonomia que era instalada nas empresas na época, que pouco se preocupavam com questões relacionadas à saúde e ao bem-estar dos funcionários. Vale lembrar que nessa época, quando se instalava o regime fordista, era pouco comum a preocupação dos empresários com a segurança de seus colaboradores e essa cultura se estende em algumas organizações mais conservadoras até os dias atuais. Os sistemas de armazenagem, atualmente, podem servir também como instrumento para melhorar a ergonomia dos trabalhadores. O sistema carrossel, por exemplo, é um tipo de sistema de armazenagem que contribuiu para que o trabalhador não seja exposto a posições insalubres e que possam acarretar em problemas para sua saúde. Falaremos mais sobre isso nos parágrafos a seguir:

Sistemas de armazenagem na indústria calçadista

Indústrias dos mais variados segmentos adotam o uso de sistemas de armazenagem para melhor realizar seus trabalhos de logística e estoque. No ramo calçadista não é diferente e é esse assunto que será abordado hoje aqui no site.

Um dos principais fatores que levam as indústrias a investirem em tecnologias diferenciadas para apresentar um melhor desempenho na logística e em todo o seu trabalho de modo geral é a competitividade. Vivemos em uma época em que existem várias empresas em cada setor e estudos apontam que os consumidores são cada vez mais exigentes, ou seja, qualquer vantagem que uma empresa venha a oferecer em relação a seus concorrentes pode ser vir de chamariz para “roubar” seus clientes. No setor calçadista isso não acontece de maneira diferente e, por isso, que as indústrias do segmento estão investindo cada vez mais em ações que visem a melhorar seus produtos e condições oferecidas ao consumidor.

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