Muitos profissionais da área de logística ainda têm dúvidas a respeito da adoção do cantilever e dos motivos que levam essa estrutura a ser uma opção vantajosa quando comparada ao porta-paletes.
A logística vem se aperfeiçoando a cada dia e a área de armazenagem se torna cada vez mais estratégica nas operações, uma vez que o mercado exige:
- diversidade,
- rapidez,
- precisão,
- disponibilidade de produtos.
A busca por fornecedores confiáveis e que cumpram com os compromissos assumidos é de fundamental importância nos dias atuais, uma vez que muitas metodologias empresariais apostam em estoques enxutos e alta capacidade de atendimento por parte dos fornecedores.
Já o consumidor final, ou seja, aquele que irá utilizar o produto adquirido, torna-se cada vez mais exigente.
Em função das facilidades oferecidas pela internet, ele está a apenas um clique de uma nova loja e da concorrência, portanto, o sucesso de qualquer empreendimento está diretamente relacionado a fatores que vão muito além dos preços.
É importante compreender que a qualidade nos processos e sistemas de armazenagem está diretamente associada ao sucesso do empreendimento, pois esse quesito é fundamental para garantir rapidez, precisão, redução de custos e satisfação dos clientes.
Por incrível que possa parecer, a decisão entre uma solução cantilever e porta-paletes pode fazer toda a diferença nos resultados da operação. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
Entenda o funcionamento do cantilever e porta-paletes
Não existe uma estrutura de armazenagem melhor ou pior do que outra, uma vez que tudo depende das necessidades e da realidade de cada situação.
Muitas empresas operam com as duas estruturas mencionadas, cada qual atendendo a determinada demanda do negócio, garantindo qualidade nas atividades logísticas.
As estruturas cantilever são desenvolvidas para atender a características específicas de alguns tipos de materiais.
Elas são voltadas a oferecer qualidade de armazenagem para produtos que possuem dimensões ou peso acima do normal, como, por exemplo:
- canos de PVC,
- barras de ferro,
- madeiras,
- vigas,
- chapas,
- bobinas, etc.
O porta-paletes é comumente empregado em locais que demandam áreas para o armazenamento de grandes volumes de produtos, os quais são entregues em caixas ou fardos. Nesses casos, os paletes servem como base para o carregamento, movimentação e descarregamento desses materiais.
Principais diferenças entre os sistemas de armazenagem
Existem grandes diferenças entre sistemas de armazenagem cantilever e porta-paletes.
O porta-paletes, por exemplo, possui um tamanho padrão adotado no Brasil, medindo 1000 x 1200 mm, conhecido como padrão PBR.
Nos casos envolvendo o mercado internacional, outros tamanhos podem ser adotados, como o Euro Pallet, que mede 1200 x 800 mm, e o Americano, que possui 1200 x 1000.
A China, por sua vez, utiliza medidas de 1.165 mm, tanto na largura como em profundidade.
São, portanto, estruturas voltadas a atender a maioria das necessidades das mercadorias que possuem um tamanho comum, embaladas em caixas e que são movimentadas por empilhadeiras utilizando a estrutura do palete como apoio.
No caso do cantilever, como já vimos, são voltados a atender aos produtos que possuem tamanhos e pesos diferenciados, evitando que venham a se deteriorar em função do próprio peso e possam ser movimentados e armazenados com segurança e rapidez.
Nesse caso, cada cantilever é projetado de forma a atender demandas específicas, podendo ser adaptados na medida das necessidades que surgirem.
Quando o cantilever se torna a opção mais vantajosa?
A estrutura cantilever é a melhor escolha sempre que os porta-paletes não atenderem às necessidades de armazenagem.
Com essa decisão, previne-se armazenar os produtos de forma improvisada ou em locais impróprios, como diretamente no chão do depósito ou encostados em paredes. Isso minimiza significativamente os riscos de acidentes e a possibilidade de danos às mercadorias.
É preciso atenção para as aplicações e realidade de cada operação, garantindo eficiência operacional e o melhor custo-benefício.
Vale lembrar que as estruturas do cantilever são voltadas a suportar pesos acima de 10 toneladas, portanto, são desenvolvidas com materiais de alta resistência.
Como escolher entre os dois sistemas para o seu armazém?
Certamente, você já percebeu que o principal fator na escolha entre o sistema porta-paletes e cantilever leva em consideração o tipo do produto que será armazenado.
É preciso também considerar que o espaço do depósito se torna fundamental para essa decisão, pois um estudo deve ser realizado por profissionais capacitados que tenham condições em apresentar o melhor layout para o armazenamento das mercadorias, considerando a movimentação e locais disponíveis para as manobras dos veículos.
Esse é o caso da Fabrimetal, uma empresa especializada em estruturas de armazenagem que, a partir de uma avaliação do layout e necessidades do cliente, elabora um projeto específico que atenda a demanda de cada projeto.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato e peça um orçamento. Queremos entender as particularidades do seu depósito para oferecer a solução ideal para o seu negócio!


