A estrutura de armazenagem porta-paletes apresenta inúmeras vantagens para qualquer tipo de armazenamento.
Existem diversas alternativas para organizar de forma eficiente o armazenamento de produtos e a estrutura de armazenagem porta-paletes aumenta a segurança dos bens armazenados. Trata-se de uma das estruturas mais simples e baratas, oferecendo benefícios desde o acesso mais rápido aos itens e com separações mais otimizadas, inclusive oferecendo maior capacidade de estocagem.
A estrutura de armazenagem porta-paletes atende três finalidades básicas:
- Maior utilização cúbica, fornecendo a estrutura de apoio essencial para o empilhamento de produtos em alturas maiores do que as possíveis, no caso de os paletes serem empilhados uns sobre os outros;
- Proteção dos produtos armazenados, eliminando as forças de esmagamento verticais no caso de produtos empilhados uns sobre os outros, protegendo ainda o produto do impacto como os equipamentos e veículos utilizados no almoxarifado;
- Melhor organização, estocando cada palete num local exclusivo.
A estrutura de armazenagem porta-paletes convencional é indicada para praticamente todos os tipos de armazéns, proporcionando maior velocidade e segurança, tanto no carregamento quanto no descarregamento e transporte.
Os paletes, na estrutura de armazenagem porta-paletes, são colocados com o uso de empilhadeiras ou transelevadores, equipamentos que podem suportar desde pequenos volumes até cargas com mais de 2,5 toneladas.
Os acessórios na estrutura de armazenagem porta-paletes
A estrutura de armazenagem porta-paletes possui diversos tipos de acessórios. Entre os mais aplicados, estão os seguintes:
- Transversinas, que permitem que os paletes sejam estocados com o apoio em outros sentidos que não o tradicional;
- Plano H, que permite a estocagem de paletes em profundidades diferentes;
- Porta-skids, acessório que é utilizado para tornar viável a estocagem de caçambas ou de paletes especiais.
A estrutura de armazenagem porta-paletes também oferece soluções diferenciadas, como os túneis para circulação de empilhadeiras e layouts que permitem envolver eventuais colunas dos armazéns, mantendo-as livres de operações dos equipamentos e oferecendo maior rentabilidade na movimentação de cargas.
Entre os acessórios utilizados na estrutura de armazenagem porta-paletes, existem aqueles que são utilizados para aumentar a segurança dos equipamentos. Entre os mais comuns estão os protetores, fornecidos em diversos modelos, com o objetivo de proteger as colunas de choques eventuais com os equipamentos de movimentação.
Os acessórios de proteção para a estrutura de armazenagem porta-paletes ainda devemos lembrar os guard rails, esquis para apoio dos paletes, longarinas centrais, entre outros, que aumentam a segurança dos paletes na prateleira.
Vantagens da estrutura de armazenagem porta-paletes
Optando por uma estrutura de armazenagem porta-paletes, a empresa poderá contar com uma série de vantagens no seu sistema de armazenamento. Uma delas e, provavelmente a principal, é a seletividade.
Com a estrutura, é possível ter acesso rápido e fácil a qualquer posição dentro do almoxarifado em qualquer situação, sem necessidade de movimentar outras cargas. Além disso, como a estrutura trabalha com posições fixas, torna-se mais fácil a utilização de sistemas de gestão de armazenamento para manter o controle de todo o estoque.
Outra grande vantagem da estrutura de armazenagem porta-paletes é o seu custo com relação a outros tipos de armazenamento, como o drive-in, o dinâmico e o rack, por exemplo.
A estrutura de armazenagem porta-paletes também apresenta baixo custo para sua manutenção. Como se trata de estrutura metálica, leve e resistente, o porta-paletes torna-se um equipamento mais versátil, podendo ter sua configuração alterada com mais facilidade, possuindo também uma vida longa, quando bem cuidada.
Embora traga inúmeras vantagens, a estrutura de armazenagem porta-paletes também apresenta algumas desvantagens, mas nada que não possa ser superado. Entre elas, está o fato de que parte do espaço físico dedicado às estruturas pode chegar a metade da área de armazenagem, gerando muitos corredores e podendo se perder grande área do almoxarifado.
No entanto, ao mesmo tempo, a estrutura de armazenagem porta-paletes oferece maior verticalização, situação ideal para armazéns com pé direito mais altos, possibilitando maior concentração da carga e suplantando a perda de área plana.