A logística 5.0 modificou completamente os processos que envolvem a armazenagem e a movimentação de mercadorias, no entanto, o tradicional cantilever ganhou força a partir dessa realidade.
Antes de entrarmos nos detalhes desse assunto, é importante conhecermos um pouco mais sobre a área de logística e como a tecnologia vem colaborando para o sucesso de muitas empresas.
Não é mais novidade que a logística ganhou uma importância significativa junto ao consumidor, seja ele uma pessoa física, uma empresa e até mesmo as organizações governamentais.
Essa área, que durante muito tempo tratava apenas de providenciar a estocagem e o transporte das mercadorias, tornou-se um diferencial de mercado, pois a qualidade e o prazo nos serviços logísticos são relevantes para a decisão de compra de um produto.
Adicionalmente, a relevância da área para os custos operacionais de uma empresa é outro fator que justifica investimentos no setor.
Cada vez mais é preciso trabalhar com as informações e processos que estejam de acordo com as necessidades do mercado, daí então o sucesso que a logística 5.0 vem alcançando em empresas de todo o Brasil.
Neste post, apresentaremos de que forma as estruturas cantilever estão associadas e integradas a tecnologia e as novas necessidades do setor. Continue a leitura e confira detalhes!
A força do cantilever em operações logísticas
O sistema cantilever é uma solução já consolidada no mercado, escolhida por empresas que buscam otimizar a qualidade de seus processos, especialmente no armazenamento de materiais com dimensões ou pesos incomuns.
Esse é o caso de produtos que precisam receber a atenção na armazenagem, no entanto, necessitam de estruturas adequadas para essa situação, como, por exemplo:
- chapas,
- canos de PVC,
- bobinas,
- madeiras,
- vigas,
- barras de ferro, etc.
O cantilever é projetado exatamente para atender a essa demanda, evitando que os produtos possam se deteriorar em função do seu próprio peso ou fiquem em contato com o solo e sofram os problemas que essa ação causa.
Concebidos a partir de estruturas reforçadas e podendo ser montados de acordo com as necessidades específicas de cada processo, essas estruturas fazem parte da realidade de milhares de empresas em todo o país.
Logística 5.0: o que é e como ela transforma os processos?
Inspirada na quinta revolução industrial, a logística 5.0 incorpora as inovações tecnológicas aos seus processos cotidianos, consolidando sua presença global.
Essa ação significa uma integração de tecnologias avançadas com o dia a dia das operações de um armazém, ou seja, a utilização de recursos como:
- Internet das Coisas (IoT),
- Inteligência Artificial (IA),
- Big Data,
- Machine Learning (ML),
- automação dos processos, etc.
Ainda que a tecnologia esteja cada vez mais presente nos depósitos, observa-se uma crescente humanização dos processos.
Isto é alcançado ao colocar o ser humano no centro, com o cliente se tornando o foco principal, buscando oferecer serviços ágeis, personalizados e de alta qualidade.
No contexto logístico, a valorização das pessoas é novamente evidente. Tarefas árduas e repetitivas são agora executadas por sistemas automatizados, o que simplifica as operações e permite que os colaboradores se dediquem a atividades de maior valor.
Por fim, não pode ser deixado de lado o aspecto que envolve a sustentabilidade e as imensas possibilidades de customizações, tudo a partir do uso adequado da tecnologia.
Como o cantilever se encaixa na logística 5.0?
Apesar de ser um sistema tradicional, o cantilever se encaixa na logística 5.0, uma vez que se pode integrar essa estrutura a sistemas e aplicativos de controle.
Isso se dá a partir do uso de:
- sensores,
- sistemas automatizados,
- softwares de monitoramento.
Graças à colaboração entre humanos e máquinas, as operações são executadas com rapidez, mantendo o controlo e a organização essenciais para uma área de stock.
Assim ocorre com a entrada de mercadorias e picking, onde, além de atender as necessidades dos materiais que possuem volumes ou pesos diferenciados, todo o controle é realizado de maneira automática a partir de processos automatizados.
Integração tecnológica e ganhos operacionais com cantilever
É perceptível que a integração da tecnologia com o cantilever é totalmente exequível, resultando na otimização do desempenho e do controle das operações, sem comprometer os benefícios operacionais inerentes a essa estrutura.
Enquanto os recursos tecnológicos modernos viabilizam a automação, através de softwares de inventários e sensores inteligentes, os materiais estocados estão em perfeito estado, podendo ser comercializados e utilizados sem riscos de danos ou problemas.
Portanto, essa combinação resulta em maior eficiência, rastreabilidade e uma redução significativa de desperdícios.
Agora que você conhece mais sobre a integração entre uma solução tradicional com o que existe de mais moderno no mundo da tecnologia e da logística 5.0, vale a pena ler nosso post que mostra como a tecnologia RFID está transformando a gestão de estoque em armazéns. Leia e confira detalhes a esse respeito!


