O segmento de armazenagem e distribuição logística vem obtendo excelentes resultados em função do crescimento significativo dos negócios online.
Com a pandemia do Coronavírus e o isolamento social, milhões de pessoas em todo o país deixaram de realizar suas compras nas lojas físicas, optando pelos e-commerces ou televendas.
Segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital, em parceria com a Neotrust, o Brasil teve um crescimento de 73,88% nas vendas realizadas através de lojas virtuais em 2020, se comparado ao ano anterior.
Diante desse cenário, onde os pedidos passam a ser entregues nas residências, escritórios e empresas que realizam as compras, a área de logística sofreu mudanças profundas para adaptar-se à nova realidade.
Consequentemente, o aprimoramento do setor de armazenagem e distribuição logística também se tornou uma imposição em função da demanda gerada pelo comércio eletrônico.
Nesse post apresentamos detalhes a respeito desse segmento, apresentando os tipos existentes, a melhor opção e o crescimento dessa operação em todo o Brasil. Continue lendo e saiba mais a respeito.
O que é armazenagem e distribuição logística?
A armazenagem e distribuição logística é um serviço de estocagem e de movimentação de mercadorias que atende às necessidades das empresas e de contratantes.
Uma das principais atividades do segmento logístico é a armazenagem, pois precisa disponibilizar espaços para o recebimento e movimentação de:
- produtos,
- matéria-prima,
- insumos.
As características desses materiais precisam ser atendidas, garantindo a sua preservação e acessibilidade para os momentos que vierem a ser utilizados ou remetidos ao seu destino.
A distribuição logística envolve os serviços que de forma ágil, segura e com qualidade, fazendo os materiais armazenados chegarem ao seu destino.
Para isso, é imprescindível a qualidade nas tarefas de:
- controle e gestão dos materiais,
- localização,
- separação,
- movimentação,
- carregamento,
- transporte.
As empresas e usuários que precisam contratar esse tipo de serviço necessitam de estruturas e profissionais que tenham capacidade e competência de realizar o armazenamento e distribuição logística de seus materiais.
Quais são os tipos de armazenagem existentes?
São três tipos principais, vamos conhecê-los:
Armazenagem própria
A armazenagem própria é aquela realizada pela própria empresa, assumindo todas as responsabilidades envolvidas nessa tarefa.
O galpão é de sua responsabilidade e os profissionais são seus colaboradores, que precisarão de treinamento e ferramentas adequadas para poderem desenvolver suas atividades da maneira correta.
O benefício dessa opção está na facilidade de mudanças físicas, como a troca para um imóvel mais adequado, e em estratégias com relação ao armazenamento.
Armazenagem terceirizada
A terceirização da estocagem consiste na contratação de uma empresa especialista na área que assume todo o processo.
Isso significa dizer que o galpão, colaboradores, capacitação, estrutura e equipamentos para a realização das tarefas são de responsabilidade da empresa contratada.
A vantagem na terceirização é poder contar com pessoal capacitado no assunto, quando a empresa contratante dirige suas energias para o seu core business, ou seja, a atividade principal do seu negócio.
Armazenagem contratada
O terceiro tipo de armazenagem e distribuição logística é conhecida como contratada, ou seja, o armazém e a estrutura do ambiente pertencem a outro empreendimento, no entanto, a equipe é da empresa contratante.
Nesse caso, a vantagem é poder contar com um ambiente que possua toda a estrutura montada, inclusive o galpão, para o desenvolvimento dos trabalhos, no entanto, a responsabilidade do contratado para por aí.
Como escolher o melhor tipo?
O melhor tipo de armazenagem depende muito dos objetivos e necessidades de cada empreendimento.
Independente do modelo a ser escolhido, alguns aspectos devem ser analisados, evitando arrependimentos e problemas logísticos.
O primeiro deles diz respeito ao tamanho e layout do galpão, ou seja, é interessante que o espaço possibilite um crescimento de demanda, caso a operação venha a aumentar.
Também é importante verificar como serão processadas a entrada e saída de mercadorias, onde os caminhões irão transitar e estacionar para as operações de carga e descarga.
A localização do galpão é fundamental para o sucesso da armazenagem e distribuição logística, pois deve ficar próximo a rodovias com acesso fácil, evitando que veículos pesados atravessem concentrações urbanas.
Por fim, a análise recai sobre os custos, ou seja, é necessário um levantamento criterioso, considerando toda a operação e os objetivos da corporação.
Como está o crescimento desse setor?
Como já mencionado no início desse post, o crescimento do setor de armazenagem e distribuição logística é uma realidade.
As empresas precisam estar preparadas para a nova realidade que se apresenta no Brasil e no mundo, onde o consumo deverá seguir o modelo atual.
Isso significa que a sociedade deverá continuar utilizando os canais digitais para suas compras, mesmo após a normalização da situação atual em que vivemos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, o interesse dos consumidores em continuar fazendo suas compras em lojas virtuais deverá permanecer após a pandemia do Coronavírus.
Esse comportamento exige que a área de logística receba investimentos, o que acaba refletindo nas empresas especialistas do segmento, que deverão ter um aumento considerável de clientes e trabalho.
A Fabrimetal, uma indústria especializada em sistemas para armazenagem, está pronta para atender às necessidades das empresas que busquem soluções inteligentes para seus armazéns e galpões.
Atuando desde 2001, a empresa atende todo território nacional, fabricando as mais modernas soluções para as diversas situações de logística, movimentação e estoque, observando a estrutura e necessidades dos clientes.
Agora que você já sabe que o setor de armazenagem e distribuição logística continuará crescendo nos próximos anos, acesse nosso site e conheça nossa estrutura e capacidade em bem atender às necessidades do seu empreendimento!