Checklist para auditoria de segurança no armazém

Checklist para auditoria de segurança no armazém

A auditoria de segurança no armazém é de fundamental importância para as empresas e colaboradores que atuam nesse setor.

Lamentavelmente, a área de logística é uma das responsáveis por um elevado número de acidentes de trabalho nas empresas brasileiras.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no Brasil ocorre um acidente com profissionais que possuem carteira assinada a cada 46 segundos.

Outro dado preocupante no país é que a cada 3 horas e 33 minutos, um óbito é registrado junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) envolvendo trabalhadores no exercício de suas atividades.

Um armazém pode se tornar um ambiente perigoso caso os devidos cuidados não sejam priorizados pela empresa, uma vez que se trata do manuseio de grande volume de cargas que podem causar sérios problemas às instalações e a saúde dos colaboradores.

Além disso, o armazenamento de produtos considerados perigosos precisam atender a todas as normas de segurança e recomendações dos fornecedores, sob risco de causarem:

  • explosões,
  • incêndios,
  • contaminação,
  • ferimentos,
  • outros problemas de saúde.

Neste post, apresentaremos o checklist que deve ser adotado pela auditoria de segurança no armazém visando garantir a segurança do ambiente. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!

8 itens que não podem faltar na auditoria de segurança do armazém

Existem 8 itens que não podem faltar no processo de auditoria de segurança do armazém, garantindo a segurança dos colaboradores e um ambiente adequado para as operações diárias. Vamos conhecê-los:

Verificação da integridade das estruturas de armazenagem

Um dos pontos mais importantes de um depósito, está na qualidade e integridade que as estruturas de armazenagem oferecem.

Essas ferramentas precisam estar adequadas aos pesos que irão suportar, portanto, quando projetadas, torna-se necessário avaliar as condições nas quais serão utilizadas.

Além disso, é fundamental que inspeções sejam realizadas, verificando a situação das estruturas e a correta utilização dos meios e sistemas de armazenagem, já que improvisações não podem ocorrer e possíveis desgastes, como deformação ou corrosão dos equipamentos, precisam ser observados.

Análise das rotas de evacuação e sinalização de emergência

No checklist para a auditoria de segurança no armazém, será preciso verificar se as saídas comuns e emergenciais estão desobstruídas.

Além disso, é preciso verificar se a sinalização luminosa e sonora funcionam conforme as instruções da Norma Regulamentadora NR-23.

Checagem de equipamentos de combate a incêndio

A inspeção e checagem do funcionamento dos equipamentos de combate a incêndio é outro dos itens que precisa fazer parte das ações de auditoria de segurança.

Como vimos, existem produtos que podem ameaçar a segurança no armazém, caso não recebam o devido tratamento em termos de estocagem, portanto, muito além de priorizar essa condição, é necessário verificar se os extintores e hidrantes estão com seus prazos de validade em dia, além de uma avaliação das suas condições de uso.

Inspeção das condições do piso e áreas de circulação

As áreas de circulação dos profissionais que atuam na área de logística precisam estar adequadamente preparadas para que empilhadeiras, carrinhos industriais e outros tipos de transporte possam trafegar.

Para isso, a segurança no armazém só será completa a partir de um piso que não possua:

  • buracos,
  • rachaduras,
  • áreas escorregadias.

Além disso, é fundamental que as sinalizações horizontais estejam em perfeito estado, onde faixas de alerta são essenciais para que os devidos cuidados sejam tomados pelos operadores dos equipamentos e daqueles que circulam pelo ambiente.

Avaliação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)

Chegamos a um dos pontos que precisa ser priorizado na segurança no armazém, ou seja, o uso de equipamentos de proteção individual, um dos fatores que colabora para os altos índices de acidentes em todo o Brasil em função da displicência com esse assunto.

O uso de EPI é obrigatório em nosso país, conforme estabelece a Norma Regulamentadora NR-6, portanto, precisa ser observado pela empresa. 

É importante lembrar que a norma apresenta exigências para o empregador e para o empregado com relação a esse assunto, por isso ambos são os responsáveis pelo uso desses protetores.

É fundamental que a auditoria de segurança no armazém observe se todos os funcionários utilizam os equipamentos, além de realizar uma avaliação do estado desses EPIs.

Verificação do funcionamento e manutenção de empilhadeiras e paleteiras

Muito mais do que verificar as condições das estruturas de armazenagem, uma condição já mencionada nesse checklist, torna-se fundamental uma avaliação detalhada do funcionamento das empilhadeiras e paleteiras que são utilizadas nas movimentações de mercadorias.

Para isso, é preciso avaliar:

  • freios, 
  • sinalizações sonoras,
  • pneus, 
  • baterias,
  • rotina de manutenção preventiva.

Controle de acesso e monitoramento por câmeras

A segurança no armazém não está apenas associada às condições do ambiente e de seus equipamentos, mas também a questões que envolvem a prevenção de furtos e possíveis problemas que possam ocorrer.

Para isso, é indispensável a instalação e constante avaliação das câmeras de segurança que devem ser utilizadas para o controle de acesso, bem como auxiliar nos casos envolvendo acidentes.

Análise de treinamentos e procedimentos de segurança adotados

Para fechar o checklist da auditoria de segurança, é importante acompanhar e analisar os treinamentos e procedimentos de segurança que são adotados no armazém.

A capacitação regular dos colaboradores evita acidentes, melhora a organização e, especialmente, possibilita que ações sejam tomadas em casos de incêndio, primeiros socorros e evacuação de emergência.

Caso você queira continuar por dentro desse assunto, vale a pena ler nosso post que trata da cultura de segurança: como o sistema cantilever previne acidentes?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×