O desenvolvimento de um projeto de estruturas cantilever exige conhecimento, experiência e muita responsabilidade, uma vez que estamos falando de equipamentos que precisam suportar grandes volumes de cargas com pesos e dimensões diferenciadas.
Essas estruturas são utilizadas por empresas que necessitam guardar materiais que outros sistemas de armazenagem não são capazes de atender, tais como:
- barras de ferro,
- madeiras,
- bobinas,
- canos de PVC,
- chapas,
- vigas, etc.
Esses produtos precisam merecer a atenção dos gestores de estoque, pois não podem ficar diretamente em contato com o chão, sob pena de deterioração em função da umidade ou ainda encostados em paredes, podendo, a partir do seu próprio peso, dobrarem e perderem suas características originais.
Além disso, essas estruturas são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores nos depósitos.
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, um em cada quatro acidentes de trabalho no Brasil ocorrem em operações logísticas.
Diante desse número, não é difícil compreender que projetos bem elaborados precisam estar presentes no dia a dia das atividades desse setor.
Neste post, apresentaremos 7 erros comuns ao projetar estruturas cantilever e o que fazer para evitar essa situação! Continue a leitura e confira detalhes!
Entenda quais são os principais erros ao projetar estruturas cantilever
Diante do exposto, é importante que saibamos onde ocorrem os principais erros nos projetos envolvendo estrutura cantilever. Vamos aos detalhes:
Escolha inadequada de materiais
Como se sabe, os produtos armazenados em estruturas cantilever possuem características diferenciadas, por isso com grande frequência o tamanho e o peso desses itens são elevados.
Isso significa dizer que a escolha dos materiais utilizados na sua confecção precisa priorizar algumas questões, como:
- resistência,
- durabilidade,
- custo total da estrutura.
É preciso buscar por soluções que apresentem o melhor custo-benefício, garantindo qualidade e, ao mesmo tempo, competitividade no que diz respeito ao valor a ser pago.
Erro no dimensionamento e cálculo de cargas
Um dos maiores problemas encontrados nos projetos das estruturas cantilever está nos erros frequentemente observáveis com relação ao dimensionamento e cálculo de cargas.
Esses erros podem levar a falhas estruturais graves, resultando na necessidade de substituição prematura das estruturas fabricadas. Isso causa desperdício de recursos e prejuízos financeiros.
Falha na análise de impacto ambiental
Um assunto que cada vez mais ganha espaço em todo o mundo e também no Brasil diz respeito aos cuidados que precisam ser tomados com relação à natureza.
Portanto, é preciso contar com soluções que colaboram com a sustentabilidade do depósito.
O que consiste em permitir a eficiência no uso do espaço, possuir uma longa vida útil, reduzir os desperdícios e oferecer a possibilidade de reutilização e reciclagem das estruturas contratadas.
Subestimação da necessidade de manutenção
Chegamos a outro ponto fundamental para poder garantir a segurança e a qualidade dos processos logísticos, ou seja, a necessidade de manutenção.
Subestimar esse assunto é possibilitar que o desgaste natural dessas estruturas exijam dos empreendedores novos investimentos que poderiam ter sido evitados.
Assim, a manutenção das estruturas deve ser incluída no planejamento do setor, logo após a implementação do projeto na empresa.
Negligenciar a integração com outras estruturas
Como não poderia ser diferente, um depósito precisa integrar as suas várias soluções de armazenagem, ou seja, é preciso dos meios adequados para a estocagem dos produtos, segundo as necessidades da operação.
Sendo assim, as estruturas cantilever precisam estar posicionadas para atender a demanda e o dia a dia da operação, integradas a outras soluções, tais como:
- prateleiras industriais,
- porta paletes,
- racks industriais, etc.
Não considerar cargas dinâmicas
As cargas dinâmicas são aquelas que precisam ser armazenadas em estruturas cujos materiais possam deslizar e substituir os que foram removidos.
Essa condição é importante para empresas que utilizam o sistema first in, first out (FIFO) de armazenamento, quando o primeiro produto que entra é o primeiro que deve sair.
Esse processo é fundamental para produtos que possuem data de vencimento, portanto, precisa ser considerado também nas estruturas cantilever, sob pena de ficarem obsoletos ou não poderem ser comercializados.
Não considerar cargas dinâmicas pode resultar em falhas ou subdimensionamento da estrutura.
Falta de conformidade com normas de segurança
Chegamos ao último dos erros comuns e que pode se transformar em um sério e grande problema para quem contrata estruturas cantilever.
É preciso contar com um fornecedor que atenda as exigências legais apresentadas através das normas de segurança.
Isso significa cumprir com todos os requisitos e garantir que esses equipamentos foram projetados e construídos conforme as definições apresentadas por especialistas que estudam, avaliam, testam e determinam as condições ideais para que acidentes sejam evitados.
Agora que você conhece os 7 erros comuns que são cometidos ao projetar estruturas cantilever, entre em contato com a Fabrimetal e saiba como evitar esses tipos de problemas.
Estamos prontos para apresentar à sua empresa as melhores soluções de armazenagem!