Quando se fala em cultura de segurança, o foco é tratar de um assunto fundamental para o sucesso de qualquer operação, especialmente no que se refere à área de logística.
Para compreendermos melhor esse assunto, é importante destacarmos a conceituação dessas duas palavras.
A palavra cultura, quando voltada a área corporativa, diz respeito à combinação de:
- atitudes,
- comportamentos,
- missão,
- valores,
- expectativas que movem as pessoas envolvidas em um empreendimento.
Muita gente imagina que esse conceito surja com a empresa e que não poderá jamais ser modificado. No entanto, isso é um engano.
De acordo com o consultor norte-americano, Aubrey C. Daniels, um especialista na gestão de desempenho:
“Podemos mudar a cultura se mudarmos o comportamento.”
Já o conceito de segurança em um ambiente logístico envolve medidas de precaução em toda a cadeia de abastecimento, incluindo a gestão de armazenamento.
Neste post, apresentaremos a cultura de segurança e de que maneira o sistema cantilever colabora para a prevenção de acidentes. Continue a leitura e confira detalhes a respeito!
O que é um sistema cantilever?
O sistema cantilever é constituído por estruturas de armazenagem voltadas à guarda de produtos diferenciados nos depósitos.
Essas estruturas são reforçadas, portanto, voltadas a suportar materiais pesados e que necessitam de espaços especiais para a sua estocagem.
Esse é o caso de produtos que possuem dimensões acima do normal ou com tamanhos diferenciados que não possuem um padrão definido, tais como:
- canos de PVC,
- barras de aço,
- chapas,
- madeiras,
- bobinas,
- vigas,
- placas, etc.
Desse modo, o cantilever é a solução adequada para evitar que esses materiais fiquem expostos ao tempo ou em contato com o solo, evitando que se deteriorem.
Além disso, é um sistema de armazenagem que atende às exigências de uma cultura de segurança, garantindo que estejam bem guardados e não oferecendo riscos para os profissionais que atuam no setor.
Como esse sistema melhora a segurança do armazém?
A cultura de segurança de um armazém precisa contar com estruturas firmes que possam suportar pesos e formatos diferenciados.
Isso significa que o cantilever pode ser desenvolvido a partir de uma análise das necessidades de cada projeto a ser atendido.
Na Fabrimetal, por exemplo, cada projeto é avaliado de forma individual, onde as necessidades de armazenamento são verificadas, bem como a estrutura física do depósito e os objetivos da empresa contratante em termos de sistema logístico adotado (FIFO, LIFO ou FEFO).
Além disso, a matéria-prima utilizada para a montagem dessas estruturas precisa estar adequada em termos de resistência, suportando os materiais a serem estocados e evitando que caiam, ferindo pessoas e causando prejuízos financeiros.
Outro ponto importante a ser observado com relação à implementação da cultura de segurança envolve a flexibilidade dessas estruturas.
O cantilever é facilmente montado e desmontado, sem a necessidade de contar com especialistas ou ferramentas diferenciadas para isso.
Então, é perfeitamente possível adequar a estrutura às necessidades da empresa, mesmo que mudanças ocorram no dia a dia das operações.
Por fim, trata-se de uma solução durável e é efetivamente uma grande aliada para que acidentes sejam evitados.
Outros benefícios do sistema cantilever
Além da cultura de segurança implementada no armazém, o sistema cantilever possui ainda outros benefícios, tais como:
Adaptabilidade
Como vimos, o sistema cantilever pode ser projetado sob medida, por isso é uma excelente opção para quem precisa realizar mudanças nos diversos processos de armazenamento e no layout dos depósitos.
Trata-se de uma solução adaptável e passível de mudanças, o que colabora com a segurança e as necessidades de cada operação.
Otimização do espaço
Outra observação que vale a pena ser destacada é que o sistema cantilever é uma excelente opção para empresas que possuem a necessidade de aproveitamento e otimização de espaço.
Trata-se de uma ótima opção para a verticalização dos estoques, possibilitando que grandes quantidades de materiais possam ser guardadas com absoluta segurança.
Aumento da produtividade
Por fim, o aumento da produtividade se dá a partir do momento em que mudanças de layouts podem ser realizadas, facilitando operações e agilizando processos.
No entanto, além disso, o sistema cantilever possui dois formatos:
O primeiro deles é voltado para ambientes onde a entrada e a saída de mercadorias acontece apenas por um dos lados da estrutura. Então, a solução pode estar encostada nas paredes do depósito.
No entanto, ela também pode ser instalada formando dois corredores. Isso significa que de um lado acontece a entrada de produtos e do outro acontece a retirada.
Essa segunda opção é a ideal para empresas que possuem um alto giro de mercadorias e precisam contar com a rapidez dos processos para atender às suas demandas.
Se você deseja conhecer mais sobre o cantilever e como essa estrutura contribui com a implantação da cultura de segurança em sua organização, conte com a Fabrimetal. Estamos à sua disposição para detalhes!


