Antes de apresentarmos os motivos e detalhes do sistema simples de acesso às estruturas cantilever, vale a pena conhecermos um pouco mais a respeito dessa ferramenta de armazenamento.
Trata-se de um equipamento diferenciado, projetado para suportar cargas que fogem ao padrão convencional e que precisam ser armazenadas para garantir a sua integridade.
Esse é o caso de produtos que não possuem um padrão de tamanho ou peso, ou ainda materiais longos e que não podem ser guardados nas estruturas convencionais de um armazém, como, por exemplo:
- canos,
- madeiras,
- perfis de alumínio,
- barras de ferro,
- bobinas,
- chapas,
- vigas, etc.
Esses materiais não podem estar em contato com o solo, uma vez que a umidade poderá alterar as suas propriedades, mas também não devem estar posicionados na vertical e apoiados em paredes, pois o próprio peso pode causar danos e tornar esses produtos inviáveis para sua utilização.
Por isso existe a necessidade de estruturas que possam suportar o tamanho e peso diferenciados de alguns produtos, garantindo a integridade desses materiais e facilitando os processos logísticos de uma empresa.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre a estrutura cantilever e quando é necessário optar pelo sistema simples de entrada e saída de mercadorias. Continue a leitura e confira!
A estrutura cantilever simples
Existem dois tipos de estruturas cantilever: a simples e a dupla.
Independente do tipo a ser adotado, é importante saber que esse equipamento de armazenagem é projetado a partir dos seguintes componentes:
A base, fixada na parte inferior da coluna, garante a estabilidade da estrutura e atua na distribuição do peso da carga.
As consolas prendem a base e dão estabilidade para o equipamento, servindo também como apoio aos braços ou vigas.
Os braços, conhecidos também como vigas, são os componentes acoplados às consolas e onde os materiais são depositados. Esse componente pode ser regulado verticalmente permitindo a estocagem de diversos tipos de materiais, independente do seu tamanho.
Por fim, existe ainda o detentor, conhecido também como limitador, conectado aos braços na parte frontal e que tem por objetivo evitar que os materiais deslizem e caiam.
Voltando a estrutura simples, trata-se daquela que pode ser implementada junto às paredes, ou seja, utilizando as laterais da edificação como ponto de apoio, portanto, oferecendo apenas o acesso por um dos lados.
Quando optar por ela?
Para ficar ainda mais claro a respeito do cantilever simples, vale conhecer as estruturas com sistema duplo.
O sistema duplo é aquele que forma dois corredores no local onde estão instalados, possibilitando que a entrada de mercadorias ocorra de um lado e a saída seja realizada pelo outro.
Quando uma empresa deve optar por um cantilever com sistema simples?
Normalmente, essa opção ocorre em armazéns que possuem pouco espaço, então todos os pontos precisam ser bem aproveitados.
Além disso, é o sistema ideal para produtos que não possuem um alto giro, quando é perfeitamente possível fazer a entrada e a saída dos materiais sem grandes complicações.
Por fim, essa estrutura cabe em construções mais simplificadas e em processos que podem ser programados e planejados sem a pressão do tempo de entrega.
Vantagens da estrutura cantilever simples
A estrutura cantilever simples é a ideal e apresenta vantagens significativas nas operações realizadas em espaços limitados e nas operações que não demandam grande movimentação de mercadorias, por isso as entradas e saídas de materiais acontecem quase que ininterruptamente.
Além disso, são destaques como benefícios por esse modelo:
Redução de custos
Por serem modelos mais simples, existe uma redução nos custos com materiais e de mão de obra, atendendo as exigências no suporte de mercadorias pesadas e longas, portanto, é uma ótima opção para empresas que não possuem grandes demandas.
Facilidade de construção
A construção é realizada de maneira mais rápida e fácil.
Isso porque essa estrutura é menos complexa, portanto, oferece simplicidade no manuseio e até mesmo nas possíveis mudanças que podem ocorrer em termos de layout.
Adaptabilidade a espaços limitados
Por fim e já mencionado, o cantilever simples é a opção ideal para espaços limitados, uma vez que será implementado junto às paredes da edificação, garantindo um aproveitamento otimizado do ambiente, já que não exige o suporte de ambos os lados da estrutura.
Como se observa, não existem impedimentos para que pequenas indústrias, comércios ou empresas de não possuam as condições ideais para o armazenamento de materiais
Para isso, vale a pena entrar em contato com a Fabrimetal, uma empresa especializada no assunto e solicitar maiores informações ou um orçamento.
Estamos prontos para conhecer as necessidades do seu empreendimento e apresentar a melhor solução para o seu negócio!