Tipos de transporte de carga no Brasil e onde entra a armazenagem

Por terra, água ou mar? Saber a melhor opção de transporte de carga é essencial para uma empresa. Cada escolha traz uma consequência diferente, impactando diretamente nos prazos de entrega e na satisfação do consumidor, além de manter a competitividade entre diferentes empreendimentos. 

No Brasil, esse cenário é ainda mais acentuado pela falta de estrutura em relação ao transporte de carga via rodovias e estradas. Esse meio é crucial para a economia do país, pois representa 60% das movimentações de materiais — ainda assim, falta investimento e sobra preocupação. 

Ruas não pavimentadas e roubos de carga são alguns dos problemas que os gerentes logísticos precisam levar em consideração na hora de optar por tipos de transporte de carga.

Tipos de transporte de carga no Brasil

Ainda que a rodovia seja o meio mais conhecido para transporte de carga, ela não é a única opção. Sistemas ferroviários, hidroviários, dutoviários, aéreos e multimodais também podem ser utilizados, dependendo do tipo de insumo a ser movimentado. 

Transporte rodoviário

Vamos começar pelo modal mais utilizado por causa da vasta malha rodoviária brasileira. Atualmente, são mais de 100 milhões de veículos circulando por todo o território nacional, segundo dados do Anuário CNT do Transporte 2018. 

Esta categoria de transporte de carga engloba diferentes submodalidades: 

  •   Carga Geral: tipo de carga que deve ser inserida em embalagens específicas, com marca de identificação e contagem de unidades. Geralmente, os materiais estão prontos para a sua movimentação e armazenamento.
  • Carga a Granel: carga líquida ou seca, que pode ser transportada sem acondicionamento, marca de identificação e/ou contagem de unidades. No caso dos líquidos, o transporte pode ser feito em veículos próprios com tanque ou cisternas.
  •     Carga Frigorificada: como o próprio nome já indica, são cargas que precisam de refrigeração ou local para congelamento. Sem esse cuidado, a qualidade do produto é comprometida durante o transporte.
  • Carga Perigosa: são divididas de acordo com as recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas como explosivos, gases, líquidos inflamáveis, substâncias oxidantes, sólidos inflamáveis, substâncias venenosas, infectantes, corrosivos, materiais radioativos e outras substâncias perigosas variadas. Podem causar acidentes ou colocar em risco a vida daqueles que estão em contato com elas.

Transporte ferroviário

É o segundo meio de transporte de carga mais utilizado no Brasil para fins logísticos. Geralmente, esse modal é o mais indicado para grandes volumes, seja de produtos agrícolas ou minérios. Por exemplo, fertilizantes ou produtos siderúrgicos. 

No entanto, o alto custo dos trens e a falta de infraestrutura ferroviária dificulta a propagação deste meio.

Transporte hidroviário

Esse transporte de carga tem capacidade superior à maioria, graças aos navios cargueiros e ao uso de contêineres. Outra vantagem é que consegue levar abastecimento de alimentos e outros produtos para onde não se poderia chegar por outros meios.

 A desvantagem é semelhante ao do transporte ferroviário: infraestrutura. As condições dos portos são consideradas inadequadas para as necessidades desse modal de carga.

Transporte dutoviário

Seu uso é muito específico, quase exclusivamente para produtos derivados do petróleo. Por isso, essa modalidade de transporte de carga é pouco conhecida. 

O meio utiliza canos ou tubos cilíndricos ocos para transportar os insumos de forma segura para longas distâncias. São desenvolvidos de acordo com normas internacionais de segurança.

Transporte aéreo

Muitos associam o avião com o transporte de passageiros e esquecem que esse é um excelente meio de transporte de carga. Por causa da sua velocidade e alto custo, costuma ser mais utilizado em envios urgentes, de alto valor agregado, produtos perecíveis e documentações. 

Quem optar por esse modal precisa se atentar às regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As normas regulam o volume, peso e tamanho dos materiais, para garantir a segurança do transporte.

Transporte multimodal

Por fim temos o multimodal, que utiliza mais de um tipo de transporte para movimentar o insumo até o seu destino final. O objetivo é garantir trocas mais rápidas e eficientes das operações logísticas, aproveitando os benefícios de diversos meios. 

É importante reforçar que todas as trocas durante o transporte de carga são de responsabilidade da empresa transportadora. Por isso, escolha bem quem serão os fornecedores da sua empresa.

Armazenagem e o transporte de carga

Talvez você esteja se perguntando qual é a relação entre a armazenagem e o sistema de transporte de carga escolhido. E a resposta é simples: esses dois processos são interligados e se influenciam mutuamente! 

Afinal, a movimentação pode corresponder a cerca de 25% do custo total de fabricação. No entanto, 35% do custo total de uma cadeia pode ser reduzido por meio do compartilhamento das informações e de decisões coordenadas. 

Ou seja: saber coordenar o transporte de carga em prol do seu armazém é essencial para minimizar custos e potencializar resultados. 

Não basta apenas escolher boas empresas de transporte e conhecer qual é o melhor modal para o seu negócio. É preciso ter os sistemas de armazenagem corretos para receber esses insumos e melhorar o fluxo de movimentação interno. 

Equipamentos, como os carretões industriais da Fabrimetal, aumentam a quantidade de carga que o colaborador consegue transportar. Eles podem ser customizados para diferentes tipos de materiais e asseguram o produto durante toda sua movimentação.

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