As tecnologias emergentes na indústria deixaram de ser um sonho e passaram a fazer parte do dia a dia das operações fabris e logísticas.
A Indústria 4.0 traz novidades nunca vistas anteriormente no chão de fábrica, possibilitando aos empreendimentos:
- aumento da produtividade,
- ganho em eficiência,
- redução de custos,
- operações integradas.
A SAP, maior software house do mundo, através de sua pesquisa MPI 2020 Industry 4.0, apresentou números onde 83% dos líderes industriais dizem que a adoção dessa prática será extremamente importante nos próximos anos.
No Brasil, a democratização de acesso às tecnologias possibilitam que as indústrias realizem transformações e sejam competitivas no mercado internacional.
Essa possibilidade está diretamente ligada às tecnologias emergentes na indústria e sua integração com a área de logística. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre esse importante assunto!
Quais são as tecnologias emergentes na indústria?
A Indústria 4.0, chamada também de quarta revolução industrial, tem como base o uso de ferramentas tecnológicas e suas integrações.
Entre as diversas tecnologias emergentes na indústria e que estão à disposição do mercado, são destaques:
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que envolve equipamentos e que possui capacidade de aprendizado, ou seja:
- interpretação de eventos,
- análise das tendências e comportamentos de sistemas,
- apoio e automatização de decisões,
- realização de ações.
O uso dessa tecnologia nos processos de armazenagem permite a otimização dos processos, garantindo segurança e eficiência ao setor.
A IA avalia volumes de estoque, comportamento das entradas e saídas de mercadorias, além de antecipar possíveis problemas e impedir que eles ocorram.
Outra tendência da IA está na utilização de veículos autônomos que transportam os materiais (insumos, matéria-prima e acabados) pelas dependências da indústria, recolhendo e depositando os produtos nos locais de armazenagem.
Robótica
Entre as tecnologias emergentes na indústria, a robótica possui grande importância nos sistemas de armazenagem.
Sistemas interligados a equipamentos automatizados controlam, localizam e manipulam materiais sem o envolvimento humano.
Esses robôs substituem o trabalho manual no que se refere a tarefas pesadas e repetitivas, possuindo sensores que detectam comandos e informações em tempo real.
Internet das coisas
A internet das coisas (IoT) permite que produtos, equipamentos e uma série de objetos estejam conectados a sistemas e desenvolvam relacionamentos que possibilitem ações mediante situações e ocorrências.
Essa tecnologia realiza comunicações entre:
- pessoas-pessoas,
- pessoas-objetos,
- objetos-objetos.
A IoT possibilita que luzes sejam ligadas e desligadas de forma automática, controles de temperaturas acionem sistemas de refrigeração ou aquecimento, e que prateleiras possuam sensores de peso, evitando acidentes.
Também colabora com a localização de mercadorias de forma antecipada, observando a programação da chegada dos veículos que farão o transporte, considerando:
- horário,
- tipo de transporte,
- volume,
- peso.
Computação em nuvem
A computação em nuvem consiste em armazenar dados em um data center, que pode ser acessado por usuários a partir de qualquer localização nos mais variados horários.
Isso significa que é possível monitorar todos os processos envolvendo a logística e o armazenamento, possibilitando previsões e tomadas de decisão de forma antecipada.
Essa tecnologia permite que um vendedor verifique estoques, previsões de entrega e outras informações de forma remota, sem a necessidade de fazer contato com algum colaborador da área logística.
Também possibilita que gestores tomem decisões baseados em inventários, os quais podem ser acessados remotamente, diminuindo os riscos e melhorando a qualidade das atividades, que envolvem:
- compras,
- transferência de mercadorias,
- acompanhamento de produção,
- previsão de vendas.
As tecnologias emergentes na indústria e a integração com a armazenagem
É comum que uma empresa inicie o processo de automação e adoção de tecnologias considerando as seguintes áreas como prioridade:
- administrativa,
- produção,
- logística.
A disponibilidade de tecnologia na área administrativa é uma realidade na maioria das indústrias, onde processos são facilitados e informações ficam disponíveis de forma integrada entre os diversos setores que envolvem essa área, por exemplo:
- vendas,
- financeiro,
- compras,
- faturamento,
- contabilidade.
Muitos empreendimentos já possuem algum tipo de tecnologia que envolve a indústria 4.0, ou seja, soluções que fazem parte dos processos produtivos e que colaboram efetivamente para melhores resultados no chão de fábrica.
O momento atual das empresas que chegaram a esse nível tecnológico é o de permitir a integração dos processos com a área de logística, onde as tarefas envolvendo armazenagem estão mapeadas.
Todo esse esforço e investimento trazem benefícios que refletem diretamente nos resultados operacionais e financeiro da indústria, tais como:
- aumento da produtividade,
- redução de estoques,
- diminuição de erros e perdas,
- melhoria nos prazos de entrega,
- satisfação dos clientes.
Além disso, a disponibilidade das informações permite que gestores e líderes possam avaliar as diversas etapas dos processos industriais e logísticos.
E, o que é mais importante, recebendo os dados, transformando-os em informações, analisando os resultados e desenvolvendo simulações que colaborem na tomada de decisão.
Isso com todo o processo ocorrendo de forma automática e baseado em dados confiáveis, controlados por sistemas inteligentes espalhados por toda a empresa.
As tecnologias emergentes na indústria precisam ser integradas à área logística e aos processos de armazenagem, pois contribuirão para a melhora dos resultados sob todos os aspectos.
Agora que você já sabe mais a esse respeito, continue conosco e leia nosso post que mostra como fazer a gestão de estoque e armazenagem!