O futuro já chegou: a Logística 4.0 trouxe automação, controle e tecnologia da informação para os processos de manufatura. Os gestores que ignorarem essa tendência vão ficar obsoletos, além de correrem o risco de fazer com que a empresa perca diferencial competitivo. 

E esse não é o único motivo para você descobrir como usar a tecnologia a favor da logística. Implementar essas soluções vai aumentar a produtividade do seu negócio, reduzir custos e potencializar seus resultados! Mas é preciso correr para se adequar o mais rápido possível a essa nova realidade da Fábrica Inteligente.

A Fábrica Inteligente

Engana-se quem pensa que esse movimento é recente. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2010 apontou que 60% das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) no país fazem investimentos em Tecnologia da Informação. Em 2009, esses investimentos atingiram US$ 7,4 bilhões.

Afinal, já não basta oferecer um produto ou serviço para o consumidor. O mercado está se transformando constantemente e usar a tecnologia a favor da logística é o único modo de acompanhar essas mudanças. As novas soluções servem para guiar as organizações nesses novos processos de planejamento, fornecendo um controle mais preciso das etapas de manufatura. 

É neste cenário que surge a Fábrica Inteligente, como consequência da Indústria 4.0. É a representação de uma produção auto-otimizada e auto-organizada, com aposta em gestão e produção avançada dentro do ambiente fabril. 

Isso só pode ser possível com o uso de tecnologia a favor da logística. Os dados e novas soluções de software permitem análises mais precisas, que guiarão as equipes em processos altamente eficazes.

4 dicas de como usar a tecnologia a favor da logística

Elevar o patamar da sua indústria usando a tecnologia a favor da logística é essencial. Só assim a empresa vai caminhar em direção à Indústria 4.0, uma tendência sem volta no cenário mundial. 

O principal ajuste está na automatização dos processos. No entanto, é possível (e necessário) usar essas soluções para aprimorar o relacionamento com parceiros, controlar o estoque e gerenciar a equipe. 

A seguir, separamos quatro dicas de como usar a tecnologia a favor da logística. Algumas referem-se a softwares e outras ao uso de estratégias. Acompanhe!

Automatize os processos

Sem dúvidas, o principal benefício de usar a tecnologia a favor da logística refere-se a automatização dos processos. Isso organiza melhor as funções dos colaboradores, minimiza erros e reduz custos de operação. 

Afinal, a área da logística envolve muitos detalhes. Na correria do dia a dia, é normal deixar algumas informações passarem em processos manuais — e é aqui que reforçamos o papel da tecnologia a favor da logística. Os recursos disponíveis, como etiquetas RFID, permitem controles precisos e agilidade nos processos.

Conheça o Warehouses Management System (WMS)

Essa tecnologia é responsável pelo gerenciamento da operação no dia a dia de um armazém. Os gestores utilizam o WMS para tomar decisões como definição de retas de coleta, endereçamento de produtos e outros.  

Em um só lugar, é possível reunir todos os dados referentes ao processo de armazenagem — desde o recebimento até a expedição. Isso maximiza os recursos e reduz gastos desnecessários na operação. Essa tecnologia a favor da logística é capaz de transmitir e receber informações através de uma rede sem fio.

Aprimore o relacionamento com parceiros

A tecnologia também ajuda a desenvolver uma cadeia logística que atua com sinergia entre seu armazém, fornecedores e transportadoras. Assim, essa junção potencializa o diferencial competitivo, pois as empresas passam a atuar de forma mais integrada. 

Outro ponto de benefício está no aumento da qualidade e satisfação dos clientes. Esse “elo” vai melhorar prazos de entrega e promove maior contato entre as empresas, o que facilita bastante na relação com o consumidor.

Fique mais próximo dos clientes

O uso da tecnologia a favor da logística não deixa sua empresa mais próxima apenas dos parceiros. É possível redirecionar os processos do negócio em prol da satisfação dos clientes com uma ferramenta de gestão chamada CRM. 

Essa sigla vem do inglês Customer Relationship Management — ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente. O próprio nome já diz seu objetivo: atender os principais objetivos do consumidor, ao mesmo tempo que reúne em só lugar as principais informações sobre cada um deles. 

Entender o papel da tecnologia a favor da logística é apenas o primeiro passo. Os gestores também precisam se preocupar com o desempenho da operação logística. Ou seja: analisar os KPIs (do inglês, Key Performance Indicators). 

Clique aqui para saber mais sobre essa sigla e como os indicadores de desempenho impactam o seu negócio.

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