Quando falamos de logística, muitos gestores acabam ignorando a importância do processo de carga e descarga. Esse é um problema grave e pode custar bastante para a sua empresa, especialmente em questão de produtividade, de tempo e de dinheiro.
Lembre-se que a logística serve para planejar, organizar e controlar os processos operacionais. Isso é importante em todos os departamentos, principalmente nos que possuem maior movimentação. É o caso do processo de carga e descarga, que pode acontecer mais de 500 vezes em uma só semana!
Logo, os gestores precisam se preocupar com esta etapa. Por isso, separamos algumas dicas de como otimizar o processo de carga e descarga. Confira a seguir!
Quais são os principais problemas no processo de carga e descarga?
Não é só a sua empresa que precisa cumprir prazos e manter a produtividade. Os motoristas também sofrem essa pressão e constantemente são prejudicados pela lentidão de alguns centros de armazenagem.
Sem a devida organização e planejamento, seu processo de carga e descarga pode desencadear uma série de problemas. Além do tempo de espera prolongado, podemos citar os danos ao caminhão durante esse procedimento.
Amassados, arranhões, batidas… Esses são alguns exemplos do que pode acontecer. A falta de cuidado dos profissionais junto com a escassez de infraestrutura pode causar danos ao veículo – sem contar o uso errado de máquinas e operadores de empilhadeiras, especialmente sem um treinamento prévio de como utilizá-los.
Tudo isso também prejudica o seu negócio. Se não houver cuidado e atenção no processo de carga e descarga, os produtos transportados podem sofrer avarias. Nesses casos, quem arca com o prejuízo é a empresa, que precisará encomendar novos materiais e aumentará seu prazo de entrega.
Uma situação bastante desagradável, não é mesmo? Por isso é tão importante otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga. Mas esses não são os únicos motivos – vamos ver a seguir o que diz a lei sobre esse procedimento.
Mais do que boas práticas, agora é lei!
Você sabia que se não otimizar o processo de carga e descarga sua empresa pode ser multada?
Isso ocorre desde 2015, com a entrada em vigor da Lei 13.103/2015. Ela trata do exercício da profissão de motorista nas atividades de transporte rodoviário de cargas e passageiros e modificou a antiga legislação sobre o descumprimento do tempo de carga e descarga.
Após a quinta hora de atraso, deve ser cobrado R$ 1,38 por tonelada/hora. O cálculo deve ser feito com base na capacidade total do veículo e não sobre a carga transportada. Por exemplo: se o caminhão pode levar 20 toneladas, mas só está transportando 5, o valor é calculado sobre o total. No caso, 1,38 multiplicado por 20.
Esse controle é feito graças a uma importante inserção na lei. Agora, o embarcador e o destinatário precisam fornecer ao transportador um documento que comprove o horário de chegada do caminhão nas dependências da empresa.
Ou seja, planejar bem o processo de carga e descarga pode fazer com que sua companhia não perca dinheiro. Empresas que forem pegas burlando essa lei podem ser multadas em até 5% do valor da carga pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Como otimizar o processo de carga e descarga?
As empresas têm muito a perder caso não planejem bem o processo de carga e descarga. Pensando nisso, a Fabrimetal separou quatro dicas de como otimizar esse processo:
1.Planeje com antecedência
Tudo é uma questão de organização. Esse é um dos principais papéis da logística: criar fluxos operacionais e garantir que eles estejam beneficiando a empresa como um todo.
A mesma lógica deve ser aplicada no processo de carga e descarga. Quem for responsável por esse processo deve estar a postos, com todos os equipamentos à disposição, quando o caminhão chegar.
Além de evitar erros que acontecem em situações de estresse, isso acelera o processo. Como vimos no tópico anterior, tempo é dinheiro. Então siga nossas dicas para que o processo de carga e descarga não prejudique a saúde financeira da sua empresa.
2.Invista em boas soluções de armazenagem
Ter as soluções certas de armazenagem facilita bastante no processo de carga e descarga. É o caso dos carretões industriais, que vão auxiliar no transporte de cargas de maneira prática e segura.
Porém, cada empresa tem suas próprias necessidades e objetivos. É muito importante encontrar um fornecedor que entenda isso e ofereça soluções personalizadas de alta qualidade. Investir em bons equipamentos significa maior segurança para seus colaboradores e durabilidade para sua operação.
3.Treine sua equipe
Erros humanos podem acontecer a qualquer momento e são normais em todos os setores. No entanto, é importante treinar sua equipe para saber como evitá-los. Por exemplo, os gestores precisam reforçar a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuja utilização é obrigatória por lei.
Dentro do processo de carga e descarga, é preciso ensinar aos colaboradores como utilizar os equipamentos de transporte e fazer a retirada dos insumos de dentro do veículo. Quanto mais sua equipe estiver preparada, menor são as chances de erros ou atrasos.
4.Fique de olho na legislação
Como vimos anteriormente, as leis podem afetar diretamente o processo de carga e descarga. Por isso, é muito importante que os gestores e a equipe jurídica da empresa fiquem atentos à legislação.
Além das leis federais, as restrições podem variar de acordo com o estado ou município. Cabe ao responsável logístico planejar a operação de acordo com as normas, evitando processos e multas.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado os gestores a planejar melhor o processo de carga e descarga. Nessas horas, é muito importante ter as soluções certas para facilitar esse procedimento.
Os carretões industriais são opções ideais para transportes em geral. A Fabrimetal possui modelos resistentes e com design inovadores. Clique aqui e saiba mais!