Empresas de qualquer porte estão sempre em busca de formas de modernizar a produção para economizar e alcançar novos patamares de produtividade. O que muitos esquecem é que a logística é parte importante desse processo. A paletização vem sendo utilizada para tornar o armazém mais eficiente e econômico. Quer entender por quê? Continue a leitura!
O que é paletização?
A paletização busca melhorar a organização e eficiência do estoque através do uso de paletes. Para isso, produtos e matérias-primas são armazenados de maneira compacta sobre os paletes que podem ser manuseados de forma muito mais prática.
Na paletização, o palete serve de base para acomodar as mercadorias que serão transportadas ou armazenadas. O método é indicado para uso em empresas de atacado, indústria e varejo. Uma de suas muitas vantagens, como você verá a seguir, é a redução de custos com estoque e aumento da produtividade.
Paletes são produzidos em várias tipos de materiais, como madeira, plástico, borracha e papelão. A escolha do material depende muito do seu uso, tipo de carga que deve comportar e quantidade de peso a ser carregada. Quem utiliza paletes para o frete de mercadorias, por exemplo, precisa escolher modelos mais duráveis. Assim, eles conseguem passar pelo processo de carga e descarga sofrendo a menor quantidade de danos possíveis para serem reutilizados mais tarde.
Vantagens de usar paletização
Usar a paletização pode fazer uma grande diferença para seu negócio. Para compreender suas vantagens, basta observar como os paletes facilitam a movimentação. Ao invés de precisar carregar unidades separadas, quem utiliza a técnica diminui muito o tempo gasto no processo. Várias unidades de produto estão acopladas ao palete e prontas para serem transportadas.
Por manter os itens no espaço mais compacto possível, a paletização também aumenta a eficiência do uso de espaço no estoque. Portanto, os custos por metro quadrado diminuem e deixam a empresa com melhor custo-benefício e mais competitiva.
Como a movimentação de materiais torna-se mais rápida e fácil, os custos também caem consideravelmente. Além disso, materiais transportados com o uso da paletização estão expostos a um risco menor de avarias.
Colaboradores que trabalham em ambientes com uso de paletes sofrem com menor quantidade de acidentes de trabalho. A paletização é mais segura tanto para os produtos, quanto para humanos que os manuseiam.
Tipos de armazenagem usando paletes
Dependendo do tipo de negócio e estoque, existem diferentes tipos de armazenagem para utilizar. Os mais comuns incluem o bloco de empilhamento, empilhamento em frames, cremalheira única, rack de fundo duplo, entre outros. Quer entender melhor como utilizar os principais deles para tomar a escolha mais acertada? Dê uma olhada nos tópicos abaixo.
Bloco de empilhamento
Esse tipo de armazenagem empilha os paletes diretamente no chão do estoque. A quantidade de blocos que podem ser armazenados depende do peso da carga, que determina a altura da pilha. O bloco de empilhamento na paletização só permite o sistema de armazenagem LIFO, no qual a última carga a entrar é a primeira a sair. Não é um método recomendado para quem trabalha com FIFO (first in, first out), no qual a primeira carga que entra é a primeira a sair do estoque.
Frames de armazenagem
Nesse tipo de armazenagem com paletização utilizam-se decks móveis para empilhar unidades de paletes até o topo do armazém. Assim, é possível utilizar todo o espaço disponível, tornando-o muito útil para empresas que precisam armazenar mercadorias sem movimentação por determinado tempo.
Cremalheira única
Nesse estilo de armazenagem utilizam-se estantes para empilhar os paletes e seus produtos. Sua grande vantagem é poder remover qualquer palete quando necessário. Assim, é possível aplicar diversas técnicas, incluindo FIFO, para armazenagem.
Quem possui pouco espaço de armazém disponível deve pensar cuidadosamente antes de usar a cremalheira única. Para usá-la é preciso ter disponibilidade para fazer corredores pelos quais as empilhadeiras possam passar sem problemas.
Rack de palete de dupla profundidade
Ele pode ser utilizado para substituir a cremalheira única, combinando dois suportes individuais colocados juntos. Sua grande vantagem é diminuir o número de corredores necessários. Para usá-lo é preciso ter empilhadeiras de alcance duplo.
Estante para paletes
A armazenagem com paletização ajuda a resolver boa parte dos problemas de movimentação e estocagem da empresa. No entanto, para que isso aconteça é preciso utilizar uma estante para paletes adequada. É ela que determina a ordem no estoque e que melhora e agiliza a movimentação de materiais.
A escolha de uma boa estante para paletes ajuda a otimizar o sistema de armazenagem. A estrutura suporta toda a organização e determina qual técnica de armazenagem deve ser utilizada. Portanto, antes de tomar a decisão de usar paletização e como fazê-la, é importante conhecer muito bem seu processo de produção.
Algumas empresas escolhem utilizar armazenagem em bloco de empilhamento, sem uso de estantes. Enquanto essa opção pode ser adequada para algumas necessidades, ela expõe a carga a perigos desnecessários. Em contato direto com o chão, os paletes sofrem mais desgaste. Além disso, o uso do espaço fica limitado pela quantidade de paletes que é possível empilhar.
Portanto, optar pelo uso de estantes deixa a paletização ainda mais eficiente. Ela garante mais segurança para carga e operadores, diminui o número de acidentes, melhora o uso do espaço e ainda deixa o armazenamento mais flexível.
Como inserir a paletização na sua empresa?
Antes de decidir usar a paletização por impulso, é importante entender se ela é uma opção para sua empresa. Quem trabalha com transportadoras eventualmente precisará começar a utilizá-la. Ela é um próximo passo natural para a transportadora que está em crescimento e tem aumento constante nas cargas. Isso acontece porque o uso de paletes agiliza muito o processo de carga e descarga, além de ser exigido por alguns remetentes ou destinos.
Indústrias e empresas de outras áreas precisam primeiro considerar seu espaço de armazenagem e tipos de veículo. Alguns negócios trabalham somente com carros baixos, que impossibilitam o uso de paletes. Nesse caso, ainda é preciso considerar o processo de troca da frota da empresa antes de investir em paletização.
Depois de passar por esse processo, o uso de paletes facilita muito a movimentação dentro da empresa. Quer que seu negócio comece a economizar na logística para aproveitar melhor o armazém? Essa com certeza é uma opção para você!