Quando se fala em KPIs, logo se associa essa ferramenta com empresas que buscam de forma incessante pela qualidade e melhores resultados.
KPI é a sigla inglesa para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador Chave de Desempenho.
O seu uso possibilita a mensuração dos resultados das mais diversas atividades e processos, portanto, uma excelente opção para medir a qualidade das tarefas realizadas na área de logística e, no caso específico deste post, na área de armazenamento.
Dentre as principais características dessa ferramenta, ela precisa atender às seguintes premissas:
- deve trazer informações que efetivamente ajudem a melhorar os processos,
- necessita ser simples, precisa e relevante,
- tem que ser utilizada para medir resultados de curto, médio e longo prazo,
- precisa ser medida em tempos pré-definidos (dia, semana ou mês).
Outro ponto fundamental na definição dessas medições está em eleger objetivos a serem atingidos, desde que estejam em acordo com as possibilidades da empresa e sejam passíveis de serem realizados.
Esses resultados comparados aos objetivos apresentam a real situação em que se encontra as mais diversas tarefas e ações que estão sendo executadas no empreendimento, possibilitando que estratégias sejam desenvolvidas e correções realizadas para se alcançar as metas estabelecidas.
Neste post, apresentaremos os KPIs que podem e devem ser utilizados no dia a dia do armazém, suas principais vantagens e como fazer a sua implantação. Continue lendo e saiba mais detalhes a esse respeito!
Quais os principais KPIs em um armazém?
O armazenamento de materiais é um fator decisivo no sucesso de qualquer empreendimento que atue com comercialização ou fabricação de produtos, seja ele um:
- comércio,
- distribuidora,
- atacadista,
- indústria.
O grande general, estrategista e filósofo chinês Sun Tzu já dizia:
“A linha divisória entre ordem e desordem está na logística.”
Como se sabe, não há como ter sucesso em meio a desordem, quando as pessoas não sabem o que deve ser feito e não se sabe onde se deseja chegar.
Nos armazéns a situação é exatamente essa, ou seja, é preciso que objetivos sejam estabelecidos e, mais do que isso, sejam monitorados e acompanhados para que sejam identificados os problemas existentes.
Para isso, os KPIs de armazenagem são indispensáveis e fazem toda a diferença em um processo logístico. Vamos conhecer os mais importantes:
- taxa de rotatividade do estoque,
- precisão da previsão de vendas,
- custos dos materiais estocados,
- produtos em falta no estoque,
- disponibilidade de produtos,
- índice de qualidade dos fornecedores.
Esses são apenas alguns dos importantes KPIs que sua empresa deve implantar no dia a dia do armazém. Assim, a partir das informações geradas por eles, torna-se possível melhorar a assertividade das decisões e contribuir de maneira efetiva para o sucesso da operação.
Como implantar KPIs no armazém?
Voltando a frase do general Sun Tzu, o primeiro passo para poder conhecer o que está acontecendo é, efetivamente, aplicar os conceitos de logística, situação que levará a um ordenamento da empresa e possibilidades de reconhecer e corrigir possíveis erros.
Para isso, duas ações precisam ser tomadas:
Ajuste os procedimentos internos e adote uma rotina de monitoramento
Faça os ajustes necessários e crie procedimentos internos para todas as tarefas existentes no depósito.
Isso significa criar normas, treinar sua equipe e a partir da implementação desses processos monitorar todas as atividades, buscando sempre a qualificação das tarefas e avaliando se os resultados estão sendo obtidos.
Avalie, portanto, qual a situação atual, onde se deseja chegar e passe a medir os resultados que estão sendo alcançados. Para isso, aplique os KPIs relacionados às necessidades mais prementes da sua logística.
Invista em ferramentas de software adequadas
Para conseguir atingir seus objetivos na organização e aprimoramento das tarefas a serem realizadas no armazém, sua empresa terá que investir em tecnologia.
Portanto, é imprescindível que softwares sejam implantados para que se possa fazer os controles sem erros e, especialmente, possa-se obter as informações que estão sendo medidas no dia a dia da operação.
Quais as vantagens de implementar KPIs?
Diante de todas essas possibilidades, vamos às vantagens que sua empresa passa a ter com a implementação dos KPIs.
Selecionamos duas delas que seriam suficientes para que todos os esforços fossem tomados nesse sentido, porém, existem outras que certamente você já identificou no decorrer da leitura deste post. Vamos a elas:
Oferece resultados quantificáveis
A experiência e o conhecimento da área e do segmento em que se atua é, sem dúvida, um diferencial que deve ser valorizado, no entanto, não é o suficiente para importantes tomadas de decisões.
Cada vez mais a competitividade aumenta, enquanto que as margens, além de exprimidas, precisam ser trabalhadas ao máximo para garantir uma operação rentável.
Para que isso se torne realidade é necessário contar com ferramentas, tecnologia e processos que colaboram para que o sucesso seja atingido, assim, usar os KPIs é uma maneira inteligente e possível de quantificar resultados que permitem decisões com alto nível de assertividade.
Melhora a eficiência e o orçamento
A partir da mensuração dos resultados e das estratégias estabelecidas para que esses melhorem ou sejam corrigidos, percebe-se instantaneamente que os processos ficam mais eficientes.
Consequentemente, os resultados financeiros também são perceptíveis, pois as compras passam a ser realizadas tendo por base informações fidedignas, o que colabora para orçamentos mais enxutos e assertivos.
Agora que você conhece mais sobre KPIs e suas vantagens quando implementado nos armazéns, leia também nosso post que apresenta as etapas do processo de armazenagem!