Como evitar custos muito altos na indústria

Custos muito altos na indústria sempre se tornam um grande problema, principalmente quando sabemos que a produção industrial deve ser sempre a mais enxuta possível.

Para uma empresa que mantém uma estrutura bem definida, é possível reduzir os custos muito altos na indústria. Isto gera maior lucratividade, ao mesmo tempo em que a produção se torna maior e com a qualidade desejada pelo consumidor final, conseguindo, assim, maior eficiência.

Existem algumas formas práticas de reduzir os altos custos industriais através de sistemas de controle de qualidade e indicadores de desempenho. Embora também seja possível aplicar algumas ações que interferem diretamente nos custos, reduzindo-os para patamares que tornem a empresa mais competitiva.

Meios para evitar custos muito altos na indústria

Existem alguns fatores que podem causar elevação nos custos industriais, principalmente relacionados à própria produção. Podemos usar como exemplo quando uma empresa produz mais do que o necessário, ou seja, quando é obrigada a manter produtos em estoque.

Para manter a lucratividade é importante que a empresa siga o planejamento adequado de produção. Dessa forma, pode-se evitar custos muito altos na indústria. É necessário evitar produzir mais ou mais rápido do que o necessário. Por isso, a programação deve atender todos os pedidos dentro do prazo determinado sem exigir aumento na capacidade dos equipamentos.

Elaborando um planejamento eficiente, a empresa terá condições de atender a demanda do mercado. Contudo, é possível evitar que produtos sejam armazenados por muito tempo, causando prejuízos.

Percebemos que os custos muito altos na indústria são uma das principais preocupações para os administradores, uma vez que vivemos em um mercado cada vez mais competitivo. A manutenção de uma estrutura de custos enxuta é que vai gerar impactos diretos nos resultados empresariais. Com isso, é possível oferecer menores índices de custos, ao mesmo tempo em que se apresenta maior lucratividade.

Os itens que mais provocam aumento nos custos da produção industrial, normalmente, envolvem:

  • mão de obra;
  • matéria-prima e os insumos
  • outros custos indiretos (manutenção dos equipamentos, utilização de energia elétrica e a própria depreciação das máquinas e equipamentos, entre outros).

A melhor maneira de evitar custos muito altos na indústria é manter uma estrutura controlada. É preciso também preservar, inclusive, alguns desperdícios que são bastante comuns nas empresas.

Entre as principais formas de redução de custos de produção podemos destacar as seguintes:

1.    Controle constante sobre os custos de produção

A administração da empresa deve manter controle constante sobre os custos de produção através dos próprios colaboradores, buscando sugestões para redução desses custos. Sendo assim, em muitas oportunidades, os problemas podem não ser percebidos. Isto pode aumentar de forma sensível os custos no final de cada período de apuração.

A manutenção preventiva e a conscientização dos colaboradores sobre ações que possibilitem redução de custos irá gerar maior lucratividade. A aplicação de indicadores de desempenho com acompanhamento constante é uma forma de evitar custos muito altos na indústria.

O treinamento dos colaboradores é um meio para que a empresa possa conscientizá-los sobre a necessidade de redução de custos. É possível fazer com que cada profissional se torne mais responsável. Ele pode vestir a camisa da empresa e agir de forma proativa nesse sentido.

2.    Gestão de recursos humanos mais eficiente

A eficiência não deve ser direcionada apenas ao controle e uso de máquinas e equipamentos, mas também à gestão de recursos humanos, aproveitando melhor a jornada de trabalho.

Um bom planejamento diário das atividades irá possibilitar melhor aproveitamento do tempo e da mão de obra. Com isso, a empresa a economizar com custos extras e pagamento de horas extras.

Havendo necessidade de aumento de produção e de horas extras, é possível optar pela contratação terceirizada. É possível utilizar a legislação disponível, admitindo profissionais em regime de trabalho intermitente, por exemplo.

Ao mesmo tempo, a empresa poderá optar por férias coletivas em períodos de menor produção, economizando e evitando custos muito altos na indústria em outras áreas.

3.    Automatização de processos

Atualmente a tecnologia disponibiliza uma série de soluções para manter o controle de produção, os estoques e, consequentemente, os custos, automatizando diversos processos.

Contudo, é extremamente importante que o administrador utilize as soluções oferecidas pela tecnologia de forma consciente e estruturada. Para isso, é preciso observar seu ramo de atividade, evitando custos muito altos na indústria.

4.    Negociando com fornecedores

O setor de compras da empresa deve estar atento à negociação com os fornecedores de uma forma geral. É preciso procurar empresas que possam oferecer custos mais baixos ou prazos mais estendidos de pagamento.

A concorrência é bastante acirrada. E dessa forma, torna-se mais fácil encontrar empresas que possam oferecer melhores condições para seus clientes.

5.    Controle de estoque

O controle correto do estoque é uma das melhores formas de evitar custos muito altos na indústria, principalmente com relação a quantidade de matéria-prima e de insumos.

Manter quantidades maiores dos insumos e matérias-primas é manter dinheiro parado, que pode ser aplicado em outras necessidades empresariais. Algumas empresas, em busca de economia, procuram manter níveis mais elevados de itens em seu estoque. Por vezes, elas acabam se esquecendo de que é a circulação de materiais que mantém a empresa de forma sustentável.

O controle de estoque deve ser aplicado com soluções tecnológicas, utilizando as ferramentas para adequar o número mínimo de estoque para cada item aplicado na produção. Assim, é possível negociar prazos de entrega com fornecedores para evitar sua falta e treinar os profissionais responsáveis pela armazenagem para que o controle seja sempre eficiente.

O estabelecimento de boas parcerias com bons fornecedores irá atender as necessidades de redução de custos da empresa, além de oferecer condições mais vantajosas de compra e de pagamento.

O controle de estoque para evitar custos muito altos na indústria também pode fazer uso do inventário periódico. Com isso, será possível ter conhecimento dos itens e insumos com maior necessidade. Pode-se ainda cria um alinhamento do planejamento de produção com o setor de compras. Ou seja, maior sintonia entre os diversos setores é uma excelente forma de reduzir custos e fazer com que a empresa se torne cada dia mais sustentável.

Uma boa administração é a melhor ferramenta para evitar custos muito altos na indústria e essas soluções estão ao alcance de qualquer empresário.

×