As estruturas cantilever foram desenvolvidas para resolver um dos maiores problemas do armazenamento de materiais.
Trata-se de equipamentos de armazenagem voltados a atender a produtos que possuem estruturas diferenciadas, onde o seu tamanho ou peso podem comprometer a qualidade dos materiais, danificando-os e causando sérios prejuízos à operação.
Muitos produtos sofrem as consequências da deterioração quando expostos a:
- umidade,
- calor,
- frio,
- luz, etc.
Portanto, precisam ficar armazenados em locais onde não tenham contato com o solo e com paredes ou ainda em ambientes previamente preparados para que possam manter as suas características originais.
Outras mercadorias não podem ser guardadas de forma a forçarem a sua própria estrutura, danificando suas propriedades em função do próprio peso, como, por exemplo, tubos, barras, placas de madeira, etc.
Por outro lado, precisam também estar à disposição oferecendo facilidades na movimentação, pois muitos desses produtos possuem alto giro de vendas, portanto, devem estar armazenados em estruturas que permitam agilidade tanto na entrada como na retirada desses materiais.
Neste post, apresentaremos as estruturas cantilever, equipamentos que oferecem as melhores condições de armazenagem para produtos dos mais diversos segmentos. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Por que as estruturas cantilever são ideais para diferentes segmentos do mercado?
As estruturas cantilever são ideais para diferentes segmentos do mercado em função das possibilidades existentes para a personalização desses equipamentos.
Isso significa que elas podem ser projetadas e montadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa ou segmento.
Mais do que isso, elas podem em uma só estrutura atender a diferentes processos de armazenagem, como, por exemplo:
- produtos longos,
- estruturas pesadas,
- materiais que não possuem um padrão em termos de formato, etc.
Isso significa que essas estruturas são utilizadas por indústrias, atacadistas, centros de distribuição, fazendas, lojas de materiais de construção e empresas de qualquer segmento que tenham a necessidade de armazenar volumes que estejam fora do padrão comum de mercado.
As principais demandas sanadas pelos sistemas cantilever
Os sistemas cantilever são flexíveis e bastante simples de serem montados, sendo constituídos de:
- bases – fixados na parte inferior da coluna, garantem a estabilidade da estrutura,
- consolas – além da sustentação, servem de apoio para os braços, são conhecidas também como colunas centrais,
- vigas – são chamadas de braços e reguladas verticalmente para atender as necessidades de armazenagem,
- detentor – peça opcional instalada na parte frontal que evita que os materiais deslizem e caiam.
Essas estruturas atendem as mais diversas demandas de um depósito, quando são projetadas para as seguintes necessidades:
Cargas pesadas
As estruturas cantilever são fabricadas com materiais resistentes, portanto, projetadas para suportar grandes quantidades e produtos pesados.
Podem ser adaptados de forma a suportarem equipamentos de grande porte que não podem ser acondicionados no chão, portanto, a partir do uso dessa estrutura, ficam armazenados de forma segura e com qualidade.
É importante lembrar que essa ação evita a deterioração do material, garantindo a usabilidade e bons resultados quando da sua aplicação final.
Cargas longas
Muitos materiais não são pesados, no entanto, possuem uma estrutura longa que também pode ser danificada se não forem corretamente armazenados.
São os casos dos tubos de PVC e chapas de madeiras como os aglomerados e compensados.
Apesar de leves, necessitam de espaços adequados para o armazenamento, para não dobrar ou criar curvas que venham a prejudicar a sua aplicação na obra ou estrutura onde será utilizado.
Além disso, existem ainda outros materiais que, além de pesados, são longos, como é o caso das:
- barras de ferro,
- vigas,
- chapas metálicas, etc.
Nesse caso, precisam também de um acondicionamento adequado, onde a estrutura cantilever é a melhor opção.
Condicionamento externo
Existem ainda produtos que não sofrem as consequências do ambiente, portanto, podem ser armazenados em ambientes externos.
Mais uma vez, o cantilever atende perfeitamente essa necessidade, uma vez que são preparados também para resistir aos efeitos do sol, chuva, sereno, maresia e mudanças climáticas.
Flexibilidade estrutural para armazenamento
Como já mencionado anteriormente, uma das características do cantilever é o de possibilitar que diversos tipos de materiais possam ocupar uma mesma estrutura.
Isso se dá em função das possibilidades de ajustar a estrutura de acordo com as necessidades de armazenamento.
Como vimos, as vigas ou braços são regulados verticalmente, possibilitando mudanças na estrutura, já que parte dela pode ser voltada para a estocagem de produtos pesados e outro espaço preparado para receber materiais volumosos, por exemplo.
O fato é que essa estrutura permite muitas possibilidades e pode sofrer as mudanças após estarem instalados, ou seja, sofrem alterações de acordo com as necessidades da empresa.
Produtos com alta rotatividade
Por fim, outra grande vantagem dessas estruturas está na possibilidade de movimentação de carga.
Ela tanto pode ser projetada para que tenha um único espaço de entrada e saída de mercadorias, como também pode atender as necessidades onde o acesso se dá pelos dois lados da estrutura.
Esses modelos são conhecidos como:
- cantilever simples,
- cantilever duplo.
Como se observa, essa estrutura atende a diversos segmentos do mercado e as mais diferentes situações no armazenamento de materiais.
Para conhecer mais detalhes sobre esses equipamentos, o melhor caminho é contar com quem entende do assunto e desenvolve cada projeto de maneira particular, considerando as necessidades e realidade de cada empresa.
Em casos de dúvidas, entre em contato com a Fabrimetal, uma empresa especializada na fabricação de estruturas de armazenamento que desde 2001 atende a centenas de empresas distribuídas por todo o Brasil!