Picking na armazenagem é a expressão que define a separação de pedidos para remessa ao cliente. É uma das etapas mais exigentes do processo de expedição, merecendo mais atenção, principalmente quando se trata de e-commerce, buscando reduzir tempo e custo, ao mesmo tempo aumentando a produtividade.
O picking, ou order picking, é originário do inglês, referindo-se ao processo de coleta de encomendas. No sistema de armazenagem, é a etapa de preparação, separação ou montagem dos pedidos.
O sistema de preparação ou picking na armazenagem é apresentado em diversas modalidades, que podem ser aplicadas dependendo o tipo de comércio. Contudo, a empresa deve adaptar as operações conforme seu próprio desenvolvimento.
Tipos de picking na armazenagem
Os métodos de picking na armazenagem mais empregados são os seguintes:
Picking discreto ou por pedido
O picking na armazenagem discreto ou por pedido é o mais básico de todos, levando o operador de logística a coletar um item por vez até que o pedido do cliente esteja pronto.
O operador, nesse caso, deve coletar os itens de forma a não se afastar de seu ponto de origem, possibilitando que os produtos estejam próximos ao despacho, reduzindo o tempo de coleta. É uma modalidade que pode atender perfeitamente empresas com pequeno número de pedidos, embora seja uma forma que pode congestionar as operações, principalmente pelos próprios operadores.
Picking por zona ou por área
Nessa modalidade de picking na armazenagem, o armazém é dividido por zonas, onde os operadores coletam itens de áreas delimitadas, passando os pedidos para a zona sequencial, onde serão incluídos novos produtos, até que esteja completo o pedido.
Nesse sistema percebemos uma linha de produção, onde cada operador é responsável por uma etapa do processo, sendo comum o uso de esteiras rolantes ou de prateleiras próximas para evitar a perda da eficiência na operação.
Picking por lote
O sistema de picking por lote agrupa múltiplos itens em lotes pequenos na área de consolidação, levando o operador a passar por todas as áreas coletando múltiplos itens para completar diversos pedidos ao mesmo tempo.
Nesse caso, aplica-se a estratégia de conciliar pedidos com os mesmos itens para reduzir o deslocamento do operador. Em operações com poucos itens em cada pedido, o sistema permite reduzir o tempo de movimentação, porém, é necessário muito cuidado para evitar e prevenir erros.
Picking por onda
O sistema de picking na armazenagem por onda é uma mistura dos sistemas por zona e por lote. Todas as zonas são coletadas ao mesmo tempo e, na área de consolidação, os itens são separados por pedidos.
O sistema pode atender empresas com altos números de pedidos e quantidade de itens de moderada a alta em cada pedido, podendo ser também utilizado para separar pedidos para transportadores, por rota ou região de entrega. Nesse caso, é preciso ter cuidado com o planejamento para não haver problemas nas etapas de separação e consolidação.
Implementando as estratégias de picking na armazenagem
Com essas diversas modalidades, a empresa precisa escolher o sistema de picking na armazenagem e o modelo mais compatível com a sua situação. É evidente que a empresa não deve adotar um modelo apenas com base em suposições, mas sim observando como cada sistema funciona e como cada um deles pode oferecer vantagens para o despacho de mercadorias.
O que é necessário é testar e adaptar modelos que permitam melhorar a eficiência na armazenagem e na movimentação dos itens, aumentando, consequentemente a velocidade da entrega final dos produtos.
Essa condição pode ser obtida com a implantação de estratégias já conhecidas de picking na armazenagem, como podemos ver a seguir:
1. Colocando produtos de maior giro em posições mais estratégicas
O processo de separação pode ser facilitado quando a empresa conhece os produtos com maior giro dentro do sistema de armazenagem. Esses produtos devem ser colocados em pontos de mais fácil acesso, reduzindo a distância que o operador deve percorrer, deixando os produtos de menor giro para locais mais afastados.
2. Implantando o endereçamento logístico
Com a implantação de um sistema de endereçamento logístico, o picking na armazenagem pode ser facilitado. O sistema de organização do armazém deve ser montado com endereços através de corredores, de colunas e de níveis, definindo a alocação de todos os produtos no estoque para facilitar sua localização e aumentar a rotatividade e produtividade dos operadores.
Com endereçamento, o operador poderá encontrar cada mercadoria com muito mais rapidez, ao mesmo tempo em que irá se familiarizar com os locais de determinadas mercadorias.
3. Automatização de processos
Para manter a organização do estoque e conhecer a quantidade de itens existentes, é imprescindível contar com um sistema ERP. A ferramenta oferece diversas funcionalidades, integrando operações e possibilitando a visualização de informações importantes em tempo real, o que vai facilitar o levantamento de inventário e o gerenciamento de riscos.
4. Tecnologia a favor do picking na armazenagem
A tecnologia oferece outras ferramentas para facilitar o trânsito de mercadorias no armazém, como leitores de código de barras e QR Code, que permitem melhorar o picking na armazenagem, eliminando documentos em papel.
Equipamentos e materiais para melhorar o picking na armazenagem
O sistema de picking na armazenagem escolhido vai exigir materiais que possibilitem aumentar a eficiência dos operadores logísticos. Assim, o próprio armazém deve passar por mudanças que facilitem a movimentação e a coleta de produtos, garantindo que todos os pedidos sejam entregues dentro do prazo e, o mais importante, sem falhas em itens ou trocas de produtos.
A empresa deve analisar com cuidado quais são os materiais que podem ajudar no controle do estoque e em evitar erros nas operações de logística. O sistema ERP, por exemplo, permite que as informações sejam automatizadas e, com os leitores de códigos de barra é possível manter a conferência em tempo real, inclusive verificando se está de acordo com o que foi pedido.
É evidente que as estratégias de picking na armazenagem devem ser dinâmicas, melhorando a cada dia, oferecendo ferramentas e equipamentos que possam aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, oferecer o melhor atendimento ao cliente, que é o principal personagem nesse processo.