Armazenagem é uma atividade dentro de qualquer empresa que gerencia todas as etapas de operação de recebimento e expedição de qualquer tipo de carga, englobando o planejamento, a coordenação, o controle e todas as operações, possibilitando que uma carga seja guardada com segurança até ser utilizada.
Atualmente existem diversos métodos modernos e eficientes de armazenagem, sempre buscando atender os diversos processos empresariais, tanto para o comércio quanto para a indústria. No conceito de armazenagem, para sua completa utilização, devem ser observados alguns princípios básicos, permitindo o atendimento correto de seus requerimentos e de sua utilização eficiente:
Os princípios utilizados na armazenagem
Para atender de forma correta a aplicação dos materiais utilizados, a armazenagem deve seguir os seguintes princípios:
1. O planejamento
O planejamento é fundamental para a correta armazenagem, o que subentende a avaliação da área que será utilizada para os itens a serem guardados, as condições físicas e técnicas para o projeto e o respeito às particularidades de segurança e manuseio exigidos por lei. Entre essas particularidades não se pode esquecer características do local e sua capacidade de suporte das cargas.
2. Flexibilidade operacional
A flexibilidade operacional exige que a armazenagem esteja em acordo com a atividade da empresa, permitindo que tenha a capacidade de se adaptar aos itens armazenados, ou seja, o armazém deve estar adequado para as operações que irá suportar, armazenando o maior número possível de cargas, permitindo o acesso às máquinas para movimentação e dos funcionários em seu interior.
3. Simplificação do fluxo de armazenagem
O fluxo da carga armazenada deve funcionar de maneira simples e prática, possibilitando aumentar a produtividade, com o máximo de agilidade. Toda a estrutura deve ser planejada permitindo acomodar o maior número de itens, considerando também os equipamentos que serão utilizados.
4. Integração da armazenagem com a empresa
A integração do sistema de armazenagem deve obedecer às necessidades da empresa, com todas as atividades interligadas, obedecendo a uma ordem pré-estabelecida.
5. Otimização do espaço físico
A otimização do espaço físico é uma necessidade básica para tornar a armazenagem o mais eficiente possível, permitindo funcionar com todo o seu potencial utilizando o menor consumo de energia e de custos. O espaço físico da armazenagem deve atender o máximo de carga com facilidade de movimentação, com equipamentos adequados e utilizados de forma consciente.
6. Verticalização
A verticalização na armazenagem permite utilizar estruturas que utilizam de forma adequada tanto a altura quanto a área do armazém. Dessa maneira, os armazéns podem ter área menor em relação à altura, aumentando sua capacidade de armazenamento sem prejuízo da movimentação.
7. Automação
A automação na armazenagem possibilita melhor relação custo-benefício, inclusive com menor custo operacional, menos investimento e menor tempo de retorno nos valores investidos. O sistema de armazenagem exige análise completa das necessidades do armazém e da automatização dos processos.
8. Controle
O controle na armazenagem deve ser feito através de indicadores para verificar se os métodos aplicados estão sendo eficazes ou não. O armazém deve ser gerenciado com controle sistemático de todos os processos, com registros de recebimento, controle de inventário físico, tempo de armazenamento da carta e tempo de entrega.
9. Segurança
A área de armazenagem deve ser dotada de sistemas que possam garantir a segurança tanto das cargas quanto equipamentos e dos trabalhadores, que devem ter condições físicas e psicológicas para suas atividades. Os trabalhadores devem ter treinamento de emergência e do uso de equipamentos de movimentação e de segurança.
10. Custos
Todos os princípios aplicados na armazenagem devem levar em consideração os custos para o armazenamento das cargas, garantindo maior produtividade e maior lucratividade para a empresa.