Boa armazenagem

Existem vários fatores que impactam no prazo de entrega de um produto: transporte, feriados e datas comemorativas, atraso na produção, entre outros. Todo gestor que visa potencializar sua produção precisa ficar atento a esses aspectos e entender como a boa armazenagem melhora o tempo de entrega

 

No texto a seguir, vamos dar algumas dicas de como reduzir o tempo de espera do cliente. Com certeza você vai rever práticas do seu cotidiano e pensar em novas estratégias para o seu negócio. 

 

 

Como a armazenagem melhora o tempo de entrega?

A armazenagem é parte importante da logística e da distribuição das mercadorias. Logo, exige bastante atenção na hora de criar um processo rápido e eficiente. Melhorar a velocidade na armazenagem sem comprometer a qualidade das entregas resulta em redução de custos e otimiza as operações. 

 

Afinal, a armazenagem melhora o tempo de entrega. Isso reflete na imagem da marca perante seus clientes, trazendo também maior diferencial competitivo.

 

Como a armazenagem pode gerar custos para a empresa

De modo geral, podemos definir a armazenagem como a parte responsável por guardar as mercadorias de forma ordenada e segura dentro de um espaço específico da empresa. Assim, os produtos ficam organizados, facilitando o fluxo e ajudando no cotidiano de outros setores. 

 

Por isso, é um espaço que requer bastante atenção. É neste setor que ficam as grandes máquinas de manuseio, que precisam de profissionais qualificados para usá-las. Também é preciso ter muito cuidado com os itens armazenados, pois qualquer perda ou dano traz prejuízo para a empresa. 

 

Dessa forma, entendemos que a armazenagem impacta diretamente no desempenho financeiro da companhia. Ou seja: se o gestor dedica parte dos seus esforços para rever o processo e descobrir métodos de potencializar como a armazenagem melhora o tempo de entrega, a empresa inteira lucra. 

 

Como a armazenagem melhora o tempo de entrega

Então, surge a pergunta: como a armazenagem melhora o tempo de entrega? Como esses dois fatores, que parecem tão distantes, estão conectados? 

 

A resposta é bem mais simples do que parece. Um armazém bagunçado, com produtos fora do lugar e sem integração entre áreas, dificulta a localização dos itens. Assim, quando os caminhões chegam para transportá-los, os colaboradores passam muito tempo procurando. 

 

E tempo, como bem sabemos, é dinheiro. 

 

Neste caso, o gasto vem em diversas formas. Para começar, no motorista parado enquanto poderia já estar dirigindo. Além disso, mobiliza-se uma força de trabalho desnecessária para localizar itens que deveriam estar em lugares mais facilitados. Por fim, uma falha na organização aumenta as chances de perda e danos dos produtos. 

 

3 dicas para armazenar melhor os seus produtos

Agora que entendemos como a armazenagem melhora o tempo de entrega, é hora de anotar as dicas de como organizar melhor os seus produtos. 

Mantenha as mercadorias na embalagem original

De modo geral, as mercadorias chegam com as embalagens primárias, que envolvem o próprio produto, podendo haver também as embalagens secundárias. Elas, por sua vez, protegem as primeiras e garantem sua preservação.

 

Por isso, mantenha os produtos nas suas embalagens originais. Assim fica mais fácil garantir a integridade dos produtos armazenados. Isso também ajuda no processo de separação e identificação, ao mesmo tempo em que se pode otimizar o espaço onde serão armazenadas.

 

Organize o espaço físico do seu armazém

É impossível falar sobre como uma boa  armazenagem melhora o tempo de entrega sem citar a organização do espaço físico disponível para guardar as mercadorias. 

 

Hoje em dia, há diversos sistemas de armazenagem inteligentes e movimentação de materiais. Procure fornecedores que ofereçam soluções personalizadas para vários segmentos, elaborando projetos alinhados com as necessidades de cada cliente.

 

Com os produtos certos para ajudar na organização do seu armazém, tudo estará em seu devido lugar. Assim, terá espaço suficiente para a movimentação de pessoas e equipamentos, facilitando a busca pelos itens e melhorando o tempo de entrega. 

 

Controle seu estoque

O controle de estoque deve ser feito de forma criteriosa para garantir que os números apresentados no sistema de gestão sejam iguais ao número de mercadorias existente no armazém.

 

Para isso, é preciso gerenciar todas as entradas e saídas, conferindo os números do sistema com a quantidade de produtos existentes. Incluir isso na rotina da sua empresa evita imprevistos como a falta de insumos para produção ou mercadorias indisponíveis para venda.

 

Caso a sua empresa trabalhe com produtos que possuem prazo de validade, é necessário dar especial atenção ao sistema de controle de estoque. A armazenagem melhora o tempo de entrega, garantindo que os produtos sejam utilizados em primeiro lugar, como ocorre no sistema FIFO, evitando o vencimento do prazo de validade.

 

Com este artigo, percebemos que é necessário olhar para as etapas do processo de armazenagem com muita atenção. Só assim é possível identificar pontos de melhoria e inseri-los ao seu negócio.

 

Para ter uma visão crítica, o gestor precisa primeiro entender verdadeiramente as etapas do processo de armazenagem para só então aplicá-las da forma correta. Assim você garante um fluxo mais eficaz para a distribuição, transporte e armazenamento. 

Clique aqui para ler um artigo que explica bem detalhadamente quais são as etapas do processo de armazenagem.

×