Canais de distribuição: como tornar sua logística mais eficiente

Canais de distribuição: como tornar sua logística mais eficiente

Muito se fala sobre canais de distribuição, porém, você sabe exatamente o que é isso e como escolher a melhor opção para a sua empresa?

Independente do produto que você trabalhe, é preciso fazer com eles cheguem ao mercado e a seus clientes.

Uma má logística de distribuição pode inviabilizar os negócios, onerando de tal forma a operação que os preços finais sejam incompatíveis com o que o mercado está disposto a pagar.

Além disso, indiferente do meio utilizado para transferir os produtos da sua empresa para os clientes, cuidados precisam ser tomados com relação a:

  • boas estruturas de armazenamento,
  • precisão na separação dos pedidos,
  • agilidade na entrega,
  • qualidade no atendimento.

Isso significa estar atento aos diversos detalhes que fazem parte da logística, quando é preciso contar com estruturas bem montadas e estratégias bem definidas, evitando atrasos, erros e garantindo a satisfação do consumidor que adquiriu o produto.

Neste post, apresentaremos os canais de distribuição e de que maneira posso tornar a logística da empresa mais eficiente! Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

O que são canais de distribuição?

Canais de distribuição são os pontos ou locais em que um produto segue desde a sua produção até o consumidor final.

Existem muitas possibilidades para se fazer com que o produto chegue ao seu destino, cada qual apresentando vantagens e detalhes que precisam ser monitorados para que o processo ocorra com qualidade.

O mercado deseja disponibilidade de entrega a um preço que considera razoável e qualidade dos produtos de acordo com a expectativa que possui a respeito.

É importante lembrar que a logística passou a ser um fator decisivo na decisão de compra dos clientes, portanto, esse assunto passa a ser estratégico e fundamental para o aumento das vendas e faturamento.

Para se ter ideia da importância desse assunto, uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner em parceria com a Opinião Box mostrou que 52% dos consumidores vêem as vantagens oferecidas na entrega dos produtos como um fator determinante para a compra.

Quais os principais tipos de canais de distribuição?

Diante desses fatos, é muito importante conhecer os principais tipos de canais de distribuição existentes e avaliar detalhadamente qual pode atender com qualidade e a custos viáveis as necessidades logísticas de sua empresa. Vamos conhecê-los:

Distribuição direta

A distribuição direta é aquela em que o produtor torna-se o responsável por todas as ações que envolvem a saída da mercadoria da sua indústria até a entrega ao cliente que realizou o pedido.

Nesse caso, é necessário que toda uma estrutura esteja disponível para a realização dessas tarefas, como, por exemplo:

  • armazém,
  • equipe própria de logística,
  • veículos.

Isso significa grandes investimentos em estrutura logística e normalmente é utilizado por empresas que possuem produtos de alto valor agregado atendendo a clientes que estejam concentrados em uma determinada região geográfica.

Distribuição indireta

A distribuição indireta é aquela que envolve terceiros nos processos logísticos.

Nesse caso, é preciso avaliar os custos envolvidos, pois os profissionais e empresas que atuam nas diversas etapas cobram pelas tarefas desenvolvidas.

Os processos de controles precisam ser mais precisos, onde a burocracia torna-se maior.

No entanto, é uma maneira de atender a diversas regiões sem ter que absorver os investimentos com estruturas próprias.

Essa situação ocorre quando o fabricante comercializa seus produtos com o distribuidor, que por sua vez faz a venda e responsabiliza-se pela entrega das mercadorias aos consumidores ou lojistas (outro canal que também pode ser agregado ao negócio).

Distribuição intensiva

Na relação dos canais de distribuição a intensiva é uma excelente opção para empresas que possuem produtos comercializados em grandes quantidades.

Geralmente, são itens do dia a dia e que precisam estar disponíveis na maior quantidade possível de lugares, para serem vistos e adquiridos.

Para isso, é necessário contar com uma rede de apoio logístico bastante grande, o que exige:

  • controle, 
  • agilidade,
  • organização.

Os produtos para distribuição intensiva exigem constantes análises e tomadas de decisões rápidas, pois a operação logística não para, envolvendo em muitos casos equipes que atuam 24 horas para atender a demanda.

Distribuição seletiva

Chegamos a distribuição seletiva, que ao contrário da intensiva, os produtos são oferecidos em alguns pontos de vendas.

Normalmente, são produtos mais valorizados pelo mercado e que são procurados por consumidores que buscam a “marca”, portanto, localizam os locais de vendas e fazem contato para fazer o pedido.

Trata-se também de contar com terceiros no processo de distribuição, porém, envolvendo acordos onde, em muitos casos, a empresa responsável pela comercialização do produto não possui marcas concorrentes em seus estabelecimentos.

Distribuição exclusiva

Por fim, dentre os canais de distribuição, existem aqueles que são exclusivos. Isto é, são comercializados apenas por empresas que recebem essa oportunidade de negociar e atender com exclusividade a determinada região.

Esses casos, normalmente, envolvem produtos de valores mais elevados e reconhecidos pelo mercado.

Isso significa que consumidores que desejam o produto percorrem longas distâncias para encontrarem aquilo que procuram.

Para se alcançar esse patamar de negócio, sua marca precisa ser conhecida e valorizada pelo mercado consumidor.

Agora que você já conhece os mais utilizados canais de distribuição, é hora de verificar qual deles pode atender as necessidades de sua empresa.

Aproveite também o momento, para ler nosso post que apresenta os principais equipamentos de armazenagem que sua empresa deve ter!

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