As estruturas cantilever foram desenvolvidas especialmente para armazenagem de unidades mais longas ou com medidas variadas. São caracterizadas pela sua estrutura bastante simples, utilizando colunas e um conjunto de braços em balanço onde são colocadas as cargas.
Em razão da altura e do peso dos itens armazenados, pode-se utilizar estantes leves ou pesadas, já que ambas oferecem a possibilidade de adequar os níveis em apenas um lado ou nos dois lados da estrutura.
A movimentação de itens pode ser feita de forma manual quando as peças são de menor peso. Há ainda a possibilidade de usar empilhadeiras e outros meios de elevação, no caso de peças mais pesadas.
Estruturas cantilever, as mais práticas
Como são bastante práticas, as estruturas cantilever são um modelo de estrutura bastante comum nas empresas. Portanto, o sistema é implantado para ajudar na gestão de armazenagem. Assim, na hora de escolher o melhor método de armazenamento, a administração deve observar alguns fatores e particularidades do processo de instalação.
O sistema das estruturas cantilever é composto por braços colocados no nível vertical, à escolha da administração do armazém, fixado em uma coluna central, o que o torna semelhante a estantes. Os principais componentes dessa estrutura são as bases, as colunas e vigas, onde devem ser armazenados os itens.
Nas estruturas existem colunas perfuradas para fixação das vigas na posição vertical, sendo sustentadas apenas em uma de suas extremidades. A distância entre as colunas deve ser determinada pelo peso dos itens armazenados.
Esses cálculos devem ser feitos durante o projeto para que a estrutura possa sustentar a carga com uniformidade. Isso reduz qualquer chance de deformações ou defeitos. Para isso, podem ser instalados acessórios de contenção, que oferecem maior segurança à carga.
Caso seja necessário, as estruturas cantilever também suportam elementos adicionais que permitem prolongar a área de armazenagem. Como exemplo podemos citar os braços colocados em somente um ou nos dois lados da coluna.
Dessa forma, trata-se de uma estrutura para armazéns que se mostra como a melhor solução para a guarda de itens de maior comprimento. Entre eles temos:
- barras de ferro;
- tábuas de madeira;
- canos de PVC, etc.
Além disso, as estruturas cantilever podem ser mais ou menos robustas, atendendo as necessidades de armazenamento de qualquer tipo de empresa. Como resultado, elas são capazes de suportar cargas de maior peso e de dimensões maiores.
O sistema também é denominado estruturas em consola, apresentando maior praticidade na guarda de volumes. Isto, por sua vez, mantém a integridade dos itens e oferecendo maior segurança aos operadores.
Estruturas cantilever: facilidade de operação
As estruturas cantilever são bastante flexíveis e descomplicadas. Apresentam-se como um sistema que pode ser facilmente operado, sem necessidade de equipamentos especiais.
As conexões da estrutura são instaladas através de encaixe, de parafusos ou buchas metálicas. Ou seja, não há necessidade de aplicação de solda.
Basicamente, as estruturas cantilever são formadas por:
- Bases, que são fixadas nas colunas para garantir maior estabilidade para a estrutura. As bases agem como distribuidoras do peso dos itens. Isto reduz sua pressão e ajuda na prevenção de desníveis do piso ou danos aos itens. As bases podem ser simples, possibilitando acesso por um dos lados, ou duplas, acessando pelos dois lados;
- Consolas, que são presas na base, conferindo maior sustentação e estabilidade para a estrutura, servindo também de apoio para os braços. Essas consolas também são conhecidas como coluna central;
- Vigas, também denominadas braços, que são componentes de aço acoplados às consolas, sendo utilizadas para o armazenamento dos itens. As vigas podem ser reguladas de forma vertical, atendendo as necessidades de armazenamento;
- Detentores ou limitadores, peças opcionais que podem ser conectadas aos braços na parte frontal. Eles evitam qualquer risco de acidente pelo deslizamento das peças.
Além disso, como se trata de um sistema autoportante, as estruturas cantilever não precisam obrigatoriamente ser apoiadas nas paredes ou em pilares.
Vantagens das estruturas cantilever
Entre as vantagens apresentadas pelas estruturas cantilever está o espaço disponível. Como não oferecem limites no comprimento, são estruturas ideais para armazenar itens de qualquer dimensão, como tubos, placas e madeira. Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de instalar estrados nos braços da estrutura se houver necessidade de guardar itens de dimensões diferenciadas em um mesmo local.
A estrutura também não apresenta necessidade de fixação em pilares ou paredes. Portanto o armazém fica otimizado para maior variedade de itens.
Pelo fato de não haver colunas frontais, as estruturas cantilever oferecem maior possibilidade de armazenamento. Elas possibilitam acesso direto aos itens armazenados, sendo, além disso, um sistema de fácil montagem e desmontagem. Ainda é possível o alterar sua posição conforme os itens que serão guardados.
A estrutura deve ser montada de acordo com os itens armazenados. Assim, cada projeto é específico para cada tipo de empresa, havendo diversas possibilidades de fabricação:
- A estrutura no sistema é geralmente apresentada com altura entre 2,5 e 8 metros, com braços entre 0,5 e 2,2 metros;
- O sistema oferece diversas possibilidades de acabamento, como pintura eletrostática com tinta epóxi, galvanização eletrolítica ou galvanização a fogo. No caso de armazenamento em área externa, a recomendação é acabamento galvanizado.
Como instalar as estruturas cantilever
Na implantação das estruturas cantilever é necessário observar alguns fatores, como, por exemplo:
- As condições do piso e seu nivelamento para a instalação de bases;
- Manter uma área livre para movimentação das cargas;
- Observar a necessidade de movimentação de itens e o fluxo de transporte no armazém;
- Analisar o peso e o tamanho dos materiais que devem ser armazenados.
As estruturas cantilever são um método bastante seguro e durável para qualquer tipo de armazém. No entanto, para que ofereça todas as vantagens, é necessário elaborar um projeto específico para que as necessidades de armazenagem sejam atendidas.
Cada projeto deve ser desenvolvido sob medida para atender a cada tipo de armazenamento, tendo como base os próprios produtos. Dessa forma, é possível garantir que a estrutura evite qualquer tipo de problema para a logística.
A solidez e a flexibilidade das estruturas cantilever tornam o sistema uma das melhores escolhas para quem precisa otimizar o fluxo e a movimentação de cargas. Em conclusão, com elas é possível garantir maior eficiência para a empresa.