Armazenagem em paletes: como aplicar?

 

Grande parte das empresas atualmente busca fazer a armazenagem em paletes em seus armazéns e almoxarifados. Existem diversos sistemas de armazenagem em paletes que permitem à administração do armazém estabelecer um controle de estoque de forma muito mais eficiente.

As principais modalidades de praticar a armazenagem em paletes são o bloco de empilhamento, o empilhamento em frames com estruturas, a cremalheira única, o drive-in, o rack de fluxo, o push back e o rack de fundo duplo.

Como funciona o bloco de empilhamento na armazenagem em paletes?

Na armazenagem em paletes o bloco de empilhamento é a forma de manter as unidades de carga empilhadas umas sobre as outras, armazenadas nas pistas ou blocos no próprio piso do armazém.

As paletes são empilhadas em uma determinada altura, tomando como base uma série de critérios, tais como a condição e o peso da carga, a depuração da altura e a capacidade dos empilhadores.

Nesse sistema de armazenagem em paletes, a carga é recuperada a partir do bloco no sistema LIFO, o último a entrar, primeiro a sair. Dessa forma, não se permite a remoção com base na função da data ou no sistema FIFO, primeiro a entrar, primeiro a sair.

A remoção do material pode provocar falhas onde ocorrem os espaços vazios, uma vez que não podem ser preenchidos até a faixa total vazia. Trata-se de um sistema mais barato para ser implementado, já que não envolve inserção, podendo ser operado em qualquer armazém que possua espaço de chão disponível.

O que é o empilhamento em frames na armazenagem em paletes?

O empilhamento em frames na armazenagem em paletes é também conhecido como quadros de empilhamento de paletes e são aplicados em decks e postos que podem ser erguidos e transferidos de local, quando necessário.

A armação de empilhamento permite a colocação de várias unidades, umas sobre as outras até o alto do armazém, sendo particularmente útil quando não são mercadorias empilháveis.

O sistema de empilhamento em frames na armazenagem em paletes é bastante aplicado por empresas quando é necessário acumular temporariamente as mercadorias durante determinado período.

Os paletes em profundidade na armazenagem em paletes

Os paletes em profundidade única permitem acesso a cada palete armazenado no rack, tornando as questões de favoelamento de empilhamento em quadros e em blocos. Sempre que um palete é removido, o espaço se torna imediatamente disponível, podendo ser colocado outro no mesmo local.

Esse método de armazenagem em paletes pode ser configurado em diversas maneiras e nas mais variadas alturas. A maior parte dos armazéns atualmente aplica esse tipo de armazenagem. Sua maior desvantagem é o fato de as cremalheiras de profundidade única exigir espaço significativo para manter corredores adequados.

O rack de palete de dupla profundidade na armazenagem em paletes

O rack de palete de dupla profundidade nada mais é do que uma variação do rack de fundo único, incorporando dois suportes individuais, que são colocados juntos. Essa técnica reduz o número de corredores necessários, mas é uma armazenagem em paletes suscetível de favoelamento, não sendo, em alguns casos, tão eficiente quanto o rack de fundo único.

Além disso, nesse sistema, uma empilhadeira de alcance duplo é necessária para colocar e para remover os paletes das estantes.

Prateleiras drive-in na armazenagem em paletes

Nas prateleiras drive in para a armazenagem em paletes é possível utilizar entre cinco a dez espaços de paletes de cargas semelhantes à trasfega de duplo fundo. O drive-in fornece acesso à empilhadeira, permitindo colocar e remover o estoque.

No entanto, a empilhadeira possui um espaço limitado para manobrar, o que aumenta o tempo necessário para colocar e retirar as unidades de paletes.

Nesse sistema de drive-in é aplicado o princípio LIFO para tirar as paletes, de forma semelhante aos blocos.

O empilhamento de fluxo na armazenagem em paletes

No empilhamento de fluxo é possível operar movendo a carga pela extremidade de um rack sobre um transportador, que permite que os paletes sejam removidos no sistema FIFO.

Depois que o palete é removido, o palete seguinte se move para a posição do que foi tirado, sendo essa uma solução adequada para aplicação em armazéns que mantém altas taxas de transferência. Embora possibilitem melhor movimentação, também é uma operação de custo mais alto.

Empilhamento push back na armazenagem em paletes

O empilhamento push back apresenta-se como uma solução LIFO, com a carga sendo colocada no armazém através de um transportador ferroviário guiado.

Assim que uma carga é colocada na armazenagem em palete, a carga empurra as outras de volta para a área de armazenamento e, quando ela é removida, a próxima carga na pista é movida para a posição de onde a outra foi removida.

Assim, cada faixa no estoque mantém uma carga na posição ideal para remoção. Trata-se de um método de armazenagem em paletes que não podem ser aplicados em produtos ou materiais que exigem o sistema FIFO.

×