Para elevar o nível da sua organização, você precisa saber como unir armazenagem e estratégia logística. Afinal, o objetivo da armazenagem é justamente solucionar problemas de estocagem, possibilitando a integração entre suprimento, produção, distribuição e os clientes.

Ao usar os conhecimentos de estratégia logística, o empreendedor vê aumentos na lucratividade e na eficiência da sua empresa. Porém, não é uma tarefa fácil saber onde os caminhos da armazenagem e estratégia logística se encontram. 

Por isso, preparamos um material exclusivo para você entender como combinar esses dois conceitos de maneira inteligente. 

Boa leitura!

 

O que é um processo de armazenagem

Vamos do início. O processo de armazenagem visa organizar as mercadorias da melhor maneira possível, otimizando o espaço disponível. Na hora de estocar os produtos, fatores como estrutura, data de validade, peso e formato são levados em consideração. 

Para que o processo de armazenagem seja feito do modo correto, recomenda-se ter um controle rígido do inventário. Isso inclui um esquema para organização de produtos, pois cada tipo requer um esquema próprio de organização. 

Por exemplo: alimentos perecíveis costumam ser organizados de acordo com a filosofia FIFO, do inglês First In, First Out — “primeiro que entra, primeiro que sai”, para evitar que o alimento chegue ao seu vencimento dentro do estoque. 

Outro esquema bastante utilizado é o Bill of Material (BOM), que facilita a verificação visual do volume. Como consequência, ajuda a identificar produtos sem giro ao armazenar próximo a produtos de categorias similares. 

 

Etapas do processo de armazenagem 

Para entender o como unir armazenagem e estratégia logística, é necessário compreender as etapas do processo de armazenagem:

 

  1. Recebimento: através das frotas de caminhões e outros meios de transporte, as mercadorias chegam para serem conferidas, identificadas e separadas de acordo com suas especificações e características;
  2. Conferência: verificação de que as mercadorias entregues são aquelas encomendadas, se estão na quantidade certa e se há algum tipo de avaria que impeça o uso ou comercialização do produto;
  3. Estocagem: nesta etapa, o operador verifica se o código de endereçamento está de acordo com o local a que foi destinado, para então o produto ser guardado através do uso de empilhadeiras, porta paletes ou outras soluções de armazenagem;
  4. Identificação: os itens são marcados de acordo com determinadas características ou suas funcionalidades para facilitar a localização de maneira rápida e eficaz;
  5. Separação: depois da identificação, os produtos são separados de acordo com os pedidos para os quais serão encaminhados;
  6. Embalagem: em casos de comercialização do material, o mesmo precisa ser embalado de forma a garantir a sua integridade e evitar que sofra avarias durante o transporte até o destino final; 
  7. Expedição: por fim, a mercadoria segue para a frota ou é encaminhada para o processo de industrialização através de equipamentos apropriados.

Principais desafios do processo de armazenagem 

Por que é tão importante unir armazenagem e estratégia logística? Quem trabalha em um armazém ou centro de distribuição conhece bem os desafios do fluxo de operações, tais como: 

  • Conservar a qualidade do produto;
  • Controlar a quantidade estocada;
  • Maximização do uso de todos os espaços;
  • Eficiência na movimentação dos itens;
  • Reduzir custos relativos à armazenagem;
  • Aproveitamento dos recursos.

Ao fazer com que armazenagem e estratégia logística andem lado a lado, você minimiza os riscos e faz com que esses desafios sejam mais fáceis de serem contornados.

 

Armazenagem e estratégia logística: onde os caminhos se encontram?

Agora que você entendeu o contexto sobre porque devemos unir armazenagem e estratégia logística, chegou a vez de saber como esses dois conceitos podem ser usados na sua empresa: 

 

Redução de custo

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de juntar armazenagem e estratégia logística é na redução do custo do seu negócio. Ao utilizar soluções de armazenagem estratégicas, você faz mais com menos — ou seja, consegue guardar mais insumos com menos esforço. 

 

Diminuição da perda de produtos

Quem trabalha dentro de um armazém sabe que uma das maiores dificuldades é a perda ou avaria de produtos. Além de significar um prejuízo financeiro significativo, esse problema gera gargalos em diferentes partes do fluxo operacional. 

Reunir armazenagem e estratégia logística permite melhor organização do espaço, minimizando os riscos de perda ou quebra dos produtos. 

 

Rápido atendimento

Você sabia que a armazenagem e estratégia logística podem melhorar o tempo de entrega? Sim! Pois sem uma estratégia por trás da organização, o armazém fica bagunçado, com produtos fora do lugar e difíceis de serem localizados. Assim, quando os caminhões chegam para transportá-los, os colaboradores passam muito tempo procurando. 

Isso causa uma série de prejuízos: o motorista fica parado enquanto espera, é necessário uma força-tarefa para localizar o item, etc. Por isso a  armazenagem e estratégia logística andam lado a lado para garantir que tudo está no seu devido lugar. 

Além de saber como unir armazenagem e estratégia logística, os gestores vão se beneficiar ao entender como ter o máximo de aproveitamento do seu armazém. Essa não é uma missão fácil, mas com certeza possui extrema relevância para o bem-estar e a prosperidade do seu negócio. 

Clique aqui para ler nosso conteúdo completo sobre o tema e confira as dicas de como fazer mais com menos.

×