A armazenagem de produtos leves pode ser feita a partir de diversos sistemas e estruturas logísticas.
Diferente do que muitos pensam, existem particularidades que precisam ser avaliadas para que a escolha colabore com o dia a dia das operações de um armazém, facilitando e agilizando os processos.
Isso significa escolher adequadamente o sistema que será utilizado, quando é preciso considerar:
- características do depósito,
- tipo de materiais armazenados,
- necessidades e estratégias logísticas,
- objetivos a serem alcançados.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto IMAM, no segundo semestre de 2022, mostrou que as empresas vêm realizando mudanças na organização de seus depósitos, especialmente no que se refere a espaços do armazém.
De acordo com os resultados, a área de estocagem ainda é a predominante em um depósito, no entanto, os setores de recebimento e expedição ganham mais espaços, em função do alto índice de fracionamento dos pedidos.
Os índices com relação à ocupação do armazém apresentaram os seguintes resultados:
- estocagem – 52%,
- expedição – 29%,
- recebimento – 19%.
Diante dessa realidade, é comum que estruturas logísticas sejam necessárias tanto no ambiente de recebimento quanto no de expedição, onde após os processos necessários são transferidas para o armazenamento ou para os veículos de transporte.
Neste post, apresentaremos os sistemas de armazenagem de produtos leves, os cuidados necessários e as melhores opções para o dia a dia de uma operação. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
Quais cuidados são necessários na armazenagem de produtos leves?
Como vimos, as estruturas de apoio logístico dividem-se entre os setores de um depósito, existindo diferenças operacionais na armazenagem de produtos leves e pesados.
Os produtos leves exigem maiores cuidados, pois, normalmente, são mais frágeis e delicados, podendo facilmente sofrer danos se não forem corretamente manuseados e estocados.
Um depósito pode e deve oferecer as diversas formas e equipamentos de armazenagem, considerando sempre as necessidades existentes e buscando a melhor solução para cada setor da logística.
Para isso, é necessário conciliar os espaços disponíveis e a velocidade e fluxo de movimentação das mercadorias.
Todas essas análises contribuem para que a qualidade faça parte do dia a dia da operação.
Quais são os melhores sistemas de armazenagem de produtos leves?
Como vimos, a definição pelos sistemas de armazenagem de produtos leves depende da estratégia, espaço e fluxo de movimentação dos materiais.
Para isso, existem várias opções que podem ser adotadas, aproveitando as vantagens que cada uma oferece, como, por exemplo:
Armazenagem por empilhamento
A armazenagem por empilhamento tem por característica empilhar as mercadorias umas sobre as outras, obedecendo às quantidades recomendadas pelos fabricantes e tomando o cuidado para evitar o esmagamento.
É um esquema de armazenagem barato e de fácil utilização, no entanto, as limitações e cuidados necessários não contribuem para a otimização dos espaços de um depósito, portanto, é apropriado para empresas que possuem grandes áreas para a estocagem dos materiais.
Sistema push back
O sistema push back é bastante utilizado por empresas que possuem o fluxo LIFO de armazenagem, ou seja, o primeiro produto que sai é o primeiro que entra.
Nesse caso, são utilizadas estantes onde as cargas e descargas ocorrem pela mesma extremidade da estrutura.
Essas estruturas possuem carros, trilhos ou roletes que permitem que a força do impulso exercida pelos equipamentos de movimentação façam com que as mercadorias desçam para o fundo da estante.
Estantes de paletes
As estantes de paletes, também conhecidas como porta-paletes, são utilizadas por empresas que necessitam de agilidade nas operações.
Essas estruturas atendem a armazenagem de produtos leves, mas também são excelentes opções para cargas paletizadas de até 2.500 kg.
A sua versatilidade possibilita que a profundidade dessas estantes sejam no formato simples, ou seja, equipamentos que normalmente ficam próximos às paredes.
Também existem os de profundidade dupla, onde um palete é armazenado de frente a outro, cada qual voltado a um lado do corredor.
Sistemas dinâmicos
Os sistemas dinâmicos, também conhecidos como automáticos, são aqueles apropriados para as armazenagens que utilizam o fluxo FIFO, ou seja, o primeiro que entra é o primeiro que sai.
Trabalhando com dois corredores perpendiculares, esse sistema é o ideal para agilizar os processos, pois em um dos lados são realizadas as entradas dos produtos, enquanto que do outro são feitas as retiradas.
Esses sistemas são bastante utilizados para a armazenagem de produtos:
- perecíveis,
- intermediários entre áreas de trabalho,
- temporários.
Estantes drive-in
As estantes drive-in são sistemas de armazenagem de produtos leves, pesados paletizados e em profundidade, indicados para empresas que operam com alto volume de um mesmo item, porém com baixa rotação.
Esse sistema não possui corredores e colabora com um grande aproveitamento dos espaços em um depósito.
Estantes drive-thru
Por fim, chegamos às estantes drive-thru, parecidas com a drive-in, porém, com acessos à fila de armazenagem que podem ser realizados pelos dois lados.
É a melhor opção para mercadorias paletizadas que possuem alta rotação, portanto, agilizam os processos com segurança e alta capacidade de armazenagem.
Conheça as soluções da Fabrimetal
A Fabrimetal é fabricante das principais soluções de armazenamento e movimentação de mercadorias.
Atuando no mercado desde 2001, sua principal característica diz respeito a qualidade dos produtos fabricados e a forma que adota para a realização de seus projetos.
Possuindo uma equipe de especialistas, a Fabrimetal avalia cada projeto de forma personalizada, considerando a estrutura, objetivos, formatos e estratégia que precisa ser desenvolvida para atender com qualidade a logística de seus clientes.
Se a sua empresa procura por sistemas de armazenagem de produtos leves que ofereçam qualidade e sejam desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua organização, acesse nosso site, conheça nossa estrutura e fique a vontade para questionar e saber mais a esse respeito!