Armazenagem de pallets

A armazenagem de pallets é um sistema da logística que permite o armazenamento de cargas consideradas pesadas, com projeto e dimensionamento que levam em consideração o tipo e medidas do pallet a ser estocado, com a carga distribuída sobre eles, havendo ainda a necessidade de se analisar a área, o pé direito disponível no almoxarifado, o tipo de operação ou os equipamentos usados para a sua movimentação, como empilhadeiras e transelevadores, determinando-se ainda as medidas dos corredores e os níveis por módulo, entre outras necessidades.

Armazenagem de pallets convencional

O sistema de armazenagem de pallets convencional é montado de forma estática, sendo esta a mais conhecida e utilizada entre os diversos tipos de armazenagem de pallets. Trata-se de um sistema que apresenta grande praticidade e funcionalidade, quando comparado a outros tipos de armazenamento, trazendo a melhor relação custo-benefício. Os pallets, nesse tipo de armazenagem são colocados e retirados individualmente, com o uso de empilhadeiras que se movimentam pelos corredores.

Armazenagem de pallets dinâmicos

O sistema de armazenagem de pallets dinâmico é um modelo derivado do “drive-thru”, em que os planos de carga estáticos são substituídos, usando-se pistas de roletes com leve inclinação descendente, com sentido da entrada para a saída do almoxarifado. O material armazenado entre pelo lado do carregamento da estrutura porta-pallets, movimentando-se com o uso da própria gravidade para o lado em que for selecionado. O tipo armazenagem de pallets dinâmico ajuda no ganho de tempo nas operações de separação das requisições, colocando-se todas as peças num só esteira de separação.

Armazenagem de pallets flow-rack

Na estrutura de armazenagem de pallets flow-rack, a utilização é feita geralmente para armazenagem manual de caixas plásticas, sempre em conjunto com linhas de transportadores, servindo para produtos que devem ser embalados e expedidos posteriormente. O flow-rack é montado com pistas de rodizio plástico inclinados, com as caixas sendo colocadas em sequência, inseridas de um lado e retiradas no outro, com o sistema FIFO de armazenamento.

Armazenagem de pallets: tipos de pallets

Na armazenagem de pallets, evidentemente, o item mais importante é o próprio pallet, que é montado no formato de uma plataforma com medidas específicas, utilizando para sua confecção, na maior parte das vezes, a madeira como matéria prima. Atualmente, havendo a preocupação com a sustentabilidade para as empresas, muitos pallets já são construídos em metal ou plástico, evitando-se o corte de madeira, mesmo que seja de reflorestamento. O uso de outros materiais faz com que os pallets sejam reutilizáveis, trazendo maior ciclo de vida do pallet para armazenamento.

O sistema de armazenagem de pallets pode ser aplicado para o armazenamento de inúmeros tipos de produtos, facilitando o seu transporte, manuseio e armazenagem, reduzindo o tempo de todas as operações de logística. Para seu bom funcionamento, é necessário que a empresa mantenha uma estrutura física, com equipamento disponíveis para o manuseio dos pallets, como empilhadeiras e transpaleterias, que tanto podem ser manuais como elétricas, encaixando-se os garfos nas aberturas dos pallets, utilizando o sistema para elevação dos mesmos.

A armazenagem de pallets é aplicada em carregamento de cargas, em caminhões ou containers, método que minimiza o tempo e o custo das operações. A armazenagem de pallets pode ser contratada através da terceirização dos serviços, com aluguel de pallets na quantidade e nos modelos exigidos para o armazenamento, o que reduz o custo da logística para as empresas.

O controle e a administração da armazenagem de pallets é feito através de código de barras, onde são inseridas as informações do proprietário, o produto que está sendo carregado, o destino e outras informações necessárias para o transporte.

Entre os modelos de pallets disponíveis, podemos encontrar:

  • Pallets descartáveis, que possuem grande utilização na indústria, com baixo peso e custo menor, fabricados com madeira de pinus e projetados a partir da peça que deverá ser movimentada. O sistema leva o nome de “oneway”, não sendo utilizado o mesmo pallet para qualquer outra movimentação;
  • Pallets comuns, que possuem maior resistência e capacidade de carga, com uma boa relação custo-benefício, fabricados de acordo com as medidas solicitadas pelos clientes e podendo ser usados mais de uma vez;
  • Pallet PBR, um modelo padrão desenvolvido pela Abras e por entidades do Comitê Permanente de Paletização, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP. É um modelo ideal para movimentação e armazenamento de cargas, com padrão de 1 x 1,20m, tornando viável a manutenção de estoques de pallets para venda futura;
  • Pallet plástico no padrão PBR, no mesmo tamanho do pallet PBR, mas construído em plástico de alta durabilidade, oferecendo mais tempo de duração e usando plástico reciclado para sua confecção.
×