Aumentar a capacidade do seu armazém logístico é essencial para empresas que querem se destacar, ao mesmo tempo em que é um dos maiores desafios do setor.
Se o seu plano de negócio prevê mais vendas – e, consequentemente, mais volume de carga –, este crescimento precisa ser acompanhado por recursos à altura.
Caso contrário, os gestores irão se deparar com um cenário nada favorável: atrasos na entrega, queda de produtividade e falta de organização dos espaços disponíveis. Assim, a previsão favorável transforma-se em prejuízo, pois seu armazém não dará conta dos pedidos.
Surge a dúvida: o que fazer? Os gestores precisam pensar em como aumentar a capacidade do armazém logístico para garantir que o espaço esteja apto para receber maior quantidade de carga.
4 dicas para aumentar a capacidade do armazém logístico
De acordo com especialistas, estamos na era do Customer Centric. Ou seja, a satisfação do cliente não deve ser apenas um discurso bonito, pois é fundamental para ter sucesso em um mercado tão competitivo.
Esse conceito pode ser traduzido como “Organização Centrada no Cliente” e tem tudo a ver com armazém logístico.
Esta cultura é focada em gerar fidelização por parte dos consumidores, o que resulta no maior volume de vendas. Porém, é impossível ter esse objetivo em mente se o seu espaço não é capaz de comportar volumes expressivos de carga.
Por isso, separamos 4 dicas de como aumentar a capacidade do armazém logístico para que a sua empresa possa receber mais pedidos e assim aumentar seu lucro no fim do mês:
Verticalize o espaço
Essa dica abrange todas as empresas, mas é válida especialmente para aquelas localizadas em centros cujo custo do metro quadrado é elevado.
Em localizações assim, é preciso pensar em alternativas para alocar mais produtos em menos espaço, pois o contrário significa custos elevados para a empresa.
Nesses casos, a verticalização é uma das principais soluções para o armazém logístico. O uso de prateleiras ou pallets permite estocar diversos produtos em um mesmo espaço, uma vez que o limite deixa de ser a largura e passa ser a altura do centro de distribuição.
Procure por novas soluções de armazenagem
Já que estamos neste assunto, as soluções de armazenagem são cruciais para aumentar a capacidade do seu espaço. Elas podem incluir produtos como: porta pallets, racks metálicos, rodízios para carrinho e estruturas cantilever.
O objetivo é simples: oferecer para a sua empresa novas oportunidades de estocagem de produtos. Por isso, o mais recomendado é procurar por empresas que desenvolvem sistemas inteligentes para armazém logístico e para a movimentação de materiais.
A Fabrimetal é referência neste setor, pois é especializada em criar soluções personalizadas para vários segmentos, elaborando projetos alinhados com a necessidade de cada cliente.
Saiba qual é a curva ABC dos produtos
Você já ouviu falar desse conceito? Ele é pouco conhecido, porém traz grandes benefícios para o armazém logístico. Ele classifica o estoque com base no faturamento, lucratividade e giro dos produtos, que são divididos em três grupos:
- Classe A: produtos que geram mais lucro e têm presença satisfatória no faturamento da companhia. Porém são mais seletos, o que faz com que seu giro seja médio. Devem corresponder a 30% do estoque;
- Classe B: produtos cuja margem de lucro não é tão expressiva assim, mas vendem bem. Logo, são responsável pelo maior volume do faturamento e devem compor de 50 a 60% do total de estoque;
- Classe C: produtos pouco vendidos, com taxa de lucro baixa e que não impactam tanto assim no faturamento. Devem compor até 15% do estoque, pois servem apenas para atender eventuais pedidos.
Usar a curva ABC dentro do armazém logístico permite que os gestores tenham uma noção clara de quais são os materiais obsoletos e quais são muito importantes para a empresa. Isso evita prejuízos e equilibra o estoque de acordo com as demandas.
Mapeie os processos
Para saber como o seu armazém logístico pode ganhar mais capacidade, é preciso mapear todas as etapas do processo. Só assim o gestor consegue visualizar com clareza quais são as oportunidades de melhoria dentro do fluxo.
Entre as informações obtidas neste mapeamento, é possível observar quais são as tarefas que devem ser eliminadas – ou seja, aquelas que não agregam valor ao resultado final e apenas ocupam o tempo dos seus colaboradores. Também é possível identificar pontos que, a curto e médio prazo, aumentam a produtividade ou utilizam menos recursos.
Como vimos anteriormente, aumentar a capacidade do armazém logístico impacta em diversos setores da empresa, inclusive nos gastos. Essa é uma das principais preocupações dos gestores, que estão constantemente procurando como fazer mais com menos.
Pensando nisso, separamos dicas de como evitar custos muito altos na indústria. Clique aqui para saber como sistemas de controle de qualidade e indicadores de desempenho podem refletir a saúde financeira da sua empresa.